EFEMÉRIDES: 19 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA AJUDA HUMANITÁRIA
Escrito por ARCO em Agosto 19, 2018
EFEMÉRIDES
19 de agosto
Dia Mundial da Ajuda Humanitária
Feriado Municipal em Esposende, onde se assinala o Dia da Cidade.
1548 – Data provável da morte do escritor português Frei Heitor Pinto. Jovem ainda, inclinou-se para as ciências filosóficas. A Imagem da Vida Cristã é um famoso livro, merecedor do grande êxito que o acolheu. Tinha horror à observação sensorial e acreditava na grandeza de Deus, Frei Heitor Pinto queria que o homem se conhecesse a si mesmo para vencer as suas paixões e arrancar do imo do ser o vício.
1859 – Foi estabelecido o Tribunal de Contas, no reinado de D. Pedro V.
1910 – No crepúsculo da Monarquia, o Governo português colocou em prevenção as forças armadas, por temer um movimento revolucionário da oposição.
1936 – O poeta e dramaturgo andaluz Frederico García Lorca, na altura com38 anos, foi fuzilado pelas forças nacionalistas do ditador Francisco Franco, junto à Fonte das Lágrimas, nos arredores de Granada.
1948 – Realizou-se uma reunião da Campanha do general Norton de Matos à Presidência da República Portuguesa, como candidato da Oposição Democrática. A polícia cercou a sua casa e prendeu todos os que participaram na reunião.
1954 – Os dirigentes do Movimento Nacional Democrático Ruy Luís Gomes, Virgínia de Moura, José Morgado, Albertino Macedo e Lobão Vital foram presos pela PIDE.
1996 – Morreu Vera Lagoa, Maria Armanda Falcão, aos 86 anos. Foi jornalista, primeira locutora de continuidade da RTP e diretora do semanário O Diabo.
2003 – A ONU foi atacada em Bagdad. Um atentado suicida com um camião armadilhado contra a sede da ONU no Iraque fez 23 mortos, entre os quais o representante do secretário geral da organização no país, o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Mais de cem pessoas ficam feridas.
2004 — Melo Antunes, nome chave da revolução de abril de 1974, foi promovido a coronel, a título póstumo.
2007 – A primeira estação europeia de alerta de tsunamis, o Geostar, foi instalada no fundo do mar, a 150 quilómetros do Algarve.
2009 – Os 800 metros femininos ganharam um novo fenómeno, a sul-africana Caster Semenya, de apenas 18 anos, que venceu a final dos Mundiais de Atletismo de Berlim, rodeada de polémica sobre a sua feminilidade.
2010 – A França iniciou uma operação de repatriação de ciganos de origem romena.
2013 – “Repare Bem” , um filme de Maria de Medeiros ganhou três prémios no Festival do Gramado, no Brasil. Venceu o Prémio Don Quixote, foi a melhor longa-metragem e venceu ainda o Prémio da Crítica.
2014 – Foi descoberto um túnel entre o México e os Estados Unidos que era utilizado para tráfico de droga.
2015 – O Partido Socialista apresentou os cálculos finais do seu programa eleitoral e comprometeu-se com a criação de 207 mil empregos e alívios fiscais.
2016 – Uma agressão a um jovem de 15 anos em Ponte de Sôr, alegadamente executada pelos filhos do embaixador iraquiano, escalou para um incidente diplomático entre Portugal e o Iraque. O embaixador viria, meses depois, a ser substituído.
2017 – A Austrália, anunciou a construção daquela que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo “energia solar concentrada com torre única”.
===============.
Este é o ducentésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 134 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Todas as coisas têm o seu mistério e a poesia é o mistério de todas as coisas”. Federico García Lorca (1898-36), poeta e dramaturgo espanhol.