Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00


EFEMÉRIDES: 21 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Escrito por em Março 21, 2019

EFEMÉRIDES

21 de março

Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial da Marioneta, Dia Mundial para a Eliminação da Discriminação Racial, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia Mundial da Floresta e Dia Nacional da Árvore.

1846 – Nasceu Rafael Bordalo Pinheiro. Foi um artista de obra vasta e dispersa por largas dezenas de livros e publicações, o percursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista politico e social, jornalista, ceramista e professor. O seu nome está intimamente ligado à caricatura portuguesa, à qual deu um grande impulso imprimindo-lhe um estilo próprio que a levou a uma qualidade nunca antes atingida. Foi o autor da representação popular do Zé Povinho, que se veio a tornar um símbolo do povo português. Irmão do pintor Columbano Bordalo Pinheiro, foi o fundador dos jornais “Mapa de Portugal”, “Os Pintos nos iis” e o “António Maria”. O museu que tem o seu nome, em Lisboa reúne parte significativa da sua obra.

1915 – Esta data é apontada como provável para a distribuição do primeiro dos dois únicos números da revista “Orpheu”, que foi fundada por Luis Montalvor, com Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e José Almada Negreiros.

1960 – Morreram 57 manifestantes negros em Sharpville e Windhoest, na África do Sul, situação que provocou a primeira vaga mundial de protesto em relação à política de apartheid desenvolvida naquele país.

1961 – Começou a evacuação de cerca de 3.500 fazendeiros do Norte de Angola, que se tornara numa zona de conflito entre a UPA e as forças portuguesas.

1962 – Lopes de Almeida, à altura ministro da Educação, proibiu as comemorações do Dia do Estudante, o que acabaria por desencadear a crise académica de 1962.

1968 – Oliveira Salazar decretou a deportação de Mário Soares para a Ilha de São Tomé.

1971 – Foi aprovado o programa de base da Intersindical. O documento reivindicava a liberdade de associação, a possibilidade de negociação e o direito à greve, aspirações a que, naquela altura, eram negadas aos trabalhadores portugueses.

1974 – O general António de Spínola foi entrevistado pela televisão pública francesa, a propósito da publicação do seu livro “Portugal e o Futuro”.

– Mário Soares, líder do Partido Socialista no exílio, foi entrevistado pelo jornal brasileiro “Estado de São Paulo”, onde afirmou que eram urgentes “soluções nacionais”, que pusessem termo à ditadura em Portugal.

1983 – Os Estados Unidos, Canadá e Portugal, além de mais oito estados do Conselho da Europa, assinaram a primeira convenção multilateral de repatriamento de presos.

1991 – O Tribunal de Monsanto condenou Pedro Grilo a 12 anos de prisão, pelo assassinato do dirigente do PSR José Carvalho, que ocorrera dois anos antes.

1993 – Abriu ao público o Centro Cultural de Belém

– Morreu o escritor António Quadros. Contava 69 anos.

1997 – O romance “Manual dos Inquisidores”, de António Lobo Antunes, venceu o prémio destinado ao melhor livro estrangeiro publicado em França.

1999 – Morreu Tomás Ribas. Foi encenador, dramaturgo, ficcionista e um importante divulgador da dança.

2004 – Foi apresentada, no Salão do Livro de Paris, a tradução chinesa do “Livro do Desassosego”, de Fernando Pessoa

2005 – O Prémio Carlos Paredes foi atribuído aos músicos do projeto TGB – tubaguitarra&bateria.

2006 – Morreu Maria João George, aos 57 anos. Foi arquiteta e a autora do projeto da nova Aldeia da Luz, na região do Alqueva, no Alentejo.

2010 – A Moção de Censura apresentada pelo PCP em relação ao Governo, foi rejeitada com os votos contra do PS e as abstenções do PSD e do CDS. Além do PCP recolheu apenas os votos favoráveis do BE e de “Os Verdes”

2013 – O Governo aprovou um decreto-lei que tornou obrigatório o policiamento dos espectáculos desportivos profissionais, continuando a caber aos clubes o pagamento do policiamento realizado dentro dos respetivos recintos.

2016 – Entre as três e as quatro da tarde caiu granizo com grande intensidade em Lisboa, o que deixou a cidade coberta de branco.

2017 – A Caixa Geral de Depósitos anunciou, em nota interna, que iria deixar de pagar aos seus trabalhadores o subsídio de refeição durante os dias de férias.

2018 – A Porto Editora assumiu que o cenário era dramático, depois de constatar que seria ser praticamente impossível conseguir começar a imprimir os manuais escolares para o próximo ano lectivo conforme estava previsto, devido à destruição das suas oficinas na Maia.

……………………..

Este é o octagéssimo dia do ano. Faltam 285 para o final de 2018.

Pensamento do dia: “O progresso do homem não é mais do que uma descoberta gradual de que as suas perguntas não têm significado.” Antoine Saint-Exupérry (1900-44), escritor e aviador francês.

 

Marcado como