EFEMÉRIDES: 18 DE MARÇO – ANTÓNIO NOBRE MORREU HÁ 115 ANOS
Escrito por ARCO em Março 18, 2018
EFEMÉRIDES
18 de março
Dia Mundial do Sono, Dia Europeu da Narcolepsia
Narcolepsia é uma perturbação neurológica crónica caracterizada pela diminuição da capacidade de regulação do ritmo de sono e de despertar. Desconhecem-se as causas que originam a doença, para a qual não há cura.
1798 – Foi criado o Observatório Real da Marinha Portuguesa.
1834 – Vitória dos liberais sobre o regime absolutista com a emissão dos decretos de exoneração do infante D. Miguel e de abolição da Casa do Infantado. Todos os bens foram incorporados no património do Reino.
1842 – Foi promulgado o Novo Código Administrativo, que passou a prever a criação dos Governos Civis. Entraria em vigor a 03 de julho e manter-se-ia em vigor durante 30 anos.
1871 – O jornal “A Revolução de Setembro” apresentou o programa do Cenáculo, de Antero de Quental, Eça de Queiroz, Jaime Batalha Reis, Oliveira Martins, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga.
1875 – Foi fundado o Ginásio Clube Português, em Lisboa.
1897 – Foram criadas as Escolas Normais portuguesas, para habilitação de professores de instrução primária.
1901 – Foi fundado o Centro Nacional Académico, transformado no ano seguinte em Centro Académico de Democracia Cristã.
1903 – Morre o poeta português António Nobre, aos33 anos, após prolongada luta contra a tuberculose pulmonar. Nasceu no Porto e a sua obra inscreve-se nas correntes ultra-romântica, simbolista, decadentista e saudosista, que representa o interesse na ressurgência dos valores pátrios, da geração do final do século XIX português. A sua principal obra “Só”, é marcada pela lamentação e nostalgia, traduzida na utilização do discurso coloquial e pela diversidade estrófica e rítmica dos poemas. Apesar da sua produção poética mostrar uma clara influência de Almeida Garrett e de Júlio Dinis ela insere-se decididamente nos cânones do simbolismo francês e a sua principal contribuição para o simbolismo lusófono foi a introdução, entre o vocabulário refinado, um outro mais coloquial, reflexo da sua infância junto do povo nortenho.
1911 – Foi constituído o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a partir do Arquivo Real, com origem em 1378.
1961 – A Força Aérea portuguesa começou os bombardeamentos sobre as possíveis bases da UPA, no Norte de Angola.
1974 – Foi emitido o segundo e último comunicado do Movimento dos Oficiais das Forças Armadas, até à Revolução dos Cravos. O documento analisava a tentativa de golpe levada a cabo dois dias antes e denunciava o papel da PIDE, na perseguição de militares.
1981 – O Governo português considerou “persona non grata”, o Embaixador de Cuba em Lisboa, Manuel Esteves Perez.
1982 – Quatro jornalistas de uma equipa de televisão holandesa foram abatidos a tiro numa área rural de El Salvador, pelo exército do ditador Somoza.
1988 – O arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles recebeu a Ordem Militar de Cristo.
1996 – O investigador e ensaísta Óscar Lopes recebeu o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.
2001 – Portugal conquistou 29 medalhas, sete das quais de ouro, no I Campeonato do Mundo de Atletismo em pista coberta para Deficientes.
2004 – O poeta Vasco Graça Moura recebeu a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga, em Paris.
2006 – O filme “Alice”, de Marco Martins, conquistou os prémios da crítica internacional, de melhor realizador e melhor fotografia do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina.
2008 – Morreu o realizador britânico Anthony Minghella, em Londres aos 54 anos, na sequência de uma hemorragia cerebral. “O Paciente Inglês” e “Cold Mountain” são dois dos mais premiados filmes realizados por Minghella
2014 – Morreu, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, o historiador e político José Medeiros Ferreira morreu hoje, no Hospital da Cruz Vermelha. Foi o ministro dos Negócios Estrangeiros que laborou no processo de adesão de Portugal à Comunidade Europeia. Nasceu em Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel e licenciou-se em história pela Universidade de Genebra e doutorou-se em História Institucional e Política pela Universidade Nova de Lisboa.
2016 – O aumento do salário do presidente da EDP, António Mexia, causou indignação. Com o incremento salarial proposto, o gestor passou a ganhar cerca de 6.800 euros por dia.
2017 – Um homem fo abatido no aeroporto de Orly, em Paris pelas forças da ordem, depois de ter roubado uma arma a um militar do dispositivo de vigilância antiterrorista.
=====================.
Este é o septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 288 dias para o termo de 2010.
Pensamento do dia: “Com o saber cresce a dúvida”. J. W. Goethe (1749-1832), escritor alemão.
António Nobre