Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 18 DE JUNHO – FAZ 8 ANOS QUE MORREU JOSÉ SARAMAGO

Escrito por em Junho 18, 2018

EFEMÉRIDES

18 de junho

1815 – Travou-se a Batalha de Waterloo. As forças britânicas do duque de Wellington derrotaram Napoleão Bonaparte.

1864 – Foi criada a Companhia da Fábrica de Tabacos de Xabregas.

1880 – Foi criado o imposto português de renda.

1861 – Nasceu o escritor português Trindade Coelho, autor de “Aos Meus Amores”.

1896 – Data provável da primeira exibição cinematográfica em Portugal. Foi no Coliseu da Rua da Palma, em Lisboa.

1939 — Ao minuto75 da segunda mão da Taça de Portugal da época de 1938/39, no Campo das Amoreiras, em Lisboa, começou a rivalidade entre o FC Porto e o Benfica. Os dirigentes do clube portista mandaram a equipa sair de campo, em protesto pelo que consideravam ser favorecimento do árbitro setubalense António Palhinhas ao clube encarnado. O resultado estava em 6-0 para o Benfica.

1942 – Nasceu o músico e compositor britânico Paul McCartney, fundador dos Beatles. Compôs, conjuntamente com John Lennon, a maioria das melodias do grupo. Após a dissolução dos Beatles, iniciou uma carreira a solo e actuou em Portugal no Rock in Rio 2005.

1948 — A Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas adotou o texto da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que viria a ser posteriormente aprovada em Assembleia Geral

– A Columbia Records apresentou o LP, primeiro disco em vinil capaz de suportar uma gravação em estéreo, mantendo 33 rotações e meia por minuto.

1953 – Calouste Sarkis Gulbenkian assinou o testamento que determinou a criação da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

1972 — Abriu ao público o troço Anjos-Alvalade, do Metro de Lisboa.

– Foi inaugurada a barragem do Carrapatelo, na bacia do Rio Douro.

1977 – Equipas portuguesas conquistaram, pela primeira vez, títulos europeus de clubes, em hóquei em patins. O Sporting venceu a Taça dos Campeões Europeus e o Oeiras conquistou a Taça dos Vencedores das Taças.

1985 – Foi criada a Região de Turismo dos Templários, com sede em Tomar.

2003 – O Governo português aprovou as regras para comercialização, importação e exportação de energia elétrica no mercado ibérico, lançando o processo de liberalização do sector.

2006 — Os eleitores da Catalunha aprovaram, em referendo, o novo Estatuto de Autonomia.

2007 – A Polícia britânica, em cooperação com as autoridades de 35 países, desmantelou uma rede internacional de pedofilia que funcionava através da Internet, envolvendo mais de 700 suspeitos em todo o mundo.

2009 – Morreu Carlos Candal, fundador do PS, deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República, em diversas legislaturas, deputado no Parlamento Europeu, um dos líderes da crise académica de Coimbra, em 1969. Contava71 anos.

2010 — Morreu o escritor José Saramago, aos 87 anos. Venceu o Prémio Camões em 1995 e foi Prémio Nobel da Literatura em 1998. O escritor foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.

2013 – Um filme publicitário português de promoção do Windows 8, destinado a divulgar a simplicidade do produto, conquistou um leão de prata no prestigiado festival de publicidade Cannes Lions International Festival of Creativity, em França.

2014 – O primeiro-ministro Passos Coelho não excluiu um aumento de impostos, para compensar as normas chumbadas pelo Tribunal Constitucional, considerando que isso teria impacto no acesso ao financiamento do país.

2015 – O banco catalão CaixaBank anunciou ter desistido da Oferta Pública de Aquisição sobre o BPI.

2016 – Miguel Freitas, investigador e professor universitário na Universidade do Algarve alertou no encerramento das comemorações do Dia Mundial de Combate à Desertificação, em Olhão, que sem um combate cerrado à desertificação, Portugal poderá ter espaços totalmente desertificados ainda antes de 2040.

2017 – Na sequência do gigantesco incêndio que deflagrou na véspera, em Pedrogão Grande, o Governo declarou ainda durante a madrugada o estado de contingência. Com o avançar da manhã foi sendo conhecida a dimensão real da tragédia.

=============.

Este é o centésimo sexagésimo nono dia do ano. Faltam 196 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “As verdades herdadas pagam tão alto imposto que é bom abandoná-las”. Pedro Tamen (1934), poeta português.

Marcado como