Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 19 DE OUTUBRO – FOI HÁ 97 ANOS A NOITE SANGRENTA DE LISBOA

Escrito por em Outubro 19, 2018

EFEMÉRIDES

19 de outubro

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

1921 – Noite sangrenta em Lisboa é a designação por que ficou conhecida. A revolta dos marinheiros arsenalistas. Foi fuzilado o ministro António Granjo, e também Machado dos Santos e José Carlos da Maia, dois históricos da proclamação da República Portuguesa, entre outras personalidades da I República. Na origem da revolta terá estado a demissão do governo de Liberato Pinto e a sua condenação a um ano de prisão, que fora confirmada nove dias antes, pelo Conselho Superior de Disciplina do Exército e foi a seguir a essa confirmação que a um conjunto de militares ligados àquela força policial, a que se juntaram o Exército e a Armada, que se sublevou. Os trágicos acontecimentos da noite de 19 de outubro de 1921 inspiraram espectáculo de teatro “O Mistério da Camioneta Fantasma” e a mini-série da RTP  “Noite Sangrenta ambas produzidas em 2010, por ocasião da comemoração do centenário da implantação da República Portuguesa. Os crimes da “noite sangrenta” abriram uma devastadora crise moral na República e marcaram o início da cadeia de conspirações militares que culminariam no 28 de Maio.

1972 – Amílcar Cabral, dirigente do PAIGC, anunciou na ONU a proclamação unilateral da independência da Guiné-Bissau, que viria a concretizar-se em setembro de 1973.

1986 – Morreu o presidente moçambicano Samora Machel, na queda do avião que o transportava de regresso a Maputo, após ter participado na Cimeira de Mbala, na Zâmbia. O acidente foi atribuído a erros do piloto russo, mas ficou provado que este tinha seguido um rádio-farol, cuja origem não foi determinada. Este facto levou a especulações sobre uma possível cumplicidade do governo sul-africano, que nunca se conseguiu provar. O único sobrevivente da tripulação soviética do avião em que morreu  Samora Machel refutou a tese de que alguém tivesse sabotado o avião. O mecânico de bordo Vladimir Novessolov negou também que estavessem proibidos os voos nocturnos do avião presidencial e que o voo nocturno terá sido realizado por ordem do malogrado Presidente.

– António Ramalho Eanes assumiu a presidência do PRD, Partido Renovador Democrático.

2004 – O Comité Central do PCP aprovou proposta para a eleição da nova composição, por voto secreto a implementar a partir do próximo congresso.

2005 – Morreu Daciano Costa, aos 75 anos, arquiteto, designer, artista plástico, criador, precursor do design industrial em Portugal.

– Começou julgamento de Saddam Hussein em Bagdad.

2006 – O grupo de 30 pessoas que ocupava há quatro dias o Teatro Rivoli, no Porto, foi retirado das instalações pela polícia.

2008 – Perto de 10 mil mulheres oriundas dos cinco continentes marcharam ruidosamente pelas ruas de Vigo, na Galiza, Espanha, numa manifestação em que as principais palavras de ordem exigiam o fim da violência de género

2009 – Na altura Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, condenou a onda de violência no Rio de Janeiro e ofereceu ajuda federal às forças policiais do Estado para “limpar a sujeira” dos criminosos. A explosão de violência decorreu duas semanas depois de a cidade ter sido escolhida para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

– Morreu Alberto Testa, criador italiano, autor de letras de canções famosas dos anos de 1950-60 como “Quando quando quando” e “Carina”, 82 anos.

2013 – O violino que tocou no naufrágio do Titanic foi leiloado por um milhão de euros.

2014 – Cientistas russos apresentaram um aparelho que vigia em permanência a gravidez, sem causar danos ao feto.

2015 – A Irlanda decidiu retirar progressivamente de circulação as moedas de um e dois cêntimos.

2016 – Soube-se que o Daesh estava a usar civis como “escudos humanos” em Mossul.

2017 -Um líder neonazi da Frente Nacional britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava ao extremismo da direita.

==============.

Este é o ducentésimo nonagésimo segundo dia do ano. Faltam 73 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Ser descontente é ser homem”. Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português.

Marcado como