Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 18 DE SETEMBRO – EM 1865 FOI INAUGURADO O PALÁCIO DE CRISTAL

Escrito por em Setembro 18, 2018

EFEMÉRIDES

18 de setembro

1865 – Foi inaugurado do Palácio de Cristal, no Porto, pelo rei D. Luís. Concebido para acolher a grande Exposição Internacional do Porto, organizada pela então Associação Industrial Portuense, hoje Associação Empresarial de Portugal. A Exposição Industrial, para além de contar com a visita oficial do rei D. Luís, de Dona Maria Pia e do príncipe herdeiro, contou ainda com 3.139 expositores, dos quais 499 franceses, 265 alemães, 107 britânicos, estando também representados belgas, brasileiros, espanhóis e dinamarqueses. Em 1933, o edifício e os respectivos jardins foram adquiridos pela Câmara Municipal do Porto. O Palácio de Cristal foi um importante espaço de cultura, contendo um órgão de tubos que era dos maiores do mundo. Foi neste palácio que se realizaram importantes concertos do compositor Viana da Mota ou da virtuosa violoncelista Guilhermina Suggia. O palácio seria destruído em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de Pavilhão dos Desportos, segundo projecto do Arquitecto José Carlos Loureiro e do engenheiro António dos Santos Soares, a pretexto do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins. Devido à contestação popular à demolição, a designação Palácio de Cristal tem sobrevivido até aos nossos dias, embora o nome atual do equipamento seja hoje Pavilhão Rosa Mota

1952 – Morreu a atriz Maria Matos. Estudou piano, canto e Arte Dramática no Real Conservatório de Lisboa e fez exame final com a peça Rosas de Todo Ano escrita expressamente para o efeito por Júlio Dantas. Estreou-se profissionalmente no Teatro Nacional D. Maria II, na peça Judas em 1907. Casou-se em Lisboa em 1913 com o actor Francisco Mendonça de Carvalho, com quem fundou a empresa teatral Maria Matos – Mendonça de Carvalho, companhia que obteve considerável prestígio, e de quem teve uma filha, a também actriz Maria Helena Matos, Em 1940, foi nomeada professora do Conservatório Nacional de Teatro, onde regeu as cadeiras de Estética Teatral e de Arte de Dizer. O seu talento evidenciou-se na farsa e na comédia, géneros em que se consagrou. No cinema participou em películas de sucesso como O Costa do Castelo e A Menina da Rádio em que contracenava com António Silva, tendo participado noutros filmes, como As Pupilas do Sr. Reitor e Varanda dos Rouxinóis. Escreveu as peças A Tia Engrácia, Direitos de Coração e Escola de Mulheres; publicou ainda Dizeres de Amor e Saudade. Após a sua morte, o seu nome foi atribuído a um novo e agora conceituado teatro de Lisboa, o Teatro Maria Matos.

1970 – Foi fundado o MRPP, Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado.

– Morreu em Londres, aos 27 anos, o guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix.

2006 – Foi publicado em Diário da República o Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências, que passava a prever a criação de salas de injeção assistida.

2007 – O Ministério Público acusou 36 elementos do Capítulo Português da organização de extrema-direita violenta Hammerskin Nation, pela prática reiterada de crimes de descriminação racial e outras infrações criminais conexas, na sequência de uma investigação da Polícia Judiciária

2009 – Abriu ao público, em Cascais, a Casa das Histórias de Paula Rêgo, com uma exposição temporária de obras da pintora portuguesa, radicada em Londres. A primeira mostra inclui “obras icónicas” como “Life Painting”, de 1954, criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, ou as mais recentes “A Filha do Polícia”, “Avestruzes Bailarinas” e a célebre “Mulher Cão”, de 1994.

– O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e os ex-presidentes soviético Mikhail Gorbachov e checo Vaclav Havel, foram os vencedores dos prémios Quadriga 2009, que assinalam a reunificação alemã, a 03 de outubro de 1990.

2014 – O Governo determinou que o exercício da profissão de ama, passaria a depender de formação inicial e posterior autorização da Segurança Social.

– Nuno Crato, à altura ministro da Educação, admitiu a existência de erro na fórmula aplicada para a colocação de professores.

2015 – A Maternidade Alfredo da Costa recusou receber mais grávidas por falta de pessoal e encaminhou os casos urgentes para outros hospitais.

2016 – A nova presidente da Câmara de Roma, Virginia Raggi, celebrou a primeira união homossexual em Itália.

============.

Este é o ducentésimo sexagésimo primeiro dia do ano. Faltam 104 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Quando um homem não se encontra a si mesmo, não encontra nada.” Johann W.Goethe (1749-1832), escritor, cientista e poeta alemão.

Marcado como