Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 19 DE MAIO – HÁ 43 ANOS, NO “VERÃO QUENTE” COMEÇAVA O CASO REPÚBLICA

Escrito por em Maio 19, 2018

EFEMÉRIDES

19 de maio

Dia Mundial das Hepatites, Dia Mundial da Doença Inflamatória, Dia do Advogado.

1863 – Foram extintos os morgadios em Portugal, com exceção da Casa de Bragança.

1876 – O escritor Júlio Dantas nasceu em Lagos, Algarve.

1882 – Foi publicada a primeira lista telefónica de Lisboa.

1890 — Nasceu o poeta Mário de Sá Carneiro, em Lisboa, num edifício da rua dos Retroseiros, atual Rua da Conceição.

1906 – João Franco foi nomeado chefe do Governo português, nomeação que colocou um fim ao ciclo “rotativista” de Progressistas e Regeneradores. A suspensão progressiva de direitos e liberdades afirmou o carácter ditatorial da política, que teria a sua fase mais dura em 1907 e 1908.

1911 – Foi fundado o jornal República, por António José de Almeida.

1917 – Ocorreu em Portugal, aquela que ficou conhecida pela “Revolução da Batata”, no contexto da crise económica, registaram-se assaltos populares a estabelecimentos comerciais de Lisboa e da margem Sul do Tejo.

1936 – Foi criada a Mocidade Portuguesa, segundo o modelo das juventudes Fascista e Hitleriana, assumindo-se como organização paramilitar a que todos os portugueses com idades entre os 7 e os 11 anos eram obrigados a pertencer, assim como os alunos dos liceus e das escolas técnicas e comerciais.

1954 — Catarina Eufémia foi morta a tiro em Baleizão pelo tenente Carrajola da GNR de Beja, durante uma manifestação de trabalhadores agrícolas por aumento do salário.

1975 – Começava o Caso República. Os trabalhadores demitiram a direção do jornal acusando-a de favorecimento ao PS. Os ministros afetos ao PS abandonam o IV Governo Provisório, seguindo-se os do PPD. A ocupação do jornal manter-se-ia até 25 de novembro.

1984 – Morreu o investigador, crítico literário e professor universitário português Jacinto do Prado Coelho, 64 anos.

– Começou o congresso fundador da Associação Nacional de Municípios

1986 – O Governo aprovou o diploma que passou a conceder autonomia às escolas de ensino superior.

1997 – D. Ximenes Belo e Ramos Horta, prémios Nobel da Paz, foram nomeados Figuras do Ano, pelo jornal Expresso.

1998 – Foi inaugurada a Gare do Oriente, estação inter-modal de Lisboa, projetada pelo arquiteto e engenheiro catalão Santiago Calatrava.

2004 – Agustina Bessa-Luís venceu o Prémio Camões.

2006 – O Prémio Camões foi atribuído ao escritor angolano Luandino Vieira, que tornaria pública a recusa do galardão, cinco dias mais tarde.

2007 – Telma Monteiro conquistou a medalha de ouro da etapa de Lisboa da Taça do Mundo de judo, na categoria de -52 kg, assegurando com este resultado a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

– Vanessa Fernandes conquistou o primeiro título mundial enquanto desportista de Elite, no duatlo (corrida e ciclismo), em prova disputada em Gyor, na Hungria.

2008 – Tribos da Amazónia reuniram-se na maior manifestação dos últimos vinte anos, em Altamira, no Brasil, contra a construção de barragens hidroelétricas numa das maiores reservas indígenas do país

2009 – O ministro do Ensino Superior, José Mariano Gago, determinou o encerramento compulsivo da Universidade Internacional de Lisboa e da Figueira da Foz, assim como do Instituto Superior Politécnico Internacional.

2011 – O diretor geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, apresentou a sua demissão imediata do cargo na instituição financeira, mas negou as acusações de violação e agressão sexual.

2017 – Foi revelado que uma pesquisa desenvolvida por investigadores italianos mostra que um novo tipo de balão gástrico, que pode ser engolido, leva a uma perda de peso efetiva,

================.

Este é o centésimo trigésimo nono dia do ano. Faltam 226 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: ” A renúncia é a libertação. Não querer é poder”. Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português em “O Livro do Desassossego”, de Bernardo Soares.

Marcado como