Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 22 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA TERRA

Escrito por em Abril 22, 2018

EFEMÉRIDES

22 de abril

Dia Mundial da Terra e Dia Nacional do Património Geológico.

1500 – Data oficial da descoberta do Brasil pela armada de Pedro Álvares Cabral.

1529 – Portugal e a Espanha assinaram o Tratado de Saragoça, que passou a definir os interesses dos dois países no Pacífico.

1821 — D. João VI delegou a regência do Brasil no filho D. Pedro.

1868 — Nasceu na Ilha de São Tomé o compositor, pianista, pedagogo e musicógrofo  José Vianna da Motta. Entre as muitas obras que produziu, destacamos a sinfonia “A Pátria” e as obras para piano intituladas “Rapsódias Portuguesas”. Tem rua com o seu nome no Bairro Olaio, em Odivelas.

1915 – Na 1ª Grande Guerra, tropas alemãs usam gás letal, pela primeira vez.

1955 – Realizou-se uma greve dos trabalhadores da CUF contra a intensificação do horário e degradação das condições de trabalho.

1983 – Um repórter da revista alemã federal Stern afirmou ter descoberto o diário de Hitler, no entanto surgiram dúvidas sobre a autenticidade do documento.

1988 – Morreu o historiador e investigador  António Carreira, 83 anos.

1992 – Rebentaram em cadeia as condutas de gás de cidade mexicana de Guadalajara. Em consequência morreram 200 pessoas.

1994 – Morreu o antigo presidente dos EUA Richard Nixon, aos 81 anos.

1999 – Morreu Filipe Themudo Barata, aos 79 anos. Foi governador de Timor.

2002 — Morre Linda Lovelace, com 53 anos, pseudónimo de Linda Boreman, protagonista do filme  “Garganta Funda”.

2004 – O futebolista francês Zinedine Zidane foi eleito o melhor jogador europeu dos últimos 50 anos. Eusébio ficou na 10ª posição.

2006 – O Público noticiou que o Ministério Público apresentou ao Banco de Portugal provas de existência de irregularidades na utilização de paraísos fiscais por quatro bancos e duas sociedades financeiras.

– O FC Porto conquistou o 21º título de campeão nacional de futebol, ao vencer o Penafiel, 1-0, na 32ª e antepenúltima jornada da Liga.

2007 – Entrou em vigor a nova Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.

– O filme “Transe”, de Teresa Villaverde, que aborda a questão do tráfico de mulheres na Europa, foi distinguido com dois prémios no Festival de Cinema europeu de Lecce, em Itália — prémio especial do júri e de melhor fotografia.

– Morre Jorge Gama, 60 anos, presidente da Assembleia Municipal de Valença, antigo deputado do PS.

2008 – O fundador do primeiro movimento marxista-leninista português, Francisco Martins Rodrigues, morreu em Lisboa, com 81 anos

2010 – Carlos Costa foi nomeado para substituir Vítor Constâncio no cargo de governador do Banco de Portugal.

2013 – As regras mais apertadas de acesso e de cálculo do subsídio de desemprego implementadas por Mota Soares, reduziram o valor médio pago, que passou a ser o mais baixo desde novembro de 2010.

2014 – O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, afirmou que os capitães de Abril recusavam ser a “cereja no topo do bolo” nas comemorações no parlamento, que assinalavam o cinquentenário da Revolução, estando presentes sem usar da palavra.

2015 – Rita Azeredo, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, conseguiu o primeiro prémio dos “AllTech Young Scientists Awards”, que distinguem as melhores descobertas científicas entre estudantes graduados e estudantes não graduados.

2016 – Um português foi morto à machadada no município de Cacuaco, em Angola, depois de um grupo de assaltantes ter invadido o apartamento onde vivia.

2017 – Um homem de 41 anos, de nacionalidade italiana, morreu na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, onde se registaram confrontos entre adeptos do Benfica e do Sporting.

=================.

Este é o centésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 253 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Uma coisa interessante na vida é que se nos recusarmos a aceitar nada que não seja o melhor, na maior parte dos casos conseguimos mesmo tal objectivo”. Somerset Maugham (1874-1966), escritor britânico.

Marcado como