Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 20 DE NOVEMBRO – O VITÓRIA DE SETÚBAL FAZ 108 ANOS

Written by on Novembro 20, 2018

EFEMÉRIDES

20 de novembro

Dia Universal da Criança, Dia da Industrialização em África, Dia Nacional do Pijama, Dia da Fibrose Quística e Dia do Serviço Público.

1910 – Foi fundado o Vitória Futebol Clube, por todos mais conhecido como, Vitória de Setúbal. A modalidade principal de entre as que o clube pratica é o futebol e constam do seu palmarés 3 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga, 1 Mini Copa do Mundo, 2 Taças Ibéricas, 1 Supertaça Ibérica, 1 Taça Teresa Herrera e 3 Taças Ribeiro dos Reis, uma competição já extinta e 1 Taça Teresa Herrera. Além do futebol, o clube pratica outras modalidades, com destaque para o andebol e para o futebol de praia, onde já foi campeão nacional por duas vezes. Utiliza como cores principais o verde e branco listados verticalmente e a sua mascote é o ”Sadino” um roaz corvineiro, espécie de Golfinho que habita no Rio Sado. O Vitória Futebol Clube tem 8.400 sócios, segundo a remuneração de Março de 2017 e cerca de 300 000 adeptos, espalhados pelo distrito de Setúbal, pelo país e por todo o mundo, sendo um dos clubes com maior massa associativa do país. O clube foi feito Oficial da Ordem de Benemerência e é Membro-Honorário da Ordem do Infante D.Henrique  e da Ordem da Instrução Pública.

1950 – Foi fundada a Federação de Ginástica de Portugal.

1963 – Foi inaugurado o serviço telefónico automático entre Lisboa e o Porto.

1975 – O VI Governo Provisório português, presidido por Pinheiro de Azevedo, suspendeu as atividades, por “falta de condições de segurança”.

– O Conselho da Revolução substituiu Otelo Saraiva de Carvalho por Vasco Lourenço, do chamado Grupo dos Nove, no comando da Região Militar de Lisboa.

1987 – Morreu a atriz Ivone Silva, aos 52 anos. Filha de alfaites, desde muito cedo conviveu de perto, com o ambiente ligado às artes cénicas, já que o seu pai também era ator. Participou, com algum destaque em filmes portugueses, como “O Ladrão da Luva Branca” e o “Zé do Telhado”. A sua irmã também foi atriz, e a figura ímpar e excecional de Ivone Silva fica estreitamente ligada a outro grande humorista português, também já falecido, Camilo de Oliveira, com quem representou o dueto crítico dos dois alcoólicos Agostinho e Agostinha, na série televisiva Sabadabauú. Muitos dos seus programas deram a conhecer ao mundo português novos nomes do teatro, como Carlos Cunha, a título de exemplo. Ficou célebre pelas frases populares como, “com um simples vestido preto, eu nunca me comprometo” Ivone Silva morreu vítima de cancro na mama e tem rua com o seu nome em Lisboa, junto ao Campo Grande.

1989 – A Assembleia-Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança e declara esta data Dia Universal da Criança.

1991 – Foi inaugurado o primeiro heliporto comercial de Lisboa, em Loures, na Quinta das Salemas e a dez minutos de Lisboa.

2002 – A mancha negra do fuel óleo do petroleiro Prestige, era cada vez maior e chegava  a 25 milhas da costa portuguesa.

2005 – Pela primeira vez, um boletim do Euromilhões registado em Portugal venceu o primeiro prémio. Foi registado num quiosque em Moreira de Cónegos.

2006 – A Comissão Europeia propôs o fim da comercialização de peles de cães e gatos na União Europeia.

– O Centro Cultural de Belém suspendeu a Festa da Música em 2007 devido a restrições orçamentais.

– João Paciência, projetista da Aldeia dos Capuchos, na Caparica, foi distinguido com o primeiro Prémio Municipal de Arquitetura Cidade de Almada.

– Morreu Elpídio de Sousa, aos 56 anos. Era secretário-geral adjunto do Partido Nova Democracia.

2007 – O presidente venezuelano, Hugo Chávez, na sua deslocação a Lisboa, elogiou a comunidade portuguesa residente na Venezuela e deixou garantias de que o seu Governo trabalhará para assegurar “tranquilidade” e “segurança” à comunidade portuguesa residente no seu país.

2008 – Ativistas da Greenpeace bloquearam a entrada da central nuclear de Garoña, em Espanha, exigindo o fecho imediato desta central e o fim do programa de energia nuclear espanhol

– Os atletas Nélson Évora, campeão olímpico de triplo salto, e Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo em Pequim2008, foram distinguidos com os prémios de Desportista do Ano, atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal

2010 — Morreu Joaquim Gomes, co-organizador da fuga de uma dezena de militantes e dirigentes do PCP do Forte de Peniche. Tinha 93 anos.

2015 – O Parlamento aprovou na generalidade a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, uma iniciativa que tinha sido rejeitada na anterior legislatura.

2016 – A GNR apreendeu no aeroporto de Ponta Delgada 10 mil abelhas, no âmbito de uma ação de fiscalização de entrada de animais vivos naquela região autónoma.

===============.

Este é o tricentésimo vigésimo quarto dia do ano. Faltam 41 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?… Onde é que há gente no mundo?” Fernando Pessoa/ Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português.

Tagged as