Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 19 DE SETEMBRO – O ATLÉTICO FAZ 76 ANOS

Escrito por em Setembro 19, 2018

EFEMÉRIDES

19 de setembro

Feriado Municipal em Vila de Rei, onde se assinala a data de atribuição do foral, concedido por D.Dinis

1761 – O transporte de escravos para Portugal foi proibido, assim como o tráfico de pessoas, no país.

1893 – A Nova Zelândia tornou-se no primeiro país a permitir o voto das mulheres.

1916 – Durante a primeira Guerra Mundial Grande Guerra a força expedicionária portuguesa atravessou o Rovuma, em  Moçambique e invadiu a África Oriental Alemã.

1931 – Morreu, no Porto, o pioneiro do cinema português Aurélio da Paz dos Reis. Foi comerciante, na área da floricultura, fotógrafo amador e deixou um valioso acervo fotográfico. Revolucionário, republicano e maçon convicto, foi considerado o pioneiro do cinema em Portugal por ter realizado e produzido os primeiros filmes portugueses, como A Saída do Pessoal Operário da Fábriça Confiança, que é, por sua vez, uma réplica do primeiro filme da história do cinema, rodado em França, pelos irmãos Lumière, em 1894, La Sortie de l’usine Lumière à Lyon.

1942 – Foi fundado o Atlético Clube de Portugal. Nasceu de uma fusão de dois clubes de Alcântara, o Carcavelinhos e o Unidos de Lisboa. Além do futebol o clube possui também secções de futsal e basquetebol. No passado, foi mais eclético e chegou a praticar hóquei em campo, natação, pesca desportiva, ténis de mesa, rugby, voleibol, e andebol. O futebol alcançou na primeira década de existência do clube as suas classificações mais relevantes, com duas presenças na final da Taça de Portugal, dois lugares no pódio do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e a conquista da 2ª Divisão em 1944/1945, época em que inaugurou o seu renovado parque desportivo, o Estádio da Tapadinha. Em 1951, por efeito da obra cultural e desportiva realizada e aos esforços desenvolvidos em prol do desporto nacional, o Atlético foi agraciado com o Grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo.

1946 — A TAP iniciou a sua atividade comercial com a ligação Lisboa-Madrid.

1971 – Foi inaugurado o aproveitamento hidroelétrico da Fajã da Nogueira, na Madeira.

1988 – A canção “Yesterday”, do Beatles, recebeu, em Nova Iorque, o prémio Million-Air por ter sido difundida cinco milhões de vezes, na rádio.

1989 – Foi criado o Instituto Português do Oriente em Macau.

1991 – Foi descoberto um corpo conservado durante 5000 anos no gelo de um glaciar, nos Alpes Austríacos.

1995 – Diogo Freitas do Amaral foi investido presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

1996 – Foi constituída a Associação dos Realizadores de Cinema e Audiovisuais.

– O Prémio Secil de Arquitetura foi atribuído a Siza Vieira.

2004 – Vanessa Fernandes venceu, pela terceira vez consecutiva a Taça do Mundo de Triatlo.

– O atleta invisual Carlos Ferreira conquistou a medalha de prata nos 10.000 metros nos Jogos Paralimpicos

2006 – Três explosões em zonas de lojas, restaurantes e num hotel na instância balnear de Sharm el-Sheik, Egito, causaram 88 mortos e mais de 100 feridos. Os ataques foram reivindicados pela al-Qaida.

2008 – A proposta do Governo de revisão do Código de Trabalho foi aprovada, na generalidade, com os votos favoráveis do PS, abstenções do PSD e CDS-PP, e os votos contra da oposição de esquerda e de quatro deputados socialistas.

2009 – Morreu Fernando da Costa Andrade, “Ndunduma”, escritor angolano e deputado do MPLA. Tinha73 anos.

2011 – A RTPN, canal de notícias por cabo da estação pública, passou a chamar-se RTP Informação e apareceu com uma nova grelha e imagem.

2015 – José Soeiro, deputado eleito pelo Bloco de Esquerda, acusou Aguiar Branco, à altura ministro da Defesa, de ter lucrado um milhão de euros com a concessão dos transportes do Porto.

2016 – Um grupo de biólogos detetou que os golfinhos que vivem na costa portuguesa têm níveis de mercúrio mais elevados do que os que vivem na restante costa europeia.

2017 – Uma investigação do semanário Expresso revelou que vários empresários estrangeiros envolvidos em casos de corrupção, como os brasileiros Otávio Azevedo e Pedro Novis, ligados a duas construtoras, obtiveram autorização de residência em Portugal, através do visto gold.

==============.

Este é o ducentésimo sexagésimo segundo dia do ano. Faltam 103 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Qualquer coisa que faça muito barulho é satisfatória para a multidão”. Charles Dickens (1812-70), escritor britânico.

Marcado como