Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Power Play

20:00 23:59

Atual

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 19 DE MARÇO – DIA DO PAI.

Escrito por em Março 19, 2019

EFEMÉRIDES

19 de março

Dia de São José, Dia do Pai, Dia Nacional dos Alcoólicos Anónimos.

Feriado Municipal na Póvoa do Lanhoso, Santarém e Torre de Moncorvo, onde se comemora o Dia de São José e também em Vizela, onde se assinala o dia da criação do Município.

1434 — D. Duarte concedeu uma tença anual a Fernão Lopes para redigir a Crónica Geral do reino e tomar o lugar de “guardador das escrituras” da Torre do Tombo.

1604 – Nasceu D. João IV.  O futuro duque de Bragança, viria a ser apelidado de João, o Restaurador, e reinou desde 1640 até à sua morte. Foi o líder da Guerra da Restauração.

1889 – Nasceu, em Lisboa, D. Manuel II, o último rei de Portugal. Cognominado “O Patriota” ou “O Desventurado”, durante o seu reinado procurou ir ao encontro das reivindicações operárias, mas acabou deposto pela implantação da República.

1890 – Foi fundada a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças. Possui um longo historial de intervenção social junto da comunidade da antiga freguesia de Caneças. As actividades mais importantes são, no desporto, a prática do futebol, taekwondo e ginástica, a nível cultural, a Banda de Música, o grupo de teatro e o grupo coral.” Vocálise”. Do seu património fazem parte o Campo da Lapa, com as medidas regulamentares para a prática de futebol de 11, arrelvado desde 2005 e um auditório com capacidade para cerca de 200 pessoas na sua sede social. É uma colectividade centenária, com estatuto de Associação de Utilidade Pública. Recebeu a Medalha de Ouro de Câmara Municipal de Loures, a Medalha de Honra da Câmara Municipal de Odivelas, a Medalha de Ouro da Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e  Recreio e a Medalha de Honra da Junta de Freguesia de Caneças

1933 – O projeto de Constituição Política de Oliveira Salazar foi aprovado em plebiscito. A abstenção contava como voto “sim”. O texto estabelecia os fundamentos da ditadura do Estado Novo.

1937 – Pio XI publicou a encíclica “Divini Redemptoris”, de condenação do comunismo.

1948 – Foi fundado o Hot Clube de Portugal. Luís Villas-Boas assinou a primeira ficha de sócio fundador, juntamente com o fotógrafo Gérard Castello-Lopes, o músico Artur Carneiro e Augusto Mayer.

1968 – Mário Soares foi preso pela PIDE. Haveria de seguir-se o degredo em São Tomé.

1979 — Saíu o primeiro número do “Correio da Manhã”, da Presslivre, dirigido por Vítor Direito, ex-diretor adjunto da Luta e antigo chefe de redação do República.

1984 – Portugal foi admitido, como observador, na Conferência sobre Desarmamento de Genebra.

1992 – O escritor Miguel Torga recebeu o Prémio Vida Literária, da APE e foi eleito Personalidade do Ano 1991 pelos correspondentes estrangeiros em Portugal.

1998 – Foi constituído, após longa luta da população, o município de Vizela, o 306º do país.

2001 – A Provedoria de Justiça propôs a atribuição de cinquenta mil euros de indemnização aos familiares das vítimas da queda da ponte de Entre-os-Rios, a 04 de março no mesmo dia em que foi encontrado o autocarro da “Asa d’Ouro” arrastado na queda da ponte e que estava 120 metros a jusante.

2006 – Morreu Fernando Gil, aos 69 anos, filósofo português, autor de “La Logique du Nom” e “Mimesis e Negação”. Tinha sido  Prémio Pessoa em 1993 e o Governo criou o Prémio Internacional em seu nome.

2007 – Portugal e Angola assinaram memorando de entendimento para o reconhecimento mútuo de cartas de condução nos dois países.

– A escritora Alice Vieira venceu a 8ª edição do Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de poesia, pela obra “Dois Corpos Tombando na Água”.

2010 – Morreu, aos 66 anos, o fundador do Banif, Horácio Roque, após acidente vascular cerebral.

2013 – O álbum ‘Dois selos e um carimbo’, o segundo albúm de estúdio do grupo Deolinda, lançado em 2010, foi agraciado com o Prémio José Afonso, entregue pela Câmara Municipal da Amadora.

2014 – A TAP e a CP – Comboios de Portugal assinaram um protocolo de cooperação que passou a permitir aos passageiros da companhia aérea descontos nos bilhetes dos comboios Alfa Pendular e Intercidades.

2017 – Três jovens foram baleados durante uma rixa à porta da discoteca Luanda na zona de Alcântara, em Lisboa.

2018 – Pelo menos 20 civis foram mortos em 24 horas na cidade síria de Douma, ocupada pelas forças rebeldes do governo de Bashar al-Assad, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos

==============.

Este é o septuagésimo oitavo dia do ano. Faltam 287 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Tem o tempo sua ordem já sabida. Mas anda tão confuso/ Que parece que Deus dele se esquece”. Luís de Camões (1524? – 80)

Marcado como