Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 20 DE MARÇO – A PRIMAVERA CHEGA HOJE

Written by on Março 20, 2018

EFEMÉRIDES

20 de março

Dia Mundial da Saúde Oral, Dia Internacional da Felicidade e Dia do Ensino Profissional.

A Primavera chega hoje, às 16.00 horas.

1771 – A vila de Castelo Branco foi elevada à categoria de cidade.

1792 — Morreu o escritor e pedagogo português Luís António Verney. Foi o autor de “O Verdadeiro Método de Estudar”. O homem que ensinou Portugal a ensinar foi filósofo, teólogo, padre, professor e escritor. Foi, também, um dos maiores representantes do iluminismo no país e um dos mais famosos estrangeirados portugueses.

1816 – Morreu D. Maria I, aos 81 anos. Conhecida, por uns como “A Piedosa” e por outros como “A Louca”, foi a Rainha de Portugal e dos Algarves desde 1777, até à sua morte. Foi, também Rainha do Brasil a partir do final de 1815, embora a regência tenha sido executada pelo seu filho mais velho, João, que decidiu em seu nome devido à sua doença mental. O seu primeiro ato como raínha, foi a demissão e exílio da corte do marquês de Pombal, a quem nunca desculpou a forma brutal e bárbara com que tratou a família Távora.

1911 – Realizou-se a  primeira greve geral em Portugal. Só em Lisboa aderiram 65 mil pessoas. Os manifestantes reivindicavam melhores condições de trabalho e de vida. Tudo começou em Setúbal, com uma greve dos operários da indústria conserveira, que marcou a rotura do operariado com a República e a este propósito escreveu Álvaro Abranja: “Foi em Setúbal que tudo teve início. O alheamento dos dirigentes da República em relação às legítimas aspirações do operariado enfraqueceu, decisivamente, o regime democrático. Os tiros, sobre mulheres e rapazes, que na Avenida Luísa Todi pediam aumentos de 50 réis por hora, tinham atrás de si uma atitude política, que se viria a repetir ao longo dos restantes quinze anos do regime”.

1920 – Foi encerrada a sede da Confederação Geral de Trabalhadores, em Lisboa.

1942 – Face aos constrangimentos provocados pela II Guerra Mundial, em Portugal, foi determinado o racionamento da energia elétrica e do gás.

1991 – Morreram duas pessoas na queda de um avião militar. Tinha acabado de levantar da Base Aérea de Sintra e despenhou-se cerca das 10.30 junto à estação de lavagem de comboios do Algueirão. O destino era o Museu do Ar, em Alverca, onde aparelho e tripulantes se iriam juntar às comemorações do Dia Internacional dos Museus, realizando voos de demonstração entre Lisboa e Vila Franca de Xira. Os ocupantes da aeronave morreram carbonizados. Eram o coronel Francisco Gaspar, um experiente piloto de 47 anos, que exercia o cargo de chefe de gabinete do general vice-chefe da Força Aérea e o cabo Fernando Coelho, de 25 anos, mecânico que prestava serviço na base militar de Sintra e que fazia a manutenção habitual do avião sinistrado, que fora batizado com o nome de “Manuel Seco”.

1992 – Os escritores portugueses Sophia de Mello Breyner Andresen e José Saramago estiveram entre os mais de 7500 intelectuais, de 43 países, que lançaram a moção internacional contra a ocupação de Timor-Leste pela Indonésia.

2003 – Às 02:35, hora de Lisboa, começaram os primeiros bombardeamentos sobre a  capital iraquiana. Era o início da Guerra do Golfo.

2005 – Dois agentes da PSP foram abatidos a tiro na Amadora. O incidente ocorreu cerca das 02:00, quando a patrulha da PSP foi chamada a um bar no bairro da Falagueira, tendo um dos agentes sido atingido a tiro por um indivíduo a quem tinha sido solicitada a identificação. Este fugiu na viatura que conduzia, mas acabou por voltar atrás, disparando contra o carro patrulha e matando o outro polícia que prestava assistência ao colega.

2006 – Morreu José Ramos, aos 51 anos. Foi um dos mais notáveis locutores e realizadores de rádio. Era dono de uma voz cheia, com um travo ligeiramente rouco, ora em tom desafiador, ora em tom condescendente, José Ramos foi a voz off da SIC desde o seu lançamento. Antes disso e na rádio, começou pela Rádio Clube de Angola e realizou na Rádio Comercial, na década de 80 dois programas inesquecíveis: “Tempo de Fuga” e “Circulo em FM”.

2008 — Morreu, com 86 anos, o General Carlos Galvão de Melo. Era conhecido como o general “sem papas na língua” e foi membro da Junta de Salvação Nacional. Candidatou-se à Presidência da República e tornou-se crítico da causa timorense.

2010 – Morreu, aos 57 anos, José António Linhares. Foi presidente do Salgueiros entre 1995 e 2004.

2014 – Morreu Fernando Ribeiro e Castro aos 61 anos.. Era presidente e fundador da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

2016 – O presidente norte-americano, Barack Obama, tornou-se o primeiro líder dos Estados Unidos a visitar Cuba nos últimos 88 anos.

2017 – O presidente da Uber, decidiu abandonar a empresa seis meses depois de assumir o cargo, devido à incompatibilidade entre o estilo da sua liderança e gestão e a cultura da própria empresa.

================.

Este é o septuagésimo nono dia do ano. Faltam 286 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A maior parte das coisas de que falamos são medíocres. E daqui vem que neste estilo de falar se deve empregar quem quer conseguir fama”. Luís António Verney (1717-92), pedagogo português.

                                                                      A Primavera chega hoje

Tagged as