Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 22 DE JUNHO – HOJE É DIA MUNDIAL DO CAROCHA

Escrito por em Junho 22, 2018

EFEMÉRIDES

22 de junho

Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível, Dia Mundial do Carocha.

Feriado Municipal em Vila Pouca de Aguiar.

1660 – Morreu o embaixador Francisco de Sousa Coutinho, que foi o primeiro diplomata português de carreira.

1888 – O corpo de Alexandre Herculano, escritor, historiador, político, último presidente do Município de Belém, do qual Odivelas chegou a fazer parte, foi trasladado para o Mosteiro dos Jerónimos

1926 – A ditadura militar portuguesa, saída do Golpe de 28 de maio, instituiu a censura prévia à Imprensa, que haveria de se manter até 24 de Abril de 1974.

1940 – A França do marechal Pétain rendeu-se às forças nazis de Adolf Hilter.

1961 – A Secretaria de Estado de Aeronáutica foi criada no Governo da ditadura e entregue a Kaúlza de Arriaga.

1963 – Era inaugurada a Ponte da Arrábida, no Porto.

1984 – Morreu Joaquim Baptista Pereira, aos 63 anos. Foi o nadador português que atravessou o Canal da Mancha.

1987 – Morreu o ator e bailarino norte-americano Fred Astaire, 88 anos.

1988 – Portugal, Moçambique e a África do Sul assinaram o acordo sobre a barragem de Cahora Bassa.

1999 – O Vaticano permitiu a beatificação dos pastores de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, recentemente santificados pelo Papa Francisco.

2002 – A polícia espanhola impediu a entrada no país de militantes do Bloco de Esquerda que iam manifestar-se na Cimeira Europeia de Sevilha

2005 – O neurologista português António Damásio foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias.

2007 – A Casa da Música, no Porto, recebeu, em Londres, o Prémio Europeu do Instituto Real Britânico de Arquitetos.

2008 – A passagem do tufão Fengshen pelas Filipinas, que causou também o naufrágio de um ferry com 750 pessoas a bordo, provoca centenas de mortos.

2012 – Alemanha, França, Itália e Espanha acordaram afetar 120 a 130 mil milhões de euros a medidas de estímulo ao crescimento económico, no final de uma minicimeira em Roma.

2013 – A Universidade de Coimbra foi classificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Património Mundial da Humanidade.

– O remador olímpico Pedro Fraga venceu a prova de skiff (LM1x) da Taça do Mundo II, em Eton Dorney, em Inglaterra, alcançando a sua primeira vitória num evento deste nível.

2014 – O ciclista Rui Costa, com as cores da Lampre venceu pela terceira vez consecutiva a Volta à Suíça, depois de ganhar a nona e última etapa, que ligou Martigny a Saas-Fee, na distância de 156,5 quilómetros.

– O ciclista Tiago Machado, da NetApp-Endura, ganhou a Volta à Eslovénia em bicicleta, concluindo a prova com 23 segundos de vantagem sobre o russo Ilnur Zakarin

– Comissão Nacional do PS reunida em Ermesinde indeferiu a proposta dos apoiantes de António Costa para a realização de eleições diretas e congresso extraordinário.

2015 – O Parlamento acordou com uma faixa com a inscrição “Vendido” na varanda, numa iniciativa de protesto pela vaga de privatizações do governo de Pedro Passos Coelho.

2017 – Morreu, aos 67 anos, vitima de paragem cardiorrespiratória o economista Miguel Beleza. Economista licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Económicas da Universidade Técnica de Lisboa, foi ministro das Finanças do XI Governo Constitucional liderado por Cavaco Silva, que abandonou por divergências pontuais com o, então, primeiro-ministro. Enquanto esteve à frente da pasta das Finanças, Miguel Beleza impulsionou a criação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e colaborou no processo de adesão de Portugal à União Económica e Monetária.

==============.

Este é o centésimo septuagésimo terceiro dia do ano. Faltam 192 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A história ensina-nos que nada aprendemos dela”. George Bernard Shaw (1856-1950), escritor irlandês.

                                                    Herbie, o mais famoso de entre os carochas

Marcado como