Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 22 DE SETEMBRO – DIA EUROPEU SEM CARROS

Escrito por em Setembro 22, 2018

EFEMÉRIDES

22 de setembro

Dia Europeu Sem Carros

Feriado Municipal em Sardoal, onde se assinala a data de elevação a vila.

1792 – Foi proclamada a primeira República Francesa.

1868 – Nasceu o médico Luís Agote, que viria a determinar o método para evitar a coagulação do sangue nas transfusões.

1942 – Foi publicado o primeiro número do vespertino Diário Popular. A publicação foi responsável pelo refrescamento da abordagem jornalística na reportagem dos grandes acontecimentos portugueses. No final dos anos 80, o Governo liderado por Aníbal Cavaco Silva iniciou a privatização dos jornais detidos directa ou indirectamente pelo Estado, e assim, o título e o parque gráfico do Diário Popular foram alienados pelo Estado, em separado. O jornal foi vendido ao grupo PEI, Projectos, Estudos, Informação, fundado por Pedro Santana Lopes e Rui Gomes da Silva, que detinha à época a revista Sábado, o jornal O Liberal, o jornal Record, também adquirido ao Estado e a Rádio Geste. A 28 de setembro de 1991, o Diário Popular cessa a sua publicação

1976 – Portugal foi admitido no Conselho da Europa.

1981 – Realizou-se a viagem inaugural do comboio TGV (Train à Grand Vitesse), entre Paris e Lyon.

1985 – Eclodiu um motim na prisão de Alcoentre, que foi dominado ao fim de algumas horas.

1992 – O padre Feytor Pinto foi nomeado alto comissário para o Combate à Toxicodependência.

2000 – Assinalou-se o primeiro dia Europeu Sem Carros. Em Portugal aderiram os concelhos de Aveiro, Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Porto e Sintra.

2001 – Morre Gustavo Soromenho, aos 93 anos. Foi dirigente histórico socialista.

2003 – Entrou em vigor a nova Lei da Adoção.

– Na reunião da OCDE, em Lisboa, discutiu-se o “Governo eletrónico”.

2006 – O Governo espanhol decidiu atribuir o Colar da Ordem de Isabel a Católica ao presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, e a Grã Cruz da mesma ordem aos ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, ao ministro da Economia, Manuel Pinho, e ao ministro da Ciência, Mariano Gago.

2009 –  Morreu Luís Sangareau, músico português, um dos primeiros bateristas de jazz no país, 85 anos.

2011 — Morreu Aristides Pereira primeiro presidente de Cabo Verde, aos 87 anos, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

2012 – Cinco pessoas foram detidas durante os protestos junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde estava reunido o Conselho de Estado para analisar o momento político.

2014 – Leonardo DiCaprio tornou-se Mensageiro para a Paz, das Nações Unidas.

2015 – O milionário Patrick Diahi, que preside à Altice, a dona da PT afirmou, em entrevista, que não gosta de pagar salários e quando o tem de fazer paga o mínimo possível.

2016 – Um funcionário da alfândega do aeroporto de Lisboa morreu, após ter sido encontrado inanimado no local de trabalho. O socorro demorou a chegar. A ambulância do INEM ficou retida para pagar o estacionamento.

2017 – A mãe da criança de dois anos que foi colhida por um comboio Intercidades, no apeadeiro de Sobral da Serra, na Guarda, foi detida sob suspeita do crime de exposição ou abandono, agravado pelo resultado da morte.

===============.

Este é o ducentésimo sexagésimo quinto dia do ano. Faltam 100 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Não se luta apenas na esperança da vitória. É muito mais belo quando é inútil.” Edmond Ronstand (1868-1918), escritor francês.

Marcado como