Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 21 DE JUNHO – DIA EUROPEU DA MÚSICA

Written by on Junho 21, 2018

EFEMÉRIDES

21 de junho

Dia do Relógio de Sol, Dia Europeu da Música.

Hoje chega o Verão.

1662 — O Padre António Vieira foi intimado a depor no Tribunal da Inquisição, dando origem à “Resposta aos 25 Capítulos” da acusação que contra ele fora instituída.

1844 – Nasceu o escritor português Luciano Cordeiro. Foi director temporário do periódico Revolução de Setembro,. Em fez parte da comissão encarregada do projecto de reforma do ensino artístico e formação dos museus nacionais. Fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa, desenvolveu neste âmbito uma extensa actividade. Desempenhou cargos governativos ligados ao ensino. Foi um administrador, em nome do governo, da Companhia dos Caminhos de Ferro da Zambézia, até à sua morte, tendo sido substituído neste posto pelo seu irmão, José Maria Cordeiro.[ A sua extensa acção editorial conta com obras publicadas no campo da crítica literária, da história, das questões coloniais, da economia e da política.

1942 – Morreu o escultor Teixeira Lopes. Executou obras de particular relevo: o monumento fúnebre de Oliveira Martins; A História no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, o monumento de homenagem ao horticultor e floricultor José Marques Loureiro no Jardim da Cordoaria, no Porto e o monumento de Eça de Queiroz, no Largo Barão de Quintela. Em 1900 participou na Exposição Universal de Paris, tendo obtido um Grand Prix e a condecoração de Cavaleiro da Legião de Honra. Esse sucesso consolidou a sua posição e, em 1901, assumiu o lugar de professor de escultura da Academia Portuense de Belas-Artes, que manteve até à sua jubilação.

1947 – Durante a Crise na Academia de Lisboa, a PIDE prendeu os membros da Comissão Académica e os elementos da Comissão Central do MUD Juvenil. Entre os detidos encontravam-se Mário Soares, Salgado Zenha e Rui Grácio.

1983 – Dois pescadores da embarcação Mar Formoso foram mortos num incidente com a Frente Polisário, ao largo da costa da Mauritânia.

1992 – O chamado “modelo carocha” da Volkswagen, produzido por Ferdinand Porsche nos anos de 1930, atingiu o 21º milhão de viaturas produzidas.

1994 – Vergílio Ferreira venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da APE com “Na Tua Face”.

1995 — Abriu o Amadora-Sintra, primeiro hospital público de gestão privada, em Portugal, mas apenas com 40% dos serviços em funcionamento.

2002 — Foi inaugurada a Academia de Alcochete, a escola de formação de futebol do Sporting.

2003 – No I Campeonato Europeu de atletismo para deficientes, Portugal conquistou 21 medalhas, seis de ouro, dez de prata e cinco de bronze.

2006 – A Faculdade de Engenharia do Porto conquistou o título mundial de robótica, na Alemanha.

2007 – Irene Silveira foi eleita Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos. Foi a primeira mulher a desempenhar aquelas funções.

– O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado Português por “múltiplas violações” da Convenção Europeia dos Direitos do Homem na Comarca de Oliveira de Azeméis e na Relação do Porto.

– A seleção portuguesa de hóquei em patins foi eliminada pela Suíça, por 3-2, após prolongamento, no jogo dos quartos de final do Mundial Montreux.

– O jornalista da RTP1 Jacinto Godinho foi distinguido com o Grande Prémio Gazeta 2006 do Clube dos Jornalistas, com uma série de trabalhos sobre a história da emigração portuguesa.

2012 – Vinte ativistas da plataforma de luta em defesa da Maternidade Alfredo da Costa queriam entregar 14 mil postais a Cavaco Silva, para que o Presidente da República intercedesse, evitando o encerramento da unidade. Mas as portas do Palácio de Belém fecharam-se e Cavaco foi acusado de ‘arrogante e prepotente’.

2013 – Um mergulhador norte-americano encontrou uma garrafa com um documento no interior, escrito por duas mulheres em 1915. A descoberta foi feita a 9 metros de profundidade, nas águas do rio St. Clair, em Detroit, nos EUA.

2016 – Cientistas da NASA descobriram que o planeta Vénus é desprovido de quaisquer reservas de água porque a sua atmosfera sofre de “ventos elétricos” excecionalmente fortes, que sopram as moléculas de água para o espaço aberto.

2017 – Militares belgas neutralizaram um homem que tentava alegadamente perpetrar um atentado na “Gare Central”, a estação ferroviária no centro de Bruxelas

===============.

Este é o centésimo septuagésimo segundo dia do ano. Faltam 193 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A crença seja no que for é um resíduo de tudo o que falhou”. Vergílio Ferreira (1916-96), escritor português.

 

Tagged as