Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 18 DE JANEIRO – ARY DOS SANTOS MORREU HÁ 33 ANOS

Written by on Janeiro 18, 2018

EFEMÉRIDES

18 de janeiro

1367 – Faleceu, em Estremoz, o rei de Portugal D. Pedro I. No mesmo dia foi coroado D.Fernando, apelidado de “o Formoso”, “o Belo” e “o Inconstante”, que foi o Rei de Portugal e Algarve até sua morte. Foi o último monarca português da Casa de Borgonha. A sua morte sem deixar herdeiros homens levou à Crise de 1383–1385. Com apoio da nobreza local, descontente com a coroa castelhana, Fernando chegou a ser aclamado Rei em diversas cidades importantes de Norte a Sul da Galiza.

1752 – Morreu em Lisboa o arquiteto alemão Frederic Ludwing, que foi o autor do projeto do Convento de Mafra.

1934 – Revolta dos vidreiros da Marinha Grande contra o Estatuto Nacional do Trabalho, imposto por Oliveira Salazar. Com o mudar do ano, entrou em vigor o Estatuto Nacional do Trabalho e os sindicatos livres foram oficialmente proibidos, dando origem a outros, subjugados ao poder corporativo. Por todo o País, os trabalhadores combateram a fascização dos sindicatos e convocam para 18 de Janeiro uma greve geral revolucionária, com o objectivo de derrubar o governo de Salazar. A insurreição falhou, mas na Marinha Grande os operários vidreiros tomaram o poder. Apenas por algumas horas, é certo, pois a repressão esmagaria a revolta. No resto do País, esperavam-se acções iguais, mas em nenhum outro lado se repetiu o gesto dos operários marinhenses. Apesar de fracassada, a revolta dos trabalhadores vidreiros fica na história como um momento alto da resistência ao fascismo. E deixou sementes, que germinaram numa manhã de Abril, quatro décadas depois.

1984 – Morreu o poeta José Carlos Ary dos Santos, com 47 anos. Iniciou a sua instrução no Colégio Infante Sagres, em Lisboa, de onde foi expulso por mau comportamento e passou para o colégio jesuíta Nun’Álvares, Santo Tirso Mais tarde regressou a Lisboa, para no Colégio São João de Brito, ser um dos primeiros estudantes. Poeta eminente revelaria as suas qualidades em 1954, ao ser incluído na Antologia do Prémio Almeida Garrett. Pela mesma altura, incompatibilizado com o pai, o médico Carlos Ary dos Santos, abandonou a casa da família. Para seu sustento, trabalhou numa empresa de publicidade. Frequentou as Faculdades de Direito e Letras, sem nunca acabar os cursos. A sua estreia literária efetiva dá-se com a publicação de A Liturgia do Sangue em 1963. Mais tarde, adere ao Partido Comunista Português, com qual participa activamente nas sessões de poesia do então intitulado Canto Livre Perseguido. Através da música chegará ao grande público, concorrendo ao Festival RTP da Canção, que venceria por quatro vezes, ao escrever as letras para  “Desfolhada” em 1969, com interpretação de Simone de Oliveira, Menina do Alto da Serra em 1971, interpretada por Tonicha, Tourada em 1973, cantada por Fernando Tordo e Portugal no Coração em 1977, interpretada pelo grupo Os Amigos. Com Fernando Tordo escreveu mais de 100 poemas para canções do músico e o duo Tordo/Ary continua a ser, até hoje, um dos mais profícuos da História da Música Portuguesa. São de suas autorias canções intemporais, como Estrela da Tarde, Cavalo à Solta, Lisboa Menina e Moça, Café e Dizer Que Sim à Vida. Após o 25 de Abril, tornou-se um activo dinamizador cultural da esquerda, percorrendo o país de lés a lés. No Verão Quente juntamente com militantes da UDP e de outras forças de esquerda, envolveu-se no assalto à Embaixada de Espanha em Lisboa.

1990 – Começaram as operações de limpeza do litoral da Ilha de Porto Santo, que tinha sido atingida poe uma maré negra.

2004 – Morreu o antigo realizador da RDP, Carlos Alberto Ramos Cardoso. Tinha 73 anos

2009 – Morreu João Aguardela, aos 39 anos. Foi músico e compositor, mentor do grupo “A Naifa”

2013 – Seis estudantes receberam assistência médica, em consequência da ”carga” da PSP durante o protesto ”espontâneo” que decorreu na Escola Alberto Sampaio contra a agregação do estabelecimento num ”mega-agrupamento”.

2014 – Os familiares dos seis jovens que morreram na praia do Meco  em dezembro de 2013,  apelaram para que o único sobrevivente esclareça as famílias das vítimas sobre as circunstâncias em que ocorreu a tragédia.

2015 – O Presidente da Venezuela acusou os distribuidores privados de alimentos de estarem a fazer uma “guerra económica” contra os venezuelanos e denunciou que os produtos importados para abastecer o mercado local vão parar a outros países, como Portugal.

2016 – A casa do cineasta Manuel de Oliveira foi esta segunda-feira vendida pela Câmara Municipal do Porto em hasta pública por 1,58 milhões de euros para acolher a fundação do marido de Isabel dos Santos.

2017 – O Presidente cessante dos Estados Unidos, Barack Obama, perdoou a pena da antiga militar Chelsea Manning, responsável por divulgar milhares de documentos confidenciais ao Wikileaks.

……………………………….

 

Este é o decimo oitavo dia do ano. Faltam 348 dias para o final de 2018

 

Pensamento do dia: “ O resultado de uma grande guerra é sempre uma má litografia” Eça de Queiroz, escritor e diplomata português

Tagged as