EFEMÉRIDES: 22 DE JANEIRO – HÁ 100 ANOS ERA CONSTITUÍDO O SINÉDRIO
Escrito por ARCO em Janeiro 22, 2018
EFEMÉRIDES
22 de janeiro
Feriado Municipal em São Vicente e em Vila do Bispo, onde se homenageia o padroeiro destes municípios, São Vicente.
1500 – D. Manuel I determinou que se deixasse de pagar moradia aos moços fidalgos, enquanto estes não tivessem dado provas do domínio da língua, com certidão do mestre de gramática.
1581 – Foi derrotada, nos Açores, a esquadra espanhola comandada por Pedro Valdez, enviado por Filipe II.
1808 – No decurso das invasões francesas, a casa real portuguesa chegou ao Brasil e as forças de Napoleão instalaram-se em Lisboa.
1818 – O Sinédrio foi constituído no Porto, por Manuel Fernandes Tomás, José Ferreira Borges, José da Silva Carvalho e João Ferreira Viana. Era uma associação secreta, com o objetivo de preparar uma revolução. O seu nome deriva de uma Organização homónima – o Supremo Tribunal judaico e embora não fosse uma organização de caráter maçônico, vários dos seus membros eram maçons. A sua criação dá-se após a Revolução falhada que se tentara em Lisboa pelo General Gomes Freire de Andrade, que visava o fim do domínio inglês sobre Portugal através da instauração de uma Monarquia Constitucional. A criação do Sinédrio é um dos sinais que antecederam a implantação do liberalismo em Portugal. Após a revolução liberal, que ocorreu na cidade do Porto em 1820, a associação extinguiu-se, tendo alguns dos seus membros participado na Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, que iniciou o período do liberalismo em Portugal.
1887 – Morreu António Maria Fontes Pereira de Melo, conselheiro do Rei, chefe do Partido Regenerador, primeiro titular das Obras Públicas.
1945 – Dias Antunes, coronel da força aérea portuguesa deportado em Timor, morreu na ilha de Atauro. Em 1978 viria a ser reintegrado, a título póstumo.
1961 – O capitão Henrique Galvão desviou o paquete Santa Maria, para o Brasil, com o objectivo de chamar a atenção da comunidade internacional para a ausência de liberdades fundamentais em Portugal.
1975 – Realizou-se o primeiro Congresso do CDS. O partido era então liderado por Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa era o secretário-geral. Reunidos no Palácio de Cristal, no Porto, hoje Pavilhão Rosa Mota, os centristas foram cercados por manifestantes da extrema-esquerda. Foi um dos episódios mais marcantes na história do partido e os trabalhos foram interrompidos a meio da tarde. Chegou a haver tiros no meio das muitas ameaças e as coisas podiam ter acabado mal, não fora a intervenção das Forças Armadas para proteção dos convidados estrangeiros.
1976 – O jornal República foi devolvido à direcção de Raul Rego.
2004 – Dulce Pontes recebe o Prémio Amigo 2003 de Melhor Intérprete Latina da Associação Fonográfica Espanhola.
2007 – Portugal e Argélia assinaram o acordo de cooperação no sector energético, no encerramento da I Cimeira entre os dois países.
– O presidente do Gil Vicente, António Fiúza, foi punido com cinco meses de suspensão e uma multa de 4.000 euros pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que decidiu arquivar o processo disciplinar instaurado ao clube. Dez anos depois, a mesma entidade decidiu dar razão ao clube e reintegrá-lo na 1ª Liga.
– O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou processos disciplinares a 11 árbitros por indícios de corrupção.
2008 – A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma permuta de terrenos com o Metropolitano e a cedência de um direito de superfície ao Sporting Clube de Portugal para construção de 29 mil metros quadrados, colocando um ponto final a uma “saga de 25 anos”.
– Catorze países ratificaram em Madrid um protocolo de gestão costeira, no âmbito do Convénio de Barcelona, que obriga a proteger os primeiros 100 metros dos 46 mil quilómetros da costa do Mediterrâneo
– O escritor portuense Mário Cláudio é galardoado pela Universidade de Évora com o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2008
2013 – Os desempregados em Portugal começam a sentir o valor da redução no subsídio de desemprego, em virtude do corte de 6% na prestação decretado no Orçamento do Estado para este ano
2015 – O grupo extremista Estado Islâmico publicou um código penal onde estão listados crimes puníveis com amputação, apedrejamento e crucificação, bem como o compromisso solene de o fazer cumprir nas zonas geográficas sob o seu controlo.
2017 – O Museu Soares dos Reis, no Porto, foi o palco para dezenas de militantes do PCP protestarem contra o incumprimento da aplicação da lei que prevê a gratuitidade das visitas aos museus aos domingos e feriados de manhã.
=====================.
Este é o vigésimo segundo dia do ano. Faltam 343 dias para o termo de 20018.
Pensamento do dia: “O grande sim é o sim à morte”. E. M. Cioran (1911-95), escritor francês de origem romena.