Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 20 DE MAIO – A REPÚBLICA DE TIMOR-LESTE FAZ 16 ANOS

Escrito por em Maio 20, 2018

EFEMÉRIDES

20 de maio

Dia da Autonomia do Poder Local, Dia da Marinha e Dia Europeu do Mar.

Feriado Municipal em Vinhais, onde se assinala a data em que D.Afonso III , no ano de 1253 concedeu a carta de foral.

1277 – Morreu Pedro Hispano, o único português, eleito Papa com o nome de João XXI.

1871 — Foi publicado o manifesto das Conferências Democráticas no jornal A Revolução de Setembro. As conferências, promovidas pelo grupo do Cenáculo, de Antero de Quental, Eça de Queirós e Oliveira Martins, começaram dois dias depois, no Casino Lisbonense.

1911 – Foi eleita a Assembleia Nacional Constituinte da I República Portuguesa, por sufrágio directo.

1941 — Morreu o escritor Raul Proença. Foi também jornalista, bibliotecário e filósofo, foi membro do grupo que fundou a revista Seara Nova e tem uma escola secundária com o seu nome nas Caldas da Rainha.

1954 — Foi aprovado por decreto-lei o Estatuto dos Indígenas Portugueses das Províncias da Guiné, Angola e Moçambique. A população foi dividida em três grupos: os brancos, os assimilados e os indígenas.

1974 – Américo Thomaz e Marcello Caetano partiram para o exílio no Brasil.

1983 – O pedido de parecer sobre a taxa de 25 escudos a aplicar na  aquisição de medicamentos foi o primeiro processo enviado para o recém-criado Tribunal Constitucional e acabou por não receber luz verde, sendo declarado inconstitucional.

1984 – Terminou, na Figueira da Foz, o congresso constituinte da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

– O segundo congresso do Movimento Democrático das Mulheres aprovou a carta dos Direitos da Mulher, onde se exigia o direito ao trabalho, a garantia de emprego, de formação e promoção profissional e a igualdade de remunerações, horário e condições de trabalho.

1987 – Otelo Saraiva de Carvalho foi condenado, pelo Tribunal de Monsanto, a 15 de anos de prisão, por crime de organização terrorista.

1988 – Foi inaugurada a primeira base de dados pública em Portugal, na Biblioteca Nacional.

1990 – Carlos Carvalhas, na altura com 48 anos, foi nomeado para o recém-criado cargo de secretário-geral adjunto do partido, durante XIII Congresso. Álvaro Cunhal manteve a liderança.

1993 – As vilas de Amora, Esmoriz, Marco de Canavezes, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Seixal, Vale de Cambra e Vendas Novas passaram a ter a categoria de cidade.

1999 – João Garcia, que já tinha atingido o cume do Everest, sofreu queimaduras graves, durante a descida. O companheiro de aventura, o belga Pascal Debrouwer, acabou por morrer.

2002 – Foi proclamada a independência da República de Timor-Leste.

2004 – O arquiteto Siza Vieira recebeu o Troféu Latino, da União Latina, pelo conjunto da obra.

– Morreu Natércia Rocha, 79 anos, escritora, autora da Colecção Mistério.

2005 – O filme “Alice”, de Marco Martins, recebeu o prémio Regards Jeunes para o Melhor Filme da Quinzena dos Realizadores do 58ºFestival de Cannes.

2010 – O Presidente do Salgueiros e chefe do departamento de futebol, José António Linhares, morreu aos 57 anos de doença prolongada.

2013 – Com apenas 20 anos Emmelie de Forest venceu, para a Dinamarca, o Festival Eurovisão da Canção. Dada como favorita ainda antes do festival, “Only teardrops” não desiludiu e venceu destacada, à frente das representantes do Azerbaijão, da Ucrânia e da Noruega

2016 – António Costa levou uma vaca voadora para a cerimónia de apresentação do programa Simplex 2016, que passava a facilitar as relações entre cidadão e Estado, para vincar a ideia de não há impossíveis, nem mesmo quanto às burocracias dos serviços públicos.

2017 – O parlamento aprovou dois projetos do BE que agravaram as multas para o estacionamento abusivo em lugares reservados a deficientes e obriga as entidades públicas a ter estacionamento gratuito para estas pessoas.

============.

Este é o centésimo quadragésimo dia do ano. Faltam 225 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Ninguém desenvolverá alguma vez as faculdades da sua inteligência se, pelo menos, não intercalar alguns momentos de solidão na sua vida”. Thomas de Quincey (1785-1859), escritor britânico.

Marcado como