Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 2 DE JANEIRO – MORREU NORTON DE MATOS

Written by on Janeiro 2, 2018

EFEMÉRIDES

2 de janeiro

1770 – Foi criada a Academia Real de Fortificação, Artilharia e Desenho de Lisboa.

1908 – Morreu o dramaturgo João da Câmara, autor de “Os Velhos”.

1942 – A designação “Nações Unidas” foi utilizada pela primeira vez num documento oficial.

1953 – Foi inaugurada Base Aérea do Montijo.

1955 – Morreu Norton de Matos, governador de Angola na I República, fundador da cidade de Nova Lisboa e candidato pela Oposição Democrática às presidenciais de 1948.

1975 – Morreu o escritor e historiador Hernâni Cidade.

1979 – Foi publicada a Lei das Finanças Locais que veio regulamentar o financiamento das autarquias.

1980 – Começou a avaliação dos prejuízos causados pelo sismo de  véspera  nas Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, nos Açores.

1997 – Foi estabelecido o regime jurídico das Sociedades Desportivas.

2003 – O Governo confirmou, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, ter dado “luz verde” aos EUA para utilizarem a base das Lajes, nos Açores, no caso de uma operação militar contra o Iraque.

2004 – Morreu o jornalista e poeta Eduardo Guerra Carneiro, 61 anos, que integrou as equipas dos jornais República, Primeiro de Janeiro, O Século e Diário Popular e ainda da revista TV Guia.

2006 – O presidente do Centro Cultural de Belém João Fraústo da Silva foi exonerado pela ministra da Cultura que nomeou António Mega Ferreira para o cargo.

2008 — Morreu Apolinário Vaz Portugal. Foi ministro da Agricultura nos III e IV Governos Constitucionais (1978 e 1979), investigador, ex-diretor da Estação Zootécnica Nacional e da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Tinha com 77 anos, e foi vítima de doença prolongada.

2009 – Morreu Maria de Jesus. Era a mulher mais velha do mundo, contava 115 anos

2011 – O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, inaugurou a sexta linha da rede do Metro do Porto, que liga a estação da Senhora da Hora, em Matosinhos, a Fânzeres, em Gondomar.

2013 – O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi anunciado  em Telavive como um dos galardoados com o Prémio Wolf, atribuído pela fundação homónima israelita.

2017 – Pelo menos 60 pessoas morreram durante um confronto entre duas fações rivais numa prisão da cidade de Manaus, capital do Estado brasileiro do Amazonas.

=================.

Este é o segundo dia do ano. Faltam 364 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O que a inteligência ilumina é mortal. De outro modo, a vida tornar-se-ia insuportável”. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.

Tagged as