Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 20 DE FEVEREIRO – VITORINO NEMÉSIO MORREU HÁ 40 ANOS

Written by on Fevereiro 20, 2018

EFEMÉRIDES

20 de fevereiro

Dia Mundial da Justiça Social, Dia do Animal de Estimação.

1756 – Foram concedidos privilégios a criadores de bichos-da-seda, política acompanhada da plantação de amoreiras, para se limitar a importação do tecido e promover a produção.

1808 – Durante as invasões francesas, Junot limitou o Exército português a cinco regimentos de infantaria, três de cavalaria, um batalhão e um esquadrão de caçadores.

1878 – Adriano de Paiva Brandão, professor da Academia do Porto, publicou o artigo sobre a telescopia, que ficou na base da transmissão de imagem à distância.

1891 – O Governo de João Crisóstomo limitou a liberdade de reunião e de associação, em nome da manutenção da “paz social”.

1906 – Estudantes do Liceu do Carmo manifestaram-se em Lisboa contra a Monarquia.

1952 – Realizou-se, em Lisboa, o Conselho do Pacto do Atlântico.

1960 — Morreu o poeta António Correia de Oliveira, aos 82 anos. Foi o autor de “Verbo Ser e Verbo Amar”.

1974 – Rebentou uma bomba no Quartel-general português, em Bissau, na Guiné.

1975 – Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, Melo Antunes, Pereira Pinto, Almada Contreiras, Costa Martins e Vasco Lourenço apresentaram o projeto de institucionalização do MFA.

1978 – Morreu em Lisboa, no Hospital da CUF, o escritor Vitorino Nemésio, professor da Faculdade de Letras de Lisboa, autor de “Mau Tempo no Canal”. Foi sepultado, a seu pedido, no cemitério de Santo António dos Olivais, em Coimbra, enquanto, também a seu pedido os sinos tocavam o Aleluia. Autor e apresentador do programa “Se Bem Me Lembro” da RTP, recebeu o Prémio Nacional de Literatura em 1965, o Prémio Montaigne em 1974 e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago a título póstumo, numa altura em que a Câmara Municipal de Lisboa o homenageou dando o seu nome a uma das ruas da Quinta de Santa Clara, na Ameixoeira.

1983 – Francisco Lucas Pires, na altura com 39 anos, foi eleito presidente da comissão política do CDS.

1993 – Morreu o engenheiro Samuel Torres de Carvalho, Sam, aos 69 anos, “cartoonista” e desenhador, criador de Heloísa e de O Guarda Ricardo.

– Iníciaram-se as emissões regulares da TVI/Canal 4, segundo canal privado de televisão em Portugal.

2006 — O presidente da República Jorge Sampaio começou, em Timor-Leste, a última visita oficial do mandato.

2008 – A atriz Maria de Medeiros foi nomeada “Artista UNESCO para a Paz”, tornando-se, assim, a primeira portuguesa a alcançar tal distinção

2009 – Morreu Fernando Pinto Ribeiro, autor de várias letras para fado. Contava 80 anos.

2010 — Fortes chuvadas na Madeira provocaram a maior catástrofe natural dos últimos 100 anos. O Governo decretou três dias de luto nacional em memória das vítimas da Madeira. O balanço da tragédia registou dezenas de mortos, feridos e centenas de desalojados.

2015 – O Fisco apanhou 235 mil empresas com irregularidades nas faturas.

2016 – A curta metragem portuguesa “Balada de Um Batráquio” da realizadora Leonor Telaes, ganhou Urso de Ouro em Berlim.

2017 – Uma equipa de cientistas afirmou ter começado a desvendar segredos da origem da fala humana através da análise dos sons dos “beijos” emitidos pelos orangotangos

===================.

Este é o quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 314 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Linguagem é sempre duplo sentido, alusão. Só os autossuficientes supõem que dizem o que querem e com todo o rigor. Não há tal”. Vitorino Nemésio (1901-78), escritor, comunicador e professor universitário português.

Tagged as