Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 18 DE DEZEMBRO – FOI COLOCADA A PRIMEIRA PEDRA PARA A CONSTRUÇÃO DO CRISTO-REI

Written by on Dezembro 18, 2017

EFEMÉRIDES

18 de dezembro

Dia Internacional das Migrações

1878 – Desmoronou-se a torre central do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

1892 – Estreou-se o bailado “Quebra-nozes”, de Tchaikovsky, em São Petersburgo, que era na altura, a capital da Rússia. O ballet conta uma história em que a fantasia e a magia, típicas do romantismo, contam as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana e vestido como um soldado, que apresentava as pernas e a cabeça de tamanho desmesurado.

1944 – Saiu o primeiro número do matutino francês Le Monde, com a data do dia seguinte, 19 de dezembro.

1947 – Chegava às salas de cinema a primeira longa-metragem de ficção de um jovem realizador semi-desconhecido. Os ataques violentos que sofreu não fariam supor a glória de que hoje desfruta. Habituada ao folclore ruralista e à exaltação nacionalista dos filmes do Estado Novo, a crítica não deixou passar em claro a estética arrojada de “Aniki-Bobó”. “Subversivo, “imoral”, “verdadeira monstruosidade” e “infame cilada” foram alguns dos ‘mimos’ com que foi brindada a película que começou por chamar-se “Corações pequeninos” e depois, “Gente miúda”, em homenagem aos miúdos da Ribeira do Porto que protagonizam o filme.  Para Manoel de Oliveira, então com 34 anos, os contornos do caso não poderiam ser mais coincidentes com o verificado 11 anos antes. O não menos marcante “Douro, faina fluvial” foi pateado pela plateia durante o V Congresso da Crítica, apesar do imediato apoio que obteve de figuras como José Régio ou Adolfo Casais Monteiro.

1949 – Foi colocada a primeira pedra para a construção do Cristo Rei. A ideia da construção de um monumento a Cristo Rei surgiu em 1934, por ocasião de uma visita ao Brasil do, então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, que ao passar pelo Rio de Janeiro viu a imponente imagem de Cristo Redentor do Corcovado e logo, lhe nasceu o desejo de construir semelhante obra em frente de Lisboa. A imagem do Cristo Rei é da autoria de Mestre Francisco Franco e a imagem de Nossa Senhora da Paz, que se encontra na capela do monumento é de Mestre Leopoldo de Almeida. O projeto é da autoria do arquiteto António Lino e do engenheiro D. Francisco de Mello e Castro. Para a sua construção foram utilizadas 40 mil toneladas de betão. Depois de construído o Cristo Rei foi esculpido à mão, num trabalho de minucioso desenvolvido a mais de cem metros do chão.

1961 – Os territórios de Goa, Damão e Diu são ocupados por tropas da União Indiana.

1965 – Foi criado o Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, a partir do Museu Etnográfico, fundado em 1893, por José Leite de Vasconcelos.

1977 – Entraram em funcionamento as comunicações via satélite entre Portugal continental e o arquipélago dos Açores.

1987 – Morreu a escritora Marguerite Yourcenar, 84 anos, autora de “Memórias de Adriano”. Foi a primeira mulher admitida na Academia Francesa.

2001 – Morreu o cantor francês Gilbert Bécaud, aos 74 anos. Foi uma voz de referência na canção francesa.

2004 — Finanças deram 15 dias à Liga de Clubes, clubes desportivos e SAD para regularizarem as dívidas ao fisco e à Segurança Social, que na altura eram superiores a 20 milhões de euros.

– Foi assinada a Concordata que estabelece o pagamento de IRS e IRC por trabalhadores e instituições da Igreja.

2006 – O Crescente Vermelho iraquiano suspendeu as suas atividades em Bagdad, um dia depois do sequestro de 27 funcionários da organização.

2008 – Os postos de abastecimento de combustíveis foram obrigados a ter de disponibilizar os preços praticados, na Internet, na página eletrónica da Direcção-Geral de Energia e Geologia, de acordo com o decreto-lei publicado em Diário da República

2013 – Morreu o ladrão do século XX. Ronnie Biggs, considerado o ladrão do século pelo assalto a um comboio-correio em 1963, no Reino Unido, morreu aos 84 anos. O britânico, que viveu décadas como fugitivo, morreu num lar em East Barnet, no norte de Londres

2014 – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram um cessar-fogo unilateral na Colômbia, “por tempo indeterminado”, no quadro das negociações de paz em curso com o Governo de Bogotá.

2015 – Astrónomos da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriram o mais próximo exoplaneta potencialmente habitável, orbitando uma estrela a apenas 14 anos-luz de distância da Terra.

2016 – Um grupo de pessoas manifestou-se contra o Circo Cardinali por usar animais, alegando que estes são espancados com ferros nos treinos, uma acusação que foi negada pela empresa, que disse ensiná-los “com festinhas e alimentos”.

================.

Este é o tricentésimo quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 13 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Quando a liberdade irrompe numa alma humana, os deuses deixam de poder seja o que for contra esse homem”. Jean-Paul Sartre, escritor e filósofo francês.

Tagged as