Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 19 DE ABRIL – O ELEVADOR DO LAVRA FAZ 134 ANOS

Escrito por em Abril 19, 2018

EFEMÉRIDES

19 de abril

Dia do Índio (no Continente Americano)

1506 – Ocorreu o massacre dos cristãos-novos de Lisboa, que é relatado pelo humanista Damião de Góis, na Crónica de D. Manuel II.

1648 – Forças portuguesas, comandadas por Francisco Barreto, venceram os holandeses na batalha dos Guararapes, no Brasil.

1860 – Setúbal foi elevada à categoria de cidade.

1884 — Foi inaugurado o ascensor do Lavra. Foi o primeiro ascensor da cidade de Lisboa. Faz a ligação entre o Largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana, através da Calçada do Lavra. Utilizava, originalmente, cremalheira e cabo equilibrado por contrapeso de água como sistema de tração, passando, mais tarde, a ser movido a vapor. Em 1915 foi eletrificado e em 2002, foi classificado como Monumento Nacional.

1911 – Os padrões protótipos de sistema métrico decimal, o metro e o quilograma, passaram a ser padrões legais em Portugal.

1943 – Começou o levantamento do gueto de Varsóvia. As SS de Adolf Hitler aniquilariam mais de 50 mil pessoas em duas semanas.

1958 – O processo de candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República era entregue no Supremo Tribunal Administrativo.

1961 – Começou a Operação Viriato, para a reconquista de Nambuangongo, a cerca de duzentos quilómetros a norte de Luanda.

1973 – Foi fundado o Partido Socialista, no congresso da Acção Socialista Portuguesa, em Bad Munstereifel, RFA. Em consequência a Ação Socialista foi dissolvida.

1986 — Foi extinta a UEDS, União da Esquerda Democrática e Socialista, nascida de uma cisão no PS e liderada por António Lopes Cardoso.

1995 — Em Oklahoma, nos EUA, um carro armadilhado explodiu junto a um prédio do governo federal e causou a morte a 168 pessoas ferindo outras 500.

2005 – O cardeal alemão Josef Ratzinger, na altura com 78 anos, foi eleito Papa, com o nome Bento XVI, sucedendo a João Paulo II.

2006 – Cinco anos depois do acidente que, a 4 de março de 2001 causou a morte a 59 pessoas, começou, em Castelo de Paiva, o julgamento de seis técnicos alegadamente responsáveis pela queda da ponte de Entre-os-Rios.

– Foi inaugurado o Casino Lisboa, no Parque das Nações

2007 – Os ministros da Justiça da União Europeia chegaram a acordo sobre a imposição, em todo o espaço comunitário, de uma sanção mínima comum para o crime de incitação ao racismo e xenofobia.

2011 — Fidel Castro confirmou, num artigo publicado pela imprensa oficial, a renúncia à chefia do Partido Comunista de Cuba o seu último cargo político, ao pedir a sua exclusão do Comité Central.

– Os representantes da ‘troika’, entidade constituída pelo Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia chegaram a Portugal.

2012– Morreu o pintor Benjamin Marques, aos 74 anos, em Paris, França, na sequência de complicações de uma cirurgia ao coração realizada num hospital daquela cidade.

2013 – Um dos dois suspeitos dos ataques durante a Maratona de Boston morreu no hospital após um tiroteio com a polícia. Foi identificado como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, de origem chechena. Uma grande caça ao homem foi lançada para encontrar o seu irmão, Dzehekhar Tsarnaev, de 19 anos, que acabou detido mais tarde. Ambos viviam legalmente nos subúrbios de Boston.

2015 – Várias centenas de imigrantes clandestinos morreram no Mediterrâneo, quando um barco que transporta cerca de 700 pessoas se virou entre as costas da Líbia e a ilha italiana de Lampedusa. Durante as operações de salvamento foram resgatados apenas 28 sobreviventes.

– Morreu Ana Vicente, escritora, investigadora e defensora dos direitos das mulheres, aos 72 anos, vítima de cancro, no Estoril.

2016 – Isabel dos Santos, empresária angolana acusou o Governo português de ter favorecido os espanhóis do CaixaBank e de ter tomado uma medida declaradamente parcial.

2017 – O Ministério Público acusou 45 arguidos, 13 deles funcionários da Autoridade Tributária, por corrupção, falsidade informática, acesso ilegítimo, abuso de poder e  tráfico de influência

=================.

Este é o centésimo décimo dia do ano. Faltam 256 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A recordação da felicidade já não é felicidade. A recordação da dor ainda é dor”. Lord George Gordon Byron (1788-1824), poeta inglês.

                                                            Entrada para o Elevador do Lavra

 

Marcado como