Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 20 DE JANEIRO – HÁ CEM ANOS, LISBOA REJEITOU TENTATIVA DE GOLPE DE PAIVA COUCEIRO NO PORTO

Escrito por em Janeiro 20, 2019

EFEMÉRIDES

20 de janeiro

Feriado Municipal em Santa Maria da Feira, onde se assinala a Festa das Fogaçeiras

1796 – D. Maria I criou a Real Biblioteca Pública da Corte, que foi o embrião da Biblioteca Nacional.

1848 – Viana do Castelo foi elevada à categoria de cidade.

1872 – Foi apresentada a primeira proposta de reforma do ensino português que impôs a obrigatoriedade da instrução primária a crianças de ambos os sexos.

1919 – Realizaram-se manifestações de apoio à República, em Lisboa, em reação à tentativa de golpe de Paiva Couceiro.

1937 – Anarquistas fizeram explodir bombas no ministério da Educação, na Emissora Nacional, no Rádio Clube Português e na Casa de Espanha.

1949 – A Académica jogou pela primeira vez no novo estádio Municipal, frente à Seleção Nacional, abandonando o Campo de Santa Cruz.

1960 – Pela primeira vez e um memorando do Estado-Maior General das Forças Armadas é admitida a possibilidade de guerra, nos territórios africanos sob administração portuguesa.

1973 – Amílcar Cabral, dirigente e fundador do PAIGC, foi assassinado em Conacri, As circunstâncias da sua morte, nunca foram devidamente esclarecidas, havendo quem defenda o envolvimento antiga polícia portuguesa, a PIDE, embora haja também a tese de que foi parte da direcção do então movimento independentista quem deu ordens para matar Amilcar Cabral, de forma a criar o símbolo do “mártir”.

1977 – A bandeira basca voltou a ser hasteada no território, depois de 40 anos de proibição.

1995 – Foram inauguradas as emissões radiofónicas da RDP para Timor-Leste.

2006 – José Mourinho foi eleito o melhor treinador do mundo em 2005, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

2011 – O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Vasques, morreu aos 73 anos. Vítor Vasques, natural de Coimbra, esteve à frente da estrutura diretiva durante três anos, tendo sucedido a Lopes da Silva.

– Trabalhadores da Função Pública começaram a receber os primeiros ordenados com os cortes salariais.

2012 – Uma bebé portuguesa alvo de um transplante de fígado em Espanha morreu no hospital de La Paz, em Madrid.

2014 – Cavaco Silva, condecorou  Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.

2015 – Cavaco Silva, promulgou o regime do referendo regional dos Açores, mas sugeriu aos deputados a reponderação da imposição de um prazo para o chefe de Estado comunicar a decisão do Tribunal Constitucional sobre a consulta popular. Sugeriu ainda que se clarificasse o universo de cidadãos a quem se aplicaria o referendo regional.

2017 – Miguel Guimarães foi eleito bastonário da Ordem dos Médicos, vencendo as eleições com cerca de 70% dos votos.

2018 – Ficou a saber-se da existência de um enorme saco azul do Grupo Espírito Santo que pagou de forma explícita durante 8 anos a 106 pessoas e manteve 96 avenças ocultas. À frente da lista de pagamentos, estava o antigo administrador da PT Zeinal Bava.

===================.

Este é o vigésimo dia do ano. Faltam 347 dias para o final de 2019.

Pensamento do dia: “Todo o homem que morre é um deus cercado de poderes que teve e não gozou, porque temeu a sua divindade”. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.

Marcado como