EFEMÉRIDES: 19 DE JULHO – DIA DA RESERVA NATURAL DO TEJO
Escrito por ARCO em Julho 19, 2018
EFEMÉRIDES
19 de julho
Dia da Reserva Natural do Tejo, Dia Internacional da Eliminação da Violência Sexual.
64 – Data do Incêndio de Roma, que destruiu completamente a cidade. A versão mais contada é a de que os moradores que habitavam as construções de madeira, usavam do fogo para se aquecer e se alimentar. E por algum acidente, o fogo deflagrou e alastrou. Outra versão famosa, que é desmentida pelos historiadores, é de que o imperador Nero teria ordenado o incêndio com o propósito de construir um complexo palaciano, já que o senado romano havia indeferido o pedido de desapropriação para a obra. Há ainda a versão , concebida por romancistas cristãos que, atribuindo ao imperador a condição de demente, pretende que ele provocou o incêndio para inspirar-se, poeticamente, e poder produzir um poema, como Homero ao descrever o incêndio de Troia. Segundo algumas fontes, enquanto o fogo consumia a cidade, Nero contemplava o cenário, tocando com sua lira. Esta cena é retratada no romance Quo Vadis
1886 – Morreu o poeta português Cesário Verde, aos 31 anos. Foi o autor de “Cristalizações” e de “O Sentimento de Um Ocidental”.
1911 – Foi criado o Museu de Arte Contemporânea, a partir da seleção das obras de arte existentes no Museu de Arte Antiga, posteriores a 1850, e acabou por ser instalado no Convento de S. Francisco, num espaço vizinho da Academia de Belas Artes. Foi nomeado o pintor Carlos Reis como seu primeiro diretor.
1934 – Nasceu Francisco Sá Carneiro, advogado, deputado da Ala Liberal à Assembleia Nacional, fundador do PPD, primeiro-ministro do VI Governo Constitucional.
1974 – Foi criado o CDS, liderado por Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa.
1975 – Uma manifestação promovida pelo PS, na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, exigiu a demissão do IV Governo Provisório de Vasco Gonçalves.
1976 — Abriu da primeira sessão Legislativa da Assembleia Regional da Madeira.
1986 – As autoridades soviéticas demitram quatro funcionários da Central de Chernobyl e responsabilizaram os trabalhadores pelo desastre nuclear.
1985 – Uma rotura da barragem de Stava, em Itália, inunda povoações e causou 300 mortos.
1987 – Nas Eleições Legislativas, o PSD obteve a sua primeira maioria absoluta e elegeu 148 deputados.
1992 – O juiz italiano Paolo Borselino foi assassinado em Palermo.
1993 — Abriu a Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa, no Brasil.
– Foi inaugurada da Ponte do Tuy, entre Portugal e Espanha.
1995 — Chegou a Portugal a cadeia de supermercados Lidl, que num só dia abriu 13 lojas.
2002 – O PCP anunciou, em Lisboa, a expulsão dos militantes Edgar Correia e Carlos Luís Figueira e a suspensão de Carlos Brito.
2003 – Um incêndio na Sertã devastou a maior mancha de pinheiro bravo da Europa.
2006 – José Agostinho Baptista recebeu o Grande Prémio de Poesia APE/CTT.
2007 – Foi ratificada na Assembleia da República a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, que tinha sido subscrita por Portugal em 11 de dezembro de 2003.
2010 – Morreu, aos 85 anos, o australiano David Warren. Foi o inventor da caixa negra dos aviões que regista toda a atividade da navegação, após a morte do pai num acidente aéreo.
2015 – Um Boeing 777 da Air France com destino a Paris deixou cair uma placa de 60 quilos após a descolagem do aeroporto de Xangai. A placa caiu sobre o teto de uma fábrica, mas não causou feridos.
– Portugal conquistou o Mundial de Futebol de Praia ao derrotar o Taiti por 5-3 no jogo da final.
2016 – Um jovem, armado com um machado, fez quatro feridos num comboio alemão. O atentado seria reivindicado pelo Daesh.
2017 – Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro criou um robô para ajudar a Proteção Civil em situações de catástrofe, capaz de entrar nos escombros, mapear em três dimensões o espaço, detetar focos de incêndio e medir a temperatura, humidade e monóxido de carbono e, em tempo real, enviando os dados para o exterior.
==============
Este é o ducentésimo dia do ano. Faltam 165 dias para o termo de 2018
.Pensamento do dia: “A história ensina-nos que nada aprendemos dela”. George Bernard Shaw (1856-1950), escritor irlandês.
Reserva Natural do Tejo