Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 22 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA TERRA

Escrito por em Abril 22, 2019

EFEMÉRIDES

22 de abril

Dia Mundial da Terra, Dia Nacional do Património Geológico

Feriado Municipal em Ílhavo, Mora, Cuba, Castelo de Vide, Portel, Ponte de Sõr, Crato, Caminha, Campo Maior, Ponta Delgada, Borba, Redondo, Constança, Sousel, Freixo de Espada a Cinta, Nisa, Penamacor e Mação.

1500 – Data oficial da descoberta do Brasil pela Armada de Pedro Álvares Cabral.

1529 – Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Saragoça, que passou a definir os interesses dos dois países no Pacífico.

1821 – D. João VI delegou ea regência do Brasil no seu filho D. Pedro

1868 – Nasceu na Ilha de São Tomé, o compositor, pianista, pedagogo e musicógrofo João Viana da Motta. Entre as muitas obras que produziu, destaca-se a sinfonia “A Pátria”, e as obras para piano, “Rapsódias Portuguesas”. Tem rua com o seu nome no Bairro Olaio, em Odivelas.

1915 – Durante a Primeira Grande Guerra, as tropas alemãs usaram, pela primeira vez, gás letal.

1955 – Realizou-se uma greve na CUF. Os trabalhadores protestavam contra a intensificação do horário de trabalho e degradação das suas condições.

1988 – Morreu o historiador e investigador António Carreira, aos 83 anos.

1992 – Rebentaram em cadeia as condutas de gás na cidade mexicana de Guadalajara. Em consequência morreram 200 pessoas.

1994 – Morreu o antigo presidente dos Estados Unidos da América, Richard Nixon. Contava, à altura, 81 anos de idade.

2002 – Morreu a atriz Linda Lovelace, aos 53 anos. Foi a protagonista do filme “Garganta Funda

2004 – O futebolista francês Zinedine Zidana foi eleito o melhor jogador europeu dos últimos 50 anos. Eusébio ficou na 10ª posição.

2006 – O jornal “Público”, noticiou que o Ministério Publico apresentou ao Banco de Portugal, provas da existência de irregularidades na utilização de paraísos fiscais, por parte de quatro bancos e duas sociedades financeiras.

– O F.C.Porto conquistou o seu 21º título nacional de futebol, ao vencer o Penafiel por 1-0, na 32ª e antepenúltima jornada da Liga.

2007 – Entrou em vigor a nova lei da Interrupção Voluntária da Gravidez.

– O filme “Transe”, de Teresa Villaverde, que aborda a questão do tráfico de mulheres na Europa, foi distinguido com dois prémios no Festival de Cinema Europeu, que se realizou em Lecce, na Itália. Recebeu o Prémio Especial do Jurí e o Prémio da melhor Fotografia.

2008 – O fundador do primeiro movimento marxista-leninista português, Francisco Martins Rodrigues, morreu em Lisboa, aos 81 anos.

2010 – Carlos Costa foi nomeado para substituir Vitor Constâncio, no cargo de governador do Banco de Portugal.

2013 – As regras mais apertadas de acesso e de cálculo do subsídio de desemprego implementadas por Pedro Mota Soares, reduziram o valor médio pago, que passou a ser o mais baixo desde 2010.

2014 – O presidente da Associação 25 de abril, Vasco Lourenço, afirmou que os “capitães de abril” se recusavam a ser “a cereja no topo do bolo” nas comemorações no Parlamento que assinalavam o quadragésimo aniversário da Revolução dos Cravos, estando presentes, sem poderem usar da palavra.

2015 – Rita Azeredo, investigadora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto conseguiu obter o primeiro prémio nos “AllTech Young Scientists Awards” que distinguem as melhores descobertas científicas entre estudantes graduados e estudantes não graduados.

2016 – Um português foi morto à machadada no município de Cacuaco, em Angola, depois de um de assaltantes ter invadido o apartamento onde vivia.

2017 – Um homem de 41 anos, de nacionalidade italiana, morreu na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz em Lisboa, depois de confrontos entre adeptos do Benfica e do Sporting.

2018 – A atriz israelo-americana Natalie Portman recusou receber prémio Genesis por não querer ser associada ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

……………………….

Este é o centésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 253 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Uma coisa interessante na vida é que se nos recusarmos a aceitar nada que não seja o melhor, na maior parte dos casos, conseguimos mesmo tal objetivo”, Somerset Maugham (1874- 1966), escritor britânico

Marcado como