Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 2 DE MARÇO – É FERIADO MUNICIPAL EM VILA NOVA DE PAIVA

Escrito por em Março 2, 2019

EFEMÉRIDES

2 de março

Feriado Municipal em Vila Nova de Paiva, onde se assinala a atribuição do foral, concedido por D. Manuel I.

1821 – Foi extinta a censura prévia em Portugal, no âmbito da Constituição Liberal. A censura prévia haveria de voltar, anos depois com o Estado Novo.

1833 – As forças de D.Pedro IV repeliram a ofensiva miguelista nas linhas leste e nordeste do país.

1872 – Portugal assinou o Tratado de Comércio com o Império Alemão.

1895 – Realizou-se o Congresso do Partido Republicano em Lisboa. Foi eleito o diretório que era constituído por Eduardo de Abreu, Magalhães Lima e Gomes da Silva.

1933 – O chefe da Polícia Central do Rio de Janeiro, que tinha a seu cargo o serviço de censura à Imprensa, comunicou que passaria a censurar os jornais portugueses que se editavam no Brasil. Esta determinação ocorreu, segundo afirmou, «por sua própria iniciativa e sem que qualquer entidade estranha às suas funções lhe lembrasse ou insinuasse os seus direitos ou deveres de cortesia neste assunto».

1947 – Morreu, em Lisboa, o poeta Luís Montalvor, pseudónimo de Luís da Silva Ramos. Pertenceu ao grupo modernista, tendo sido um dos fundadores da revista Orfeu.

1971 – Estreou no ecrã gigante do cinema Monumental, em Lisboa, a película cinematográfica “Patton”. No anúncio da estreia, publicado no “Diário Popular” desse dia, o filme era referenciado como “a mais realista reconstituição da Segunda Guerra Mundial, através da vida de um homem que jamais será esquecido”.

1992 – Morreu o Carlos dos Jornais, um conhecido poeta repentista, que foi uma figura típica de Lisboa.

2002 – As obras do Estádio do Dragão foram suspensas por colidirem com o Plano de Pormenor das Antas.

2003 – Deflagrou um incêndio na Biblioteca de Alexandria, que felizmente não afetou o acervo. O espaço tinha sido inaugurado no outono anterior.

2005 – No final do apuramento dos círculos da emigração para as eleições Legislativas, o PSD conquistou três dos quatro mandatos e o PS ficou, apenas, a cinco votos de eleger o segundo deputado pela Europa.

2007 – Os acionistas da Portugal Telecom, reunidos em Assembleia-geral extraordinária rejeitaram a desblindagem dos estatutos da empresa, colocando um ponto final à OPA lançada pela Sonaecom.

– Morreu João Alfacinha, “ O Alface”, aos 58 anos. Foi escritor e guionista.

2008 – King-Kong, o monstruoso gorila que aterrorizou, mas também enterneceu muitos cinéfilos, assinalou os seus 75 anos. Os nova-iorquinos festejaram a data à americana, com um concurso de gritos e projeções do filme que o tornou famoso.

2009 – Cavaco Silva vetou a lei do pluralismo e da não concentração de meios de comunicação social, que tinha sido aprovada no Parlamento apenas com os votos do PS. Dez anos depois, estamos como estamos e não falta quem lamente a decisão.

– O violinista Tiago Santos foi um dos vencedores do concurso promovido pelo Youtube para orquestra sinfónica.

2010 – O atleta Rui Jerónimo, da Academia Egitanense de Karaté Shotokan alcançou o terceiro lugar no Campeonato de Karaté Sénior de Castilha- La Mancha.

2011 – A Comissão Europeia advertiu Portugal para alterar as normas nacionais relativas à introdução de portagens nas ex-SCUTs, que considerou contrárias à legislação comunitária, após a apreciação de uma queixa apresentada pela Câmara de Aveiro.

2014 – Um passadiço de madeira que fazia a ligação de terra para um bar flutuante na região do Douro partiu-se durante a madrugada, causou 11 feridos ligeiros e deixou isoladas dentro do bar mais de 200 pessoas, que entretanto foram resgatadas.

2015 – Pedro Passos Coelho, à altura primeiro-ministro afirmou estar convencido que, 15 anos antes, as contribuições para a Segurança Social dos trabalhadores independentes eram “de opção” e rejeitou qualquer intenção de não cumprir as suas obrigações contributivas.

2017 – A taberna do pai de Jorge Ferreira, árbitro que tinha apitado o Estoril-Benfica, foi vandalizada durante a noite.

……………………….

Este é o sexagésimo primeiro dia do ano. Faltam 304 para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “No dia em que o Homem se der conta dos seus profundos equívocos, terá terminado o progresso da ciência”. Marie Curie (1867-1934) cientista francesa de origem polaca, Nobel da Medicina e da Quimica.

                                                                           Vila Nova de Paiva

Marcado como