Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 19 DE JANEIRO – FAZ 2 ANOS QUE MORREU ALMEIDA SANTOS

Written by on Janeiro 19, 2018

EFEMÉRIDES

19 de janeiro

1919 – A Monarquia foi proclamada no Porto, por Paiva Couceiro, que organiza uma Junta Governativa, constituída por Henrique de Paiva Couceiro, que, além de presidente, tinha a seu cargo a pasta da Fazenda e Subsistências; António Adalberto Sollari Allegro, com a pasta do Reino; o visconde do Banho, encarregado dos Negócios Eclesiásticos, da Justiça e da Instrução; na Guerra e Comunicações, João de Almeida; nos Negócios Estrangeiros, Luís de Magalhães; nas Obras Públicas, Correios e Telégrafos, Artur da Silva Ramos; e na Agricultura, Comércio e Indústria e Trabalho, o conde de Azevedo. A proclamação da Junta do Norte gerou focos de resistência ao poder republicano em vários pontos do País. No Norte, os republicanos foram perseguidos e presos, sendo utilizado o Eden-Teatro do Porto como local onde decorriam os interrogatórios. Os monárquicos mantiveram posições durante perto de um mês, dominando a quase totalidade do Minho e Trás-os-Montes, e ainda parte das Beiras. A revolta caiu a 13 de Fevereiro, com a entrada no Porto das tropas fiéis à República.

1923 – Nasceu o poeta Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas. Foi o autor de “As Mãos e os Frutos”, distinguido com o Grande Prémio de Poesia da APE, Prémio Camões, Grande Oficial da Ordem de Santiago da Espada.

1976 – Otelo Saraiva de Carvalho foi preso após a divulgação do Relatório Preliminar sobre o 25 de Novembro de 1975.

1978 – O Partido Socialista de Mário Soares e o CDS de Diogo Freitas do Amaral assinaram o acordo para a formação do II Governo Constitucional.

1984 – Fidel Castro condecorou o líder do Partido Comunista Português Álvaro Cunhal.

1990 – Foi criada a Região de Turismo de Évora.

1997 – Joana Lemos conquistou a taça para senhoras do Rali Paris-Dakar.

2004 – A fadista Mísia foi condecorada com a Ordem das Artes e das Letras de França, pelo ministro da Cultura, Jean-Jacques Aillagon.

2006 – Foi aprovada a nova Lei da Rádio, que previa quotas mínimas de 25 a 40 por cento para a emissão de música portuguesa, que nunca chegaram a ser cumpridas pela maioria das rádios.

2007 – Morreu Ruy Albuquerque, 74 anos, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, advogado e administrador de empresas.

2008 – O velejador João Rodrigues sagrou-se, aos 35 anos, vice-campeão mundial de prancha olímpica na classe RS:X.

2012 – Nelson Évora, à altura detentor do título olímpico no triplo-salto, foi vítima de uma lesão óssea no mesmo local  em que fora operado há dois anos, devido a uma fratura de esforço, e deixou em risco a sua participação nos Jogos de Londres2012.

2014 – Um britânico de 16 anos estabeleceu um novo recorde ao tornar-se a pessoa mais jovem a caminhar até o Polo Sul. Durante 48 dias, Lewis Clarke enfrentou temperaturas de -50ºC e ventos de até 193 km/h.

2016 – Morreu, em Oeiras, onde residia e aos 89 anos, António Almeida Santos, presidente honorário do Partido Socialista e ex-presidente da Assembleia da República, O histórico militante do Partido Socialista sentiu-se mal após o jantar, e foi assistido ainda na sua residência.

2017 – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, anunciou que o Iraque decidiu retirar de Lisboa o embaixador do Iraque em Portugal, pai dos gémeos que agrediram um jovem em Ponte de Sor.

====================.

Este é o décimo nono dia do ano. Faltam 346 dias para o termo de 2010.

Pensamento do dia: “O deserto não tem parado de crescer”. Eugénio de Andrade (1923), poeta português.

Tagged as