Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 21 DE ABRIL – PRINCE MORREU HÁ 2 ANOS

Escrito por em Abril 21, 2018

EFEMÉRIDES

21 de abril

Dia Mundial do Bombeiro e Dia Mundial das Vocações

1322 – Já na parte final do seu reinado, D.Dinis deu mostras de gratidão às gentes de Guimarães, pela “façanha de lealdade que fizeram por mim em esta vila” e assinou nessa data duas provisões, em que concedia privilégios aos de Guimarães e obrigava os moradores de Celorico de Basto, Monte Longo, Travassos e Freitas a virem ajudar na defesa do castelo e da vila vimaranense em caso de guerra.

1500 – A armada de Pedro Álvares Cabral avistou terras de Vera Cruz.

1870 – O presidente dos EUA Ulysses Grant decidiu a favor de Portugal, contra a Inglaterra, sobre a soberania da Ilha de Bolama.

1891 – Morreu José Elias Garcia. Natural de Cacilhas, foi professor na Escola do Exercito, jornalista, politico, fundador do Partido Republicano e coronel de engenharia do Exercito.

1914 – Foi apresentado no Parlamento, o projeto de Lei que previa o estabelecimento da indústria siderúrgica em Portugal.

1929 – Bento Gonçalves foi eleito secretário-geral do PCP. Natural de Montalegre, em 1915 e após concluir a instrução primária, começou a trabalhar, em Lisboa, como torneiro de madeira. Dois anos depois, torna-se aprendiz de torneiro mecânico, sendo admitido como torneiro mecânico no Arsenal da Marinha. Depois de desenvolver intensa actividade  sindicalista, ingressa, em 1928, no Partido Comunista Português e participa activamente na reorganização de 1929, sendo eleito secretário-geral, cargo que ocupará até à sua morte. Preso em 1930, foi deportado para os Açores e posteriormente para Cabo Verde. Em 1933, de novo em liberdade, passou à clandestinidade e reassumiu as suas funções de secretário-geral. Em 1935, chefiou a delegação portuguesa ao VII Congresso da Internacional Comunista em Moscovo. Pouco depois do seu regresso, foi preso juntamente com os dois outros membros do Secretariado do PCP, José de Sousa e Júlio Fogaça. Em 1936 foi enviado para o campo de concentração do Tarrafal, onde morreria vítima de uma biliose. Em 1980 foi feito Grande-Oficial da Ordem da Liberdade a título póstumo.

1960 – Foi inaugurada a cidade de Brasília, nova capital do Brasil, projeto do arquiteto Óscar Niemeyer.

1961 – Foi inaugurada a Siderurgia Nacional, que passou a consumir os minérios de ferro de Moncorvo, Orada e Cercal. Viria, ainda, a assimilar ainda a guza produzida pelos Altos Fornos de Canas de Senhorim.

1974 – Sob a coordenação de Vítor Alves, foi concluída a versão final do Programa do Movimento das Forças Armadas.

1989 — Decorreu, em Lisboa, a primeira manifestação de agentes da PSP, que terminou em confrontos com o Corpo de Intervenção da própria Polícia.

1993 – Maria Ondina Braga venceu o Prémio Eça de Queiroz com o romance “Nocturno em Macau”.

2003 – Morreu a pianista, compositora e cantora de jazz norte-americana Nina Simone, aos 70 anos.

2005 – Estreou em Portugal, “Berenice”, de Jean Racine, no Teatro Nacional de D. Maria II, em Lisboa

2008 – Morreu em Lisboa, a atriz Adelina Campos, aos 103 anos. Foi uma das mais antigas atrizes do teatro e cinema portugueses.

2010 – Morreu o jornalista e repórter Fernando Laidley, aos 93 anos, vítima de doença prolongada. Laidley ficou conhecido por ter sido o primeiro português a dar a volta a África de automóvel.

2013 – Miguel Portas, fundador do Bloco de Esquerda e antigo eurodeputado, falecido há um ano passou ter um prémio com o seu nome, destinado a distinguir obras relacionadas com as questões europeias e com o mundo mediterrâneo.

2014 – Uma explosão e um incêndio numa central eléctrica de Gibraltar provocaram um apagão naquele enclave britânico.

2016 – Morreu o artista norte-americano Prince, aos 57 anos. Prince tornou-se uma estrela a nível mundial em 1982 e vendeu mais de 100 milhões de álbuns durante toda a sua carreira, tendo mesmo recebido o prémio de “Melhor Canção Original”, em 1985, com a famosa Purple Rain.

2017 – A nacionalidade portuguesa passou a poder ser atribuída a netos de portugueses nascidos no estrangeiro que, entre outros requisitos, tenham “laços de efetiva ligação à comunidade nacional”

=================.

Este é o centésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 254 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A história da humanidade está a tornar-se, cada vez mais, numa corrida entre a aquisição de conhecimentos e a catástrofe”. HG Wells (1866-1946), escritor e historiador britânico.

                                                                                      Prince

Marcado como