Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 18 DE JULHO – DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA

Escrito por em Julho 18, 2019

EFEMÉRIDES

18 de julho

Dia Internacional de Nelson Mandela (dedicado ao associativismo)

Feriado Municipal no Nordeste, onde se assinala a data de elevação a vila.

697 – Morreu o padre António Vieira, missionário jesuíta português, diplomata, visionário, autor de “A Chave dos Profetas”, célebre pelos sermões antidogmáticos.

1870 — O Concílio Vaticano I definiu o dogma da infalibilidade papal.

1886 — Morreu o poeta Cesário Verde.

1918 – Nasceu Nelson Mandela, descendente do chefe da tribo Thembu da África do Sul, advogado, dirigente do Congresso Nacional Africano, foi eleito presidente do país em 1994.

1936 – O general Francisco Franco comanda a sublevação em Ceuta, um dia depois da insurreição de Melilla, contra o governo republicano. Juntam-se as forças das Ilhas Canárias.

1961 – Começou a operação de cerco a Nambuangongo, Angola, ocupada pelas forças da UPA, desde fevereiro.

1973 — Começou o II Congresso do PAIGC, na Guiné-Bissau. Aristides Pereira foi eleito secretário-geral e a Assembleia Nacional Popular foi convocada para proclamar a independência.

1974 – Tomou posse o II Governo Provisório, liderado pelo general Vasco Gonçalves.

1991 – Realizou-se, em Guadalajara, México, a I Cimeira Ibero-americana dos 19 países latino-americanos.

2000 – A Cimeira da CPLP, em Maputo, reclamou o perdão da dívida aos países africanos.

2003 – A cantora cabo-verdiana Cesária Évora foi nomeada embaixadora do Programa Alimentar Mundial na Luta Contra a Fome.

2004 – Morreu José Viana Baptista, aos 73 anos. Foi gestor, ex-ministro das Obras Públicas, antigo presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro.

2007 – A maior central nuclear do Japão, em Kashiwazaki, foi encerrada dois dias depois do violento sismo que abalou a região, originando um incêndio e  fugas radioativas.

2008 – O Governo escolheu o arquiteto João Biancard Cruz para suceder ao ex-bastonário da Ordem dos Advogados José Miguel Júdice na liderança do projeto da Frente Tejo em Lisboa.

2012 – Morreu Manuel Tainha, arquiteto distinguido com os prémios AICA e Valmor, aos 90 anos, em Lisboa.

2014 – Israel lançou uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos que provocaram a morte a 237 pessoas.

2015 – Portugal venceu a Rússia por 4-2 e classificou-se para a final do Mundial de Futebol de Praia.

2016 – Um relatório independente divulgado pela Agência Mundial de Antidopagem acusava o Governo russo de dirigir um programa de dopagem no desporto.

2017 – Os cientistas da Universidade de Honenheim, na Alemanha, garantiram que o hábito de saltar a primeira refeição do dia pode aumentar as hipóteses de inflamações e resistência à insulina, favorecendo o risco de obesidade e diabetes tipo 2, fatores associados à síndrome metabólica.

2018 – Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revelou o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados.

………………

Este é o nonagésimo nono dia do ano. Faltam 166 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O que escapa às palavras é o que as palavras devem dizer”. Nathalie Sarraute (1900-99), escritora francesa.

Marcado como