Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 20 DE SETEMBRO – O MARÍTIMO FAZ 118 ANOS

Escrito por em Setembro 20, 2018

EFEMÉRIDES

20 de setembro

Feriado Municipal em Ponte de Lima, onde se honra o culto a Nossa Senhora das Dores.

1276 – O português Pedro Julião, ou Pedro Hispano, foi entronizado Papa João XXI, em Viterbo, na Catedral de São Lourenço.

1519 – O navegador português Fernão de Magalhães partiu de Espanha, na primeira viagem de circum-navegação. Nascido em berço nobre, viajou para as Índias Ocidentais e participou em várias expedições militares nas Molucas, também conhecidas como ilhas das Especiarias. Ao serviço do Rei de Espanha, planeou e comandou a expedição marítima que efetuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo e no seu decurso, foi o primeiro a alcançar a Terra de Fogo, no extremo sul do continente americano, a atravessar o estreito que hoje tem o seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico, que baptizou. Morreu em batalha, em Cebu, nas Filipinas, durante uma expedição que, a partir daí foi chefiada por Juan Sebastian Elcano até ao final. O Pinguim de Magalhães recebeu o seu nome como homenagem, uma vez que foi o primeiro europeu a ter visto um. As aptidões de navegação de Fernão de Magalhães também foram reconhecidas na nomeação de objetos associados à astronomia, incluindo as nuvens de Magalhães e as crateras marcianas de Magalhães.

1540 – Realizou-se, em Lisboa, com a presença da Corte, o primeiro auto de fé da Inquisição em Portugal.

1910 – Foi fundado o Clube Sport Marítimo. É considerado como o maior clube da Madeira, venceu o Campeonato de Portugalna época de 1925/1926, depois de afastar o Porto por um concludente 7-1 e “Os Belenenses” por 2-0. Esteve um longo período sem poder participar nos campeonatos nacionais, tal como todas as equipas insulares, por decisão do Governo da altura e voltou a disputá-los em 1973. Desde então marcou presença habitual no escalão principal do futebol português, alcançou por duas vezes a final da Taça de Portugal e da Taça da Liga e participou por oito vezes na Taça Uefa/Liga Europa. O Maritimo venceu também, por duas vezes o Campeonato Nacional da 2ª Divisão e é a instituição madeirense com melhor palmarés, quer a nível nacional, quer a nível regional.

1946 – Começou a primeira edição do Festival de Cinema de Cannes.

1979 – Em Portugal, as mulheres passaram a ter garantia legal de igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho e no emprego.

1993 – Ferrer Correia, na altura com 81 anos, foi eleito presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

1994 – A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen ganhou o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores.

2002 – A Polícia Judiciária prendeu em Lisboa Abu Salem, acusado pelas autoridades indianas de envolvimento no ataque bombista que, em 1993, causou a morte de 257 pessoas, na Índia.

2003 – O escritor português António Lobo Antunes recebeu, na Roménia, o Prémio Ovídio, o mais alto galardão literário do país, da Associação dos Escritores Romenos.

2005 – Morre Simon Wiesenthal, 96 anos, arquiteto austríaco, sobrevivente de um campo de extermínio nazi, figura determinante na captura dos dirigentes do regime de Adolf Hitler, criador do Centro Simon Wiesenthal, arquivo para a memória do Holocausto.

2006 – Um inquérito da Associação Portuguesa de Defesa dos Consumidores revelou que mais de um em cada dez alunos do 7º ao 12º ano admite já ter levado armas ou objetos de defesa para a escola.

– A Ordem dos Notários comunicou que iria processar o Estado, alegando esvaziamento de competências com a reforma do sector.

2007 – As ilhas do Corvo e da Graciosa, no arquipélago dos Açores, foram classificadas Reservas da Biosfera pela UNESCO.

– PS voltou a aprovar sozinho o novo Estatuto dos Jornalistas, depois de ter alterado as três matérias que estiveram na base do veto do Presidente da República.

2014 – Os serviços secretos norte-americanos evacuaram parcialmente a casa Branca durante meia hora depois de um intruso ter conseguido entrar no complexo e aproximar-se da residência, pouco depois de Barack Obama ter abandonado o local.

2016 – A Organização Mundial de Saúde reconheceu oficialmente a eliminação do sarampo e da rubéola em Portugal, mas o diretor-geral da Saúde alertou para a importância de se manter a vacinação contra estas doenças.

2017 – Uma espécie de mosquito, que é transmissor do vírus da dengue, foi identificado pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país.

……………………………

Este é o ducentésimo sexagésimo dia do ano. Faltam 102 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “O tempo tudo clarifica e não há estado de espírito que não se mantenha inalterado com o passar das horas” Thomas Mann(1875-1955), escritor alemão.

 

 

Marcado como