Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 21 DE SETEMBRO – DATA DO NASCIMENTO DO ATOR RIBEIRINHO

Written by on Setembro 21, 2017

EFEMÉRIDES

21 de setembro

Dia Internacional da Paz e Dia do Doente de Alzheimer.

Feriado Municipal em Sever do Vouga, Soure e Viseu.

1761 — Morre o jesuíta Gabriel Malagrida. Foi denunciado como falso profeta e impostor pelo Marquês de Pombal, no último auto de fé, com condenação à morte, realizado em Lisboa.

1911 – Nasceu o ator Francisco Lopes Ribeiro, Ribeirinho, em Lisboa. Estreou-se no teatro com o apoio de Chaby Pinheiro e trabalhou em várias companhias no país inteiro. Em 1935 dirigiu o seu primeiro espectáculo. Mais tarde, formou, juntamente com o seu irmão António Lopes Ribeiro, «Os Comediantes de Lisboa», onde reuniu as mais famosas figuras do teatro. Foi também o director da companhia «Teatro do Povo». Ligado à direção de artistas, preocupou-se principalmente em descobrir novos valores, ao mesmo tempo que se afirmava como encenador de muito mérito reconhecido. Foi o responsável pelo lançamento de nomes como os de Ruy de Carvalho, Armando Cortez, Canto e Castro, Manuela Maria e Francisco Nicholson. De entre as dezenas de peças que encenou, destaca-se pelo seu tremendo sucesso de público, O Impostor-Geral em 1965 de Raul Solnado e Carlos Wallenstein, protagonizada pelo próprio Solnado, por Armando Cortez e Barroso Lopes.

1949 – Foi proclamada a República Popular da China.

1956 – A conferência de Londres para a questão do Suez, cria a Associação dos Utilizadores do Canal.

1964 – A ilha de Malta tornou-se independente.

1975 – Foram nacionalizados os Estaleiros da Setnave.

– Decorreu uma manifestação dos deficientes das Forças Armadas com ocupação de portagens de acesso a Lisboa.

1985 – Onze reclusos, dez dos quais eram arguidos no processo FP 25, evadiram-se da penitenciária de Lisboa.

1990 — Portugal ratificou a Convenção dos Direitos da Criança, que tinha sido adotada pela ONU no final do ano anterior.

1993 – A UNICEF revelou o decréscimo em mais de 50 por cento da mortalidade infantil em Portugal, após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

2002 – Á época secretário-geral da ONU, Kofi Annan, apelou a “todas as nações e a todos os povos” para cessarem as hostilidades, durante 24 horas, durante a celebração do primeiro Dia Internacional da Paz.

2003 – A União Europeia aprovou a disponibilização de 48,5 milhões de euros a Portugal, no quadro do Fundo de Solidariedade, para a recuperação dos prejuízos causados pelos incêndios florestais.

2005 — Fátima Felgueiras, ex- presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, regressou do Brasil e entregou-se às autoridades no aeroporto de Lisboa. O Tribunal revogou a prisão preventiva e determinou termo de identidade e residência. A ex-autarca aproveitou para confirmar a sua candidatura ao município a que presidira.

– Morre Afonso de Moura Guedes, aos 80 anos. Advogado, foi também  governador civil de Lisboa.

2006 – O Relatório Anual da Comissão Europeia comprovou que Portugal foi o sexto Estado-membro que mais fundos recebeu em termos relativos em 2005, com a transferência de uma verba equivalente a 2,68 por cento da riqueza do país.

2008 – A língua portuguesa passou a  poder ser utilizada nas intervenções da abertura e debate geral da 63ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, depois de Portugal ter assegurado a tradução simultânea para as seis línguas oficias da organização

==============.

Este é o ducentésimo sexagésimo quarto dia do ano. Faltam 101 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”. Sócrates (470 a.C – 399 a.C), filósofo grego.