Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 23 DE AGOSTO – RUDOLFO VALENTINO MORREU HÁ 92 ANOS

Escrito por em Agosto 23, 2018

EFEMÉRIDES

23 de agosto

Dia Internacional para a Memória do Tráfico de Escravos e sua Abolição, Dia Europeu em Memória das Vitimas do Estalinismo e do Nazismo.

1775 – Jorge II de Inglaterra, reconheceu a existência da rebelião nas colónias americanas, que conduziria, um ano depois, à Independência dos Estados Unidos.

1791 – A Coroa Portuguesa criou a Aula Régia de Desenho de Figuras e Arquitetura Civil.

1889 – Com a tecnologia do italiano Marconi, foi feita a primeira transmissão sem fios de uma mensagem, entre um navio e um porto de mar, em pleno Oceano Atlântico.

1926 – Morreu, com apenas 31 anos de idade, o ator Rudolfo Valentino. Foi uma das estrelas cinematográficas mais populares nos anos 20 do século passado. De origem italiana emigrou para os Estados Unidos em 1913, onde trabalhou inicialmente como jardineiro e lavador de pratos, até que a sua fotogenia e habilidade como dançarino foram aproveitadas para o cinema da época, transformando-o no protótipo do amante latino. Diz a lenda que, várias mulheres se suicidaram, desesperadas pela sua morte prematura.

1927 – Os militantes anarquistas Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti foram executados nos Estados Unidos, acusados de homicídio. Só meio século depois, a justiça norte-americana reconheceria o erro e decretaria a inocência de ambos.

1939 – Foi assinado o pacto germano-soviético de não agressão, entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Estaline.

1962 – Realizou-se a primeira ligação via satélite em direto. Foi a partir de uma emissão de televisão entre os Estados Unidos e a Europa.

1966 – A nave lunar Orbiter tirou a primeira fotografia da Terra a partir do espaço.

1989 – Morreu o escritor João Palma Ferreira, aos 57 anos. Foi também tradutor , presidente da RTP, do Instituto Português do Património Cultural e diretor da Biblioteca Nacional.

2002 – O juiz da Audiência Nacional de Espanha, Baltazar Garzón, determinou a suspensão das atividades do Batasuna, considerado o “braço politico” da ETA.

– Foi encontrada em Londres, dentro de um saco de plástico, a obra de Ticiano “ Descanso Durante a Fuga para o Egito”, que tinha sido roubada sete anos antes.

2011 – A Greenpeace revelou que foram encontrados produtos tóxicos, suspetíveis de afetar os órgãos reprodutivos dos seres vivos, em catorze grandes marcas de vestuário.

2012 – O Governo de Passos Coelho aprovou um diploma que passou a obrigar os beneficiários do Rendimento Social de Inserção a trabalhar graciosamente 15 horas por semana, em instituições de solidariedade ou autarquias, sob pena de perderem o benefício social.

2014 – A Islândia ficava em alerta vermelho com a erupção do maior vulcão do país, o Bardabunga, que acordou sob o gelo.

2015 – A nova versão do filme “O Pátio das Cantigas” tornou-se no filme português mais visto desde sempre.

2016 – O Governo venezuelano afastou os funcionários públicos que assinaram a petição a pedir um referêndo.

2017 – Acabou-se o “talaq” na Índia. O Supremo Tribunal indiano considerou inconstitucional a pática muçulmana pela qual um marido podia pôr fim ao seu casamento de forma unilateral e instantânea repetindo a palavra três vezes.

……………………..

Este é o ducentésimo trigésimo quarto dia do ano. Faltam 130 dias para o final de 2017.

Pensamento do dia: “Guarda que comer. Não guardes que fazer” de autor desconhecido. (provérbio popular português)

                                                                            Rudolfo Valentino

Marcado como