Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 2 DE ABRIL – FAZ 3 ANOS QUE MORREU MANUEL DE OLIVEIRA

Written by on Abril 2, 2018

EFEMÉRIDES

2 de abril

Dia Internacional do Livro Infantil e Dia da Sensibilização para o Autismo.

Feriado Municipal em 18 municípios portugueses: Alpiarça, Borba, Caminha, Campo Maior, Castelo de Vide, Constança, Crato, Cuba, Freixo de Espada a Cinta, Ílhavo, Mação, Mora, Nisa, Penamacor, Ponte de Sor, Portel, Redondo e Sousel.

1887 – Foi inaugurada a linha-férrea Lisboa-Sintra. O seu primeiro troço foi entre as estações de Alcantara-Terra e Sintra. Só quatro anos depois, em 1891 foi aberta a ligação ao Rossio.

1910 — Morreu o professor Alfredo da Costa, aos 61 anos. Foi médico e professor de medicina, pioneiro da obstetrícia em Portugal e o precursor da assistência materno-infantil. O seu nome é recordado na designação da Maternidade Alfredo da Costa. Foi ainda, sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa e da Sociedade das Ciências Médicas

1924 – Sarmento de Beires e Brito Pais iniciaram, em Vila Nova de Milfontes, a primeira ligação aérea com Macau.

1942 – Foi inaugurado o Hospital Psiquiátrico de Júlio de Matos, em Lisboa, pioneiro da política de “porta aberta”.

1976 – Foi aprovada e promulgada a primeira Constituição política da República Portuguesa, resultante de uma Assembleia eleita por sufrágio universal, sem condicionamentos de estatuto social, educacional ou de género.

1982 – A Argentina invadiu as ilhas Falkland no Atlântico Sul e neutralizou os 84 fuzileiros britânicos ali colocados.

1986 – O Parlamento português decidiu, por maioria, a abolição do papel selado.

1991 – Foi liberalizada a televisão em Portugal, com a abertura do concurso para a concessão de duas licenças.

1993 – Morreu Armando Adão e Silva, aos 88 anos. Foi fundador do MUD e antigo Grão-Mestre da Maçonaria portuguesa.

1995 – O vulcão do Pico, na Ilha do Fogo em Cabo Verde, entrou em erupção, após 44 anos de inatividade.

2005 – Morreu o Papa João Paulo II. Eleito papa em outubro de 1978, com  esteve mais de um quarto de século à frente da Igreja Católica Romana. Tinha grande devoção por Nossa Senhora de Fátima

2006 – Morreu Carlos Fabião, aos 76 anos. Foi oficial do Exército português, membro ativo do Movimento dos Capitães de Abril.

2007– António Ramos Rosa recebeu o Grande Prémio de Poesia Associação Portuguesa de Escritores/CTT 2005, pelo livro “Génese”.

2009 – Morreu Joaquim de Sousa Teixeira, aos 93 anos, sargento-ajudante e antigo preso do Tarrafal. Fora condecorado em 1999 com a Ordem da Liberdade, e com o grau de Comendador, Joaquim de Sousa Teixeira participou na histórica Revolta dos Marinheiros de 8 de setembro de 1936, que culminaria em várias manifestações de descontentamento contra as arbitrariedades do regime do Estado Novo.

– Morreu Vítor Direito, jornalista e fundador do diário Correio da Manhã, aos 78 anos.

2015 – Morreu o realizador Manoel de Oliveira. Era o mais velho cineasta do mundo em actividade e contava 106 anos. O seu primeiro contacto com o cinema foi como actor, quando aos 19 anos fez figuração no filme “Fátima Milagrosa”, de Rino Lupo. “Douro, Faina Fluvial”, uma curta-metragem documental sobre a vida nas margens do rio Douro, foi o primeiro filme que Manoel de Oliveira rodou, então com 23 anos, com uma câmara oferecida pelo pai. O filme mais largamente elogiado, embora na altura tenha sido mal recebido pelo público, é “Aniki-Bobó“, o seu primeiro filme de ficção, estreado em 1942.

2016 – O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou ter escolhido Maria Luís Albuquerque, Sofia Galvão e Teresa Morais para vice-presidentes do PSD, numa equipa de direção que passa a ter quatro mulheres, uma vez que manteve Teresa Leal Coelho e também Jorge Moreira da Silva e Marco António Costa.

2017 – O encontro entre o Sport Rio Tinto e Canelas 2010, da 3.ª jornada da fase de subida da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, durou apenas dois minutos, depois de um jogador da equipa gaiense ter agredido um atleta da formação da casa e o árbitro

==============.

Este é o nonagésimo segundo dia do ano. Faltam 273 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Os governos suspeitam da literatura porque é uma força que lhes escapa”. Émile Zola (1840-1902), escritor francês

                                                         Manuel de Oliveira faleceu há três anos

Tagged as