Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 21 DE SETEMBRO -DIA INTERNACIONAL DA PAZ

Escrito por em Setembro 21, 2018

EFEMÉRIDES

21 de setembro

Dia Internacional da Paz e Dia do Doente de Alzheimer.

Feriado Municipal em Sever do Vouga, Soure e Viseu onde se realizam as Festas de São Mateus

1761 — Morreu o jesuíta Gabriel Malagrida. Foi denunciado como falso profeta e impostor pelo Marquês de Pombal, no último auto de fé, com condenação à morte, realizado em Lisboa.

1911 – Nasceu o ator Francisco Lopes Ribeiro, Ribeirinho, em Lisboa. Estreou-se no teatro com o apoio de Chaby Pinheiro e trabalhou em várias companhias no país inteiro. Em 1935 dirigiu o seu primeiro espectáculo. Mais tarde, formou, juntamente com o seu irmão António Lopes Ribeiro, «Os Comediantes de Lisboa», onde reuniu as mais famosas figuras do teatro. Foi também o director da companhia «Teatro do Povo». Ligado à direção de artistas, preocupou-se principalmente em descobrir novos valores, ao mesmo tempo que se afirmava como encenador de muito mérito reconhecido. Foi o responsável pelo lançamento de nomes como os de Ruy de Carvalho, Armando Cortez, Canto e Castro, Manuela Maria e Francisco Nicholson. De entre as dezenas de peças que encenou, destaca-se pelo seu tremendo sucesso de público, O Impostor-Geral em 1965 de Raul Solnado e Carlos Wallenstein, protagonizada pelo próprio Solnado, por Armando Cortez e Barroso Lopes.

1975 – Foram nacionalizados os Estaleiros da Setnave.

– Decorreu uma manifestação dos deficientes das Forças Armadas com ocupação de portagens de acesso a Lisboa.

1985 – Onze reclusos, dez dos quais eram arguidos no processo FP 25, evadiram-se da penitenciária de Lisboa.

1990 — Portugal ratificou a Convenção dos Direitos da Criança, que tinha sido adotada pela ONU no final do ano anterior.

1993 – A UNICEF revelou o decréscimo em mais de 50 por cento da mortalidade infantil em Portugal, após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

2002 – Á época secretário-geral da ONU, Kofi Annan, apelou a “todas as nações e a todos os povos” para cessarem as hostilidades, durante 24 horas, durante a celebração do primeiro Dia Internacional da Paz.

2003 – A União Europeia aprovou a disponibilização de 48,5 milhões de euros a Portugal, no quadro do Fundo de Solidariedade, para a recuperação dos prejuízos causados pelos incêndios florestais.

2005 — Fátima Felgueiras, ex- presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, regressou do Brasil e entregou-se às autoridades no aeroporto de Lisboa. O Tribunal revogou a prisão preventiva e determinou termo de identidade e residência. A ex-autarca aproveitou para confirmar a sua candidatura ao município a que presidira.

– Morreu Afonso de Moura Guedes, aos 80 anos. Advogado, foi também  governador civil de Lisboa.

2006 – O Relatório Anual da Comissão Europeia comprovou que Portugal foi o sexto Estado-membro que mais fundos recebeu em termos relativos em 2005, com a transferência de uma verba equivalente a 2,68 por cento da riqueza do país.

2008 – A língua portuguesa passou a  poder ser utilizada nas intervenções da abertura e debate geral da 63ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, depois de Portugal ter assegurado a tradução simultânea para as seis línguas oficias da organização.

2012 – Para uma vigília, concentraram-se no jardim em frente ao Palácio de Belém, vários milhares de pessoas que, separados por barreiras e forças policias, gritaram : ”Aqui Portugal, ali o capital” e ”Cavaco, escuta: o povo está em luta”.

2013 – Hugo Pinheiro e Ruben Gonzalez conquistaram a medalha de ouro no Erurosurf, nas categorias de bodyboard open e surf senior, respectivamente. A prova, decorreu na praia de Santa Bárbara, na Ilha de São Miguel, nos Açores.

2015 – Um grupo de indivíduos identificados como skinheads e que usavam camisolas com a inscrição “Refugiados não são bem-vindos” agrediu várias pessoas em Lisboa, na zona do Rossio. O acto de violência ocorreu após o final de um comício da CDU no Coliseu.

2016 – 60% dos desempregados ficaram sem subsídio de desemprego. O Estado português atribuiu cerca de 215 mil prestações de desemprego em agosto, deixando sem estes apoios perto de 352 mil desempregados, de acordo com as contas feitas pela agência Lusa com base nos últimos dados oficiais disponíveis.

2017 – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, afirmou que, as ameaças do Presidente norte-americano, Donald Trump, de destruir o seu país, soam como “os latidos de um cão”.

==============.

Este é o ducentésimo sexagésimo quarto dia do ano. Faltam 101 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Sócrates (470 a.C – 399 a.C), filósofo grego.

Marcado como