Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 23 DE JULHO – HÁ 14 ANOS MORREU CARLOS PAREDES, O MESTRE DA GUITARRA PORTUGUESA

Escrito por em Julho 23, 2018

EFEMÉRIDES

23 de julho

1828 — O norte-americano William Burt registou a patente do “tipógrafo”, a primeira máquina de escrever.

1888 — “A Internacional” foi cantada pela primeira vez em público, numa reunião de vendedores de jornais na cidade francesa de Lille.

1903 – A Ford Motor Company vendeu o primeiro veículo.

1944 – Nasceu a pianista portuguesa Maria João Pires.

1945 – O marechal Henri Pétain foi julgado por traição, pela colaboração com as forças nazis, durante a ocupação da França, na II Guerra Mundial.

1951 – Foi fundada, em Lisboa, a Liga dos Cegos de João de Deus.

1952 — Entrou em vigor o Tratado fundador da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que esteve na origem da actual União Europeia.

1958 – A Rainha Isabel nomeou quatro mulheres Pares do reino. Foram as primeiras, na história inglesa, na Câmara dos Lordes.

1976 – Tomou posse o I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares.

1978 – Américo Thomaz, último presidente da República na ditadura do Estado Novo, regressou a Portugal depois de quatro anos no Rio de Janeiro.

2004 — Morreu Carlos Paredes, aos 79 anos, o mestre da guitarra portuguesa, compositor de “Verdes Anos”, “Movimento Perpétuo” e “Dança”.

2007 – Foi apresentada a “escola do futuro”, integrada no Plano Tecnológico da Educação.

– Foi oficialmente constituído o Fundo de Investimento para o Cinema e o Audiovisual.

– Clara Sarmento e Santos e Maria Susana de Noronha venceram a quinta edição do Prémio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra para jovens cientistas sociais de língua oficial portuguesa.

– A presidência portuguesa da União Europeia lançou, em Bruxelas, a conferência intergovernamental que iria redigir o novo Tratado europeu.

– O piloto Ricardo Teodósio foi condenado por homicídio negligente simples, na sequência de um acidente no final do SATA Rali Açores, em julho de 2005, tendo de pagar uma indemnização de cerca 41 mil euros à família da única vítima mortal.

2010 – Morreu, aos 74 anos, o socialista Ladislau Teles Bota, primeiro presidente da Câmara de Santarém eleito a seguir ao 25 de Abril e sucessivamente reeleito até abandonar o cargo em 1992.

2013 – Foi publicado o Eurobarómetro da Primavera 2013, que concluía serem 88% os portugueses que não confiavam no governo de Passos Coelho.

2014 – Os Estados membros aprovaram a adesão ao euro pela Lituânia, que entraria em vigor no primeiro dia do ano seguinte.

2015 – Pedro Proença candidatou-se à Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

2016 – O Governo Regional da Madeira atribuiu o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da ilha.

2017 – Portugal, estreante na competição venceu o primeiro jogo de sempre numa fase final de uma competição sénior de futebol feminino, ao vencer a Escócia, por 2-1, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Europeu, disputado em Roterdão, Holanda. Marcaram pelas portuguesas Carolina Mendes e Ana Leite.

====================.

Este é o ducentésimo quarto dia do ano. Faltam 161 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O mundo é, realmente, um bom lugar pelo qual vale a pena lutar”. Ernest Hemingway (1898-1961), escritor norte-americano.

 

Marcado como