Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 22 DE FEVEREIRO – DIA EUROPEU DA VÍTIMA DE CRIME

Written by on Fevereiro 22, 2018

EFEMÉRIDES

22 de fevereiro

Dia Europeu da Vitima do Crime

1832 – D. Pedro abdicou do trono do Brasil para se dedicar à causa liberal portuguesa.

1906 – Foi publicado o manifesto contra a apreensão de jornais, subscrito por França Borges. Em causa estavam “O Mundo”, “O Dia”, a “Vanguarda”, o” Diário de Notícias”, e “A Época”.

1912 – O contrato para introdução da telegrafia sem fios, em Portugal, foi assinado entre o Governo e a Marconi.

1933 – O texto da futura Constituição de 1933, que consagrava a ditadura do Estado Novo, foi publicado no Diário do Governo. A proposta foi sujeita a plebiscito a 19 de março e a abstenção foi contada como voto de apoio.

1974 – Foi posto à venda o livro “Portugal e o Futuro”, de António de Spínola, vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, antigo governador-geral da Guiné.

1975 – O MFA reforçou os poderes chamando a si o direito de veto sobre decisões políticas fundamentais.

1985 – Morreu Marques Vidal, aos 62 anos. Foi um profissional de referência na rádio portuguesa. Voz do Clube Radiofónico de Portugal, nos Emissores Associados de Lisboa, realizou programas como “A Grande Avenida”, “Quatro Igual a Um” e “Lisboa 74”, veio após a nacionalização da maioria das rádios a integrar a Radiodifusão Portuguesa, onde no programa 3 realizou o “Convite”.

1999 – 40 mil agricultores europeus bloqueiaram Bruxelas num protesto à proposta de reforma da Política Agrícola Comum da UE.

– Morreu Correia da Fonseca, aos 77 anos. Foi o promotor do Totobola, em Portugal.

2000 — A Associação Portuguesa de Escritores atribuiu o Prémio Vida Literária a Eugénio de Andrade.

– Foi apresentada a proposta de Lei Eleitoral para a Presidência da República que concedeu direito do voto aos emigrantes.

2002 – Jonas Savimbi, líder da UNITA, foi morto em Angola por tropas governamentais.

2003 – Meio milhão de pessoas manifestaram-se em Madrid contra a atitude das autoridades, após o afundamento do petroleiro Prestige, ao largo da Galiza.

2006 – Um aluno das Oficinas de São José, no Porto, confessou o homicídio de um sem-abrigo, por um grupo de jovens da escola.

– Morre Júlio Graça, aos 82 anos, escritor, autor de “Um Palmo de Terra” e “Histórias de Prisão”.

2008 – A Greenpeace lançou um escritório virtual em Portugal, com um site na Internet em português e uma equipa dedicada ao território nacional que preparou uma campanha sobre o pescado vendido nos supermercados portugueses

2012 – O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, anunciou que entre 17 a 20 mil pessoas iriam deixar a função pública durante o ano, o que corresponderia a uma redução de 3,2 por cento nos trabalhadores do Estado

2013 -Bombas de gasolina impedidas de vender álcool de madrugada, pais notificados sempre que a polícia apanhar os filhos alcoolizados na rua e coimas até 30 mil euros para quem vender bebidas espirituosas a menores de 18 anos foram as principais mudanças da lei do álcool ontem aprovada em conselho de ministros

2014 – O deputado do Partido Socialista, João Soares escreveu uma carta ao primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, pedindo-lhe que, quando assumisse a presidência rotativa da CPLP, “recuse firmemente a entrada da Guiné Equatorial” nesta organização que junta ao países de língua oficial portuguesa.

2015 – A comédia “Saving Christmas”, protagonizada por Kirk Cameron, dominou a 35.ª edição dos prémios Razzie, os “anti-Óscares”, que distinguem os piores do ano.

2017 – A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica instaurou 16 processos de contraordenação a fornecedores de refeições em hospitais e unidades de saúde por vários incumprimentos,

=================.

Este é o quinquagésimo terceiro dia do ano. Faltam 312 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A liberdade é o derradeiro significado”, Stefan Zweig (1881-1942), escritor austríaco.

Tagged as