Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 23 DE JANEIRO – ASSINALA-SE O CENTENÁRIO DA BEATIFICAÇÃO DE D.NUNO ÁLVARES PEREIRA

Written by on Janeiro 23, 2018

EFEMÉRIDES

23 de janeiro

1777 – O Marquês de Pombal mandou incendiar a Trafaria. Sendo a Trafaria local de refúgio de muitos refratários às fileiras militares, o Marquês de Pombal mandou incendiar o “abarracamento” com o propósito de capturar todos aqueles que conseguissem capturar a fim de aumentar o contingente, episódio que ficou tristemente célebre. O executor da terrível sentença foi Pina Manique que tinha por missão fazer ingressar nas fileiras militares todos aqueles que apanhassem.

1852 – Foi apresentada a proposta de reforma da Carta Constitucional, na Câmara dos Deputados.

1905 – Morreu Rafael Bordalo Pinheiro. Foi pintor, caricaturista, escultor, fundador e diretor dos jornais Mappa de Portugal, Os Pontos nos iis e António Maria.Foi também o criador da figura do Zé Povinho.

1915 – Foi aprovado o Tratado de Comércio e Navegação entre Portugal e o Reino Unido.

1918 – Foi beatificado Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável.

1949 – Realizou-se o comício da Fonte da Moura, uma grande manifestação de apoio à candidatura do general Norton de Matos à Presidência, pela Oposição Democrática.

1963 – Na Guiné, começava a luta armada pela independência do país.

1968 – No encerramento do debate na Assembleia da República sobre o projeto de lei do serviço militar, o deputado secretário da Comissão de Defesa Nacional, tenente-coronel Sousa Menezes, propôs que passasse a ser feita a reinspeção de indivíduos até aos 45 anos de idade que tenham sido dados como inaptos para o serviço militar, a fim de que as Forças Armadas suprirem a falta de militares de determinadas especialidades. O deputado, citou, como exemplo, a carência de médicos.

1971 – Francisco Sá Carneiro, deputado da Ala Liberal portuguesa, pediu esclarecimentos ao Governo sobre a situação dos presos políticos. Foi uma interpelação que não obteve resposta.

– O General Kaúlza de Arriaga, à altura governador militar de Moçambique emitiu o despacho de criação dos Grupos Especiais, uma força de assalto que passaria a atuar em parceria com a PIDE.

1973 – Miller Guerra, deputado da Ala Liberal, interpelou o Governo sobre a prisão dos que tinham reunido na Capela do Rato, em Lisboa, para uma vigília pela Paz e também pela condenação da politica colonial portuguesa.

1987 – Alexandre Yokochi conquistou a medalha de ouro 200 metros bruços no “meeting” internacional de Estrasburgo.

1998 – Surgiu o Banco BPI, que resultou da fusão dos bancos Fonsecas & Burnay, Borges & Irmão e Fomento Exterior.

2003 – O Governo português fundiu numa entidade única os Bombeiros e a Proteção Civil.

2013 – A Comissão Europeia aplicou coimas à Portugal Telecom e à Telefónica por terem acordado não concorrer entre si nos mercados ibéricos das telecomunicações.

2014 – Um raro diamante azul foi descoberto numa mina na África do Sul. A pedra, de 29,6 quilates, foi encontrada a 40 quilômetros ao nordeste de Pretória, capital executiva do país.

2015 – O rei Abdullah da Arábia Saudita morreu aos 90 anos, com uma pneumonia. Foi nomeado para lhe suceder o príncipe herdeiro Salman.

2016 – Foi descoberto o chamado M74207281, o novo maior número primo conhecido. Tem 22 milhões de dígitos e o anuncio foi feito pelo investigador Curtis Cooper, voluntário de um grupo de estudos de números primos chamado GIMPS – Great Internet Mersenne Prime Search.

2017 – Uma decisão do Tribunal da Relação de Évora causou polémica por ter absolvido um homem que tinha sido condenado por violência doméstica, considerando que actos como agarrar pelo pescoço e empurrar não configuram este tipo de crime.

…………………

Este é o vigésimo terceiro dia do ano. Faltam 343 dias para o termo de 2018

Pensamento do dia: “O definitivo sinal de liberdade é o facto de o medo deixar espaço ao gozo tranquilo da independência.” Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.

Tagged as