Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 21 DE AGOSTO – HÁ DEZ ANOS, NELSON ÉVORA SAGRAVA-SE CAMPEÃO OLÍMPICO EM PEQUIM

Escrito por em Agosto 21, 2018

EFEMÉRIDES

21 de agosto

Feriado Municipal  no Funchal, onde se celebra a data da elevação a cidade.

1415 – D. João I conquistou Ceuta.

1508 – Funchal foi elevada à categoria de cidade.

1534 – Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, foi elevada à categoria de cidade.

1643 – Nasceu, em Lisboa, aquele que viria a ser o futuro rei D. Afonso VI.

1822 – O Banco de Lisboa, instituição que esteve na base do atual Banco de Portugal, abriu as portas ao público.

1894 – Morreu o escritor, político e historiador português Oliveira Martins, aos 49 anos, autor de “História de Portugal” e “História da Civilização Ibérica”.

1911 – Foi aprovada a primeira Constituição da República Portuguesa.

1940 – Morreu aos 77 anos, em Coimbra, o pintor Carlos Reis. Foi notável pela sua aptidão para transmitir luminosidades. Pintou retratos da realeza e nobreza contemporânea bem como cenas da vida quotidiana do povo português e Foi professor da Escola de Belas Artes de Lisboa. Dois anos depois da sua morte o seu nome foi atribuído a um museu em Torres Novas. E foi agraciado com a Medalha de Honra em pintura pela Sociedade Nacional de Belas Artes.

1959 – Mil e quinhentos escudos, ao câmbio atual, sete euros e meio era o custo calculado de uma viagem com destino aos Estados Unidos a partir da Europa. Segundo anunciava a edição nº 6058 do Diário Popular fora assinado o contrato de construção de dois transatlânticos de 90 mil toneladas destinados a proporcionar essas viagens, ao preço de 50 dólares, que na altura valiam os tais 1.500 escudos.

1986 – Faleceu o poeta Alexandre O’Neill. Foi um importante poeta do movimento surrealista português. Era descendente de irlandeses e tem uma biblioteca com o seu nome em Constância.

1983 – O líder oposicionista filipino Benigno Aquino foi assassinado a tiro em Manila. A revolta popular levaria à queda da ditadura de Ferdinando Marcos.

1992 – Morreu o compositor alemão Will Eisenmann, 86 anos, autor de “Sete Quadros para Vincent van Gogh”.

1994 – O cessar-fogo em Moçambique, entre a Frelimo e a Renamo, foi marcado para 01 de setembro.

2002 – A Inspecção-Geral das Actividades Culturais concedia “autorização excecional” a Barrancos para realizar espetáculos com touros de morte.

2003 – Morreu a atriz Luísa Barbosa, aos 80 anos.

2004 — O ginasta Nuno Merino conquistou o sexto lugar na prova de trampolim, a melhor de sempre de um português. Foi nos Jogos Olímpicos de Atenas.

2006 — A Lei da Paridade saiu em Diário da República.

– Morreu Franco Rodino, aos 68 anos. Jornalista e repórter fotográfico italiano, foivítima de ataque cardíaco durante o Troféu de Portugal em vela.

2008 – Nelson Évora venceu o concurso do triplo salto com a marca de 17,67 metros e tornou Pequim2008 a melhor edição de sempre dos Jogos Olímpicos para Portugal, ao somar a sua medalha de ouro à de prata conquistada por Vanessa Fernandes no triatlo.

2009 – Uma derrocada na praia de Maria Luísa em Albufeira causou a morte a cinco pessoas.

2011 – No Mundial da Colômbia, a seleção portuguesa de futebol sub-20 tornou-se vice-campeã do mundo. Perdeu na final com o Brasil por 3-2.

2013 – O Governo do PSD e CDS anunciou um novo corte de 15 milhões de euros no orçamento das Universidades para o ano letivo 2013/2014.

2014 – Seiscentos jovens invadiram o Centro Comercial Vasco da Gama numa acção convocada pelo Facebook e causaram desacatos. Quatro deles acabaram detidos.

2016 – Um ataque terrorista num casamento fez cinquenta mortos na Turquia.

2017 – Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida em Marselha, no sul de França, depois de terem sido atingidas por um veículo em duas paragens de autocarro.

===============.

Este é o ducentésimo trigésimo terceiro dia do ano. Faltam 132 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Sob um governo que prende injustamente, o lugar de um homem justo também é na cadeia”. Henry David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano.

Marcado como