EFEMÉRIDES: 20 DE JANEIRO – EM 1937 ANARQUISTAS FIZERAM EXPLODIR BOMBAS EM PORTUGAL
Escrito por ARCO em Janeiro 20, 2018
EFEMÉRIDES
20 de janeiro
Feriado Municipal em Santa Maria da Feira, onde se assinala a Festa das Fogaçeiras
1796 – D. Maria I criou a Real Biblioteca Pública da Corte, que foi o embrião da Biblioteca Nacional.
1848 – Viana do Castelo foi elevada à categoria de cidade.
1872 – Foi apresentada a primeira proposta de reforma do ensino português que impôs a obrigatoriedade da instrução primária a crianças de ambos os sexos.
1919 – Realizaram-se manifestações de apoio à República, em Lisboa, em reação à tentativa de golpe de Paiva Couceiro.
1937 – Anarquistas fizeram explodir bombas no ministério da Educação, na Emissora Nacional, no Rádio Clube Português e na Casa de Espanha.
1949 – A Académica jogou pela primeira vez no novo estádio Municipal, frente à Seleção Nacional, abandonando o Campo de Santa Cruz.
1960 – Pela primeira vez e um memorando do Estado-Maior General das Forças Armadas é admitida a possibilidade de guerra, nos territórios africanos sob administração portuguesa.
1973 – Amílcar Cabral, dirigente e fundador do PAIGC, foi assassinado em Conacri, As circunstâncias da sua morte, nunca foram devidamente esclarecidas, havendo quem defenda o envolvimento antiga polícia portuguesa, a PIDE, embora haja também a tese de que foi parte da direcção do então movimento independentista quem deu ordens para matar Amilcar Cabral, de forma a criar o símbolo do “mártir”.
1977 – A bandeira basca voltou a ser hasteada no território, depois de 40 anos de proibição.
1995 – Foram inauguradas as emissões radiofónicas da RDP para Timor-Leste.
2006 – José Mourinho foi eleito o melhor treinador do mundo em 2005, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
2011 – O ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Vasques, morreu aos 73 anos. Vítor Vasques, natural de Coimbra, esteve à frente da estrutura diretiva durante três anos, tendo sucedido a Lopes da Silva.
– Trabalhadores da Função Pública começaram a receber os primeiros ordenados com os cortes salariais.
2012 – Uma bebé portuguesa alvo de um transplante de fígado em Espanha morreu no hospital de La Paz, em Madrid.
2014 – Cavaco Silva, condecorou Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.
2015 – Cavaco Silva, promulgou o regime do referendo regional dos Açores, mas sugeriu aos deputados a reponderação da imposição de um prazo para o chefe de Estado comunicar a decisão do Tribunal Constitucional sobre a consulta popular. Sugeriu ainda que se clarificasse o universo de cidadãos a quem se aplicaria o referendo regional.
2017 – Miguel Guimarães foi eleito bastonário da Ordem dos Médicos, vencendo as eleições com cerca de 70% dos votos.
===================.
Este é o vigésimo dia do ano. Faltam 346 dias para o final de 2018.
Pensamento do dia: “Todo o homem que morre é um deus cercado de poderes que teve e não gozou, porque temeu a sua divindade”. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.