Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Escrito por em Março 22, 2019

EFEMÉRIDES

22 de março

Dia Mundial da Água

1312 – Foi extinta a Ordem dos Templários

1875 – Foi fundado o banco Lisboa e Açores, que foi o antecessor do banco Totta & Açores, que posteriormente foi adquirido pelo banco espanhol Santander.

1895 – Os irmãos Auguste e Louis Lumiére fizeram em Paris a primeira demonstração pública do cinematógrafo.

1892 – Terminou a publicação do jornal “Revolução de Setembro”, 51 anos após o seu lançamento.

1943 – Entrou em funcionamento a Unidade IV, a primeira das duas mais recentes e maiores câmaras de gás do campo de extermínio em Auschwitz, na Polónia.

1972 – Foi aprovada pelo Senado americano a Emenda que assegurou a igualdade de direitos da Mulher.

1973 – O Instituto Goethe atribuiu a medalha de ouro ao professor Paulo Quintela, da Universidade de Coimbra, especialista em cultura germânica.

1974 – Realizou-se uma reunião da Comissão Coordenadora do MFA, onde Melo Antunes apresentou a primeira versão do programa político. Vitor Alves ficou de coordenar a versão final.

1985 – O Parlamento português aprovou por unanimidade a lei que passou a enquadrar a objeção de consciência.

1990 – João Amaral substituiu José Saramago, na presidência da Assembleia Municipal de Lisboa.

2003 – Vários milhões de pessoas manifestaram-se nas principais cidades do Mundo contra a guerra no Iraque. Sé em Londres foram dois milhões e em Lisboa 35 mil pessoas.

2005 – A escritora Agustina Bessa Luis foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem Gabriela de Mistral do Chile.

2008 – Organizações Não Governamentais do Ambiente alertaram, no Dia Mundial da Água, o presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, para o impacto da construção de doze novas barragens na quantidade e qualidade dos sistemas aquáticos.

– A falta de água potável, o saneamento básico desadequado e as condições precárias de higiene provocavam a morte de uma criança a cada 15 segundos. A denúncia partiu de várias organizações não governamentais no Dia Mundial da Água.

– O Vitória de Setúbal conquistou a primeira edição da Taça da Liga de futebol, ao vencer o Sporting por 3-2, no desempate por penalties, no jogo da final. A partida realizou-se no Estádio do Algarve, em Faro.

2011 – Michel Platini foi reeleito, por unanimidade, para um segundo mandato de quatro anos como presidente da UEFA, durante o Congresso do organismo que tutela o futebol europeu e que se realizou em Paris.

2013 – Durante uma greve convocada pela CGTP, manifestantes envolveram-se em confrontos com a PSP, no Largo do Chiado, em Lisboa. A policia carregou sobre os manifestantes e agrediu vários transeuntes e jornalistas.

2015 – O britânico e campeão olímpico e mundial dos 5.000 e 10.000 metros Mo Farah venceu a 25ª edição da Maratona de Lisboa e estabeleceu novo record europeu para a distancia, percorrendo os 21 quilómetros em 59 minutos e 32 segundos.

2016 – A capital belga foi alvo de várias explosões, entre outros locais, no aeroporto e no metro da cidade. O nível de alerta terrorista foi elevado para o máximo.

2017 – Cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na sequência de um atentado junto ao Parlamento britânico, em Londres.

2018 – Foi libertado um homem que passou 22 anos preso nos EUA, acusado de um duplo homicídio que não cometeu, depois das acusações terem sido serem retiradas, face a novos testemunhos sobre o caso.

…………………………………….

Este é o octogésimo primeiro dia do ano. Faltam 284 dias para o final de 2019.

Pensamento do dia: “Princípios gerais e grande arrogância, estão sempre a caminho de preparar enormes desgraças” JW Goethe (1749-1832), escritor alemão.

 

 

Marcado como