Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 20 DE ABRIL – DIA DO TURISTA

Escrito por em Abril 20, 2018

EFEMÉRIDES

20 de abril

Dia do Turista

1846 – Nasceu Serpa Pinto. Foi militar e explorador, responsável pela travessia do continente africano entre Angola e Moçambique.

1902 — Pierre e Marie Curie isolaram o elemento rádio.

1911 – Foram aprovadas alterações significativas ao Direito Civil, empreendidas na I República Portuguesa, com a promulgação da Lei de Separação da Igreja do Estado, da Lei do Divórcio e das Leis da Família.

1920 – Começavam em Antuérpia os sétimos Jogos Olímpicos da era moderna. Portugal conquistou a medalha de bronze de esgrima-espada, por equipas.

1940 – Foi apresentado o microscópio eletrónico.

1945 – O Exército Vermelho entrava em Berlim e forças norte-americanas e britânicas tomaram Nuremberga e Estugarda.

1958 – Foi apresentada a candidatura à Presidência da República Portuguesa de Arlindo Vicente, que um mês depois se retiraria a favor de Humberto Delgado.

1972 – O módulo lunar da Apollo-16 desceu na Lua.

1980 – As FP-25 lançaram o “Manifesto ao Povo Português”, dando assim a conhecer a sua organização.

1987 – Rosa Mota venceu, pela primeira vez, a maratona de Boston.

1990 – O Grande Prémio de Romance e Novela de 1989 da APE foi atribuído ao escritor e diplomata Paulo Castilho, pela obra “Fora de Horas”.

1992 — A escritora Fernanda Botelho recebeu o Prémio Eça de Queiroz de Literatura pelo romance “Festa em Casa de Flores”.

1993- Morreu o ator mexicano Mário Moreno, aos 81 anos. Celebrizou-se na interpretação de  Cantinflas.

1999 -.Dois estudantes de Columbine tomaram a escola, com armas, e mataram 12 colegas antes de se suicidarem.

2005 — O Parlamento aprovou a proposta de referendo do PS, que previa a exclusão da ilicitude de casos de interrupção voluntária de gravidez.

– Morreu Edgar Correia, aos 60 anos. Foi antigo dirigente do PCP, membro da Comissão Política, mas acabou expulso em 2002, quando assumiu publicamente a necessidade de renovação comunista.

2006 – Foi aprovada a Lei da Paridade, no Parlamento, após duas horas de polémica, com 122 votos favoráveis, depois de uma primeira votação apenas terem sido apurados 111 votos, insuficientes para a maioria qualificada requerida.

– O Tribunal do Porto declarou nulo o contrato de patrocínio da Betandwin à Liga Portuguesa de Futebol, na sequência de providências cautelares interpostas pela Santa Casa da Misericórdia e Associação Portuguesa de Casinos.

– Arrancou no CCB a primeira edição de Os Dias da Música, dedicada ao piano, que substituiu a Festa da Música, que tinha sido cancelada.

2007 – Eduardo Batarda venceu o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.

2010 – Uma explosão e consequente afundamento da plataforma petrolífera Deep Water Horizon da BP, no Golfo do México, deu origem a uma das maiores catástrofes ambientais de sempre. Causou 11 mortos, vários desaparecidos e a maior mancha de petróleo da história dos Estados Unidos

2013 – Um forte sismo com uma magnitude de 6,6 sacudiu a província de Sichuan, no sudoeste da China. O abalo fez pelo menos 100 mortos e deixou milhares de pessoas feridas.

2015 – A Noruega anunciou o fim do sinal FM de Rádio, tornando assim, no primeiro, a nível mundial, a tomar uma decisão que  deverá ser adoptada globalmente.

2016 – António Costa afirmou que o seu governo não aceita os reparos da Comissão Europeia, quanto ao aumento do salário mínimo nacional, recusando a ideia de que estejamos “condenados a viver num país de baixos salários e de pobreza”.

2017 – O Governo anunciou que os portugueses que tenham começado a trabalhar aos 14 anos poderão reformar-se aos 60, sem qualquer corte, segundo as novas alterações ao regime para as reformas antecipadas

=================.

Este é o centésimo décimo dia do ano. Faltam 255 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O homem é um ser que se criou ao criar a linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo”. Octávio Paz (1914-1998), poeta, ensaísta e diplomata mexicano.

Marcado como