Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 20 DE DEZEMBRO – HÁ 52 ANOS MORRERAM 20 PESSOAS NUMA COLISÃO FRONTAL NA LINHA DE SINTRA

Escrito por em Dezembro 20, 2017

EFEMÉRIDES

20 de dezembro

Dia Internacional da Solidariedade Humana.

1864 – O ministro João Crisóstomo publicou a primeira reforma do ensino técnico em Portugal.

1893 – Foi autorizada a criação do Museu Etnográfico Português, proposto por José Leite de Vasconcelos.

1894 – Foi criado o Comité Olímpico Português.

1957 – Foi inaugurada a Agência Europeia de Energia Nuclear.

1962 – Foi aprovado o fim da exploração do estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos, em Lisboa.

1964 – A PIDE prendeu dezenas de cidadãos moçambicanos. Entre os presos contavam-se o poeta José Craveirinha e o artista plástico Malangatana.

1965 – Morreram vinte pessoas num choque frontal de dois comboios entre as estações de Sintra e do Algueirão. Apesar da pesquisa efetuada, pouco se sabe sobre este acidente, que envolveu um comboio de passageiros e outro de mercadorias, às 18.45 de uma segunda-feira. Segundo os poucos relatos que é possível consultar a tragédia só não tomou maiores proporções pela conjugação de dois fatores: em primeiro lugar porque era o primeiro dia de férias de Natal nas escolas e por isso, os estudantes que habitualmente utilizavam o comboio ficaram em casa e em segundo lugar, porque a maioria dos passageiros viajava nas carruagens de trás, uma vez que, em Sintra, ficavam mais próximas da saída para os autocarros.

1973 — Morreu o primeiro-ministro espanhol Luís Carrero Blanco, numero dois do regime ditatorial franquista, num atentado à bomba em Madrid.

1987 – Morreram cerca de 1.500 pessoas, no choque de um ferry boat com um petroleiro, nas águas de Manila. Foi o acidente marítimo mais grave, depois do Titanic, num cenário de paz.

1994 – Morreu a escritora Fernanda de Castro, aos 94 anos.

2003 – Morreu a fadista Maria Amorim, com 67 anos.

2004 — A Comissão Europeia vetou a cedência de imóveis do Estado português pelo Governo, como meio de obtenção de receitas extraordinárias para controlo do défice orçamental.

2005 – Os Prémios Pen Clube de Literatura foram entregues a Pedro Canais, Ana Marques Gastão, Luís Quintais, José Gil, José Tolentino de Mendonça, Ana Teresa e Rui Zink.

2006 – A União Europeia criou um número telefónico direto, comum e gratuito, 116000, para a comunicação de casos de crianças desaparecidas na Europa.

– Morreu Leonor Colaço, com 39 anos. Foi jornalista na TSF.

2010 – Morreu, aos 91 anos, o jornalista desportivo Aurélio Márcio.

2012 – A Direção-Geral da Saúde passou a disponibilizar um site para os profissionais de saúde, doentes e familiares notificarem acidentes ou efeitos adversos que aconteçam nos hospitais.

2013 – A eurodeputada Ana Gomes apresentou junto da Procuradoria-geral da República uma queixa-crime contra incertos, por causa da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo  ao grupo Navalria/Martifer Energy.

2014 – O parlamento cubano ratificou, por unanimidade, o acordo alcançado entre os presidentes dos Estados Unidos e de Cuba, Barack Obama e Raul Castro, para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de hostilidade.

2016 – A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro recusou cumprir o pedido de uma empresa especializada na recuperação de créditos que tentou penhorar a refeição de uma das suas funcionárias, no âmbito de uma dívida contraída.

================.

Este é o tricentésimo quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 11 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Já não há beleza nem consolação alguma exceto no olhar que, ao virar-se para o horror, o defronta e afirma a possibilidade do melhor”. Theodor W.Adorno (1903-69), filósofo alemão.

Marcado como