Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 20 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS

Escrito por em Junho 20, 2018

EFEMÉRIDES

20 de junho

Dia Mundial dos Refugiados e Dia Internacional do Surf

Feriado Municipal no Corvo, onde se assinala a data da elevação a vila e a sede de concelho e em Ourém, onde se comemora a data de atribuição do foral.

1789 – Foi criada a aula de Anatomia no Hospital de Chaves.

1860 – Foi constituída da Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro Portugueses.

1866 – O ensino da Medicina em Portugal, foi reestruturado e só os diplomados das Escolas Médico-Cirúrgicas passaram a estar equiparados aos das Faculdades. A Universidade de Coimbra manteve a exclusividade da licenciatura.

1875 – Abriu a linha de caminho de ferro entre Porto e Braga. Foi a primeira a ser inteiramente construída com capitais e técnicos portugueses.

1911 – Anselmo Braamcamp Freire foi eleito Presidente da Assembleia Constituinte.

1919 – Foi publicado o primeiro número do Diário Operário da Tarde.

1963 – Morreu, em Lisboa, Francisco Pulido Valente, aos 78 anos, médico, investigador e professor universitário, anti fascista, opositor da ditadura do Estado Novo.

1967 — O pugilista norte-americano Muhammad Ali, Cassius Clay, campeão olímpico e mundial de pesos pesados, foi condenado pelo tribunal de Houston, por recusar a mobilização para a Guerra do Vietname.

1974 – Uma Assembleia Magna de estudantes da Associação Académica de Coimbra decidiu a extinção da secção de futebol, numa altura em que a equipa estava numa digressão em Espanha. Os estudantes alegavam que esta secção funcionava à revelia dos princípios amadores das restantes. Foi então constituído o Clube Académico de Coimbra que herdou a posição da Académica nas competições desportivas.

1983 — Tomou posse o primeiro reitor eleito da Universidade de Lisboa, professor Toscano Rico.

1984 – A Polícia do Exército prendeu o tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho, no âmbito da investigação sobre as atividades das FP-25.

1994 – Começou uma vaga de protestos pelo aumento em 50 por cento do preço da portagem na Ponte 25 de Abril, em Lisboa.

2003 — Realizou-se a primeira ligação ferroviária entre Lisboa e o Algarve, sem transbordo no Barreiro.

2004 — Euro 2004. Portugal qualificou-se para os quartos de final, com a vitória sobre Espanha por um golo.

2006 – A Entidade Reguladora para a Comunicação Social renovou as licenças televisivas da SIC e da TVI.

2007 – Foi reeleita a direção do Sindicato dos Jornalistas, presidida por Alfredo Maia.

– A publicidade portuguesa conquistou um Leão de Prata no Festival Internacional de Cannes, o mais importante do sector, com um anúncio de imprensa criado pela agência Leo Burnett.

– A ilustração “Plágio Literário”, criada por João Fazenda e publicada no suplemento Ípsilon do Público a 16 de fevereiro, conquistou o Grande Prémio da quarta edição do Prémio Stuart de Desenho de Imprensa.

2011 – No primeiro dia de trabalhos da 12ª legislatura na Assembleia da República, Fernando Nobre recebeu 106 e 105 votos, na primeira e segunda votação, e não foi eleito para aquele Órgão de Soberania

2013 – Osvaldo de Castro, ex-deputado pelo PCP e pelo PS e antigo secretário de Estado do Comércio no primeiro Governo de António Guterres, morreu aos 77 anos, vítima de doença prolongada.

2014 – Um tribunal do Porto suspendeu a deliberação da assembleia-geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional em que foi reeleito Mário Figueiredo, na sequência de uma providência cautelar interposta por Vitória de Guimarães e Estoril-Praia.

2015 – O mais conhecido museu sírio de mosaicos, em Maarat al-Noomane, uma zona que, na altura era  controlada pelos rebeldes sírios, foi severamente danificado pela explosão de dois barris de explosivos largados pela aviação do regime.

2016 – A deputada do PS Gabriela Canavilhas sugeriu a demissão da jornalista do Público Clara Viana, acusando-a de “escrever factos falsos” sobre a manifestação em defesa da escola pública. O jornal respondeu, notando que a ex-ministra “caiu na ratoeira dos números”.

2017 – A equipa do telescópio espacial Kepler da NASA anunciou a descoberta de 219 possíveis exoplanetas, dez deles com um tamanho semelhante ao da Terra e que podem ser habitáveis.

===========.

Este é o centésimo septuagésimo primeiro dia do ano. Faltam 194 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Só tem convicções aquele que não aprofundou nada”. EM Cioran (1911-95), escritor e filósofo francês de origem romena.

Marcado como