Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 17 DE SETEMBRO – DATA DO NASCIMENTO DE JOSÉ RÉGIO E GUERRA JUNQUEIRO

Escrito por em Setembro 17, 2017

EFEMÉRIDES

17 de setembro

Dia da Compreensão Mundial

1768 – Morre Manuel da Maia. Nomeado Engenheiro-Mor do Reino, esteve envolvido e foi o responsável pela elaboração da planta da cidade de Lisboa e por alguns dos mais ambiciosos projectos de engenharia da sua época, como o Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa. Foi alvo de várias homenagens em vida, das quais se destaca o título de fidalgo da Casa Real e de General. Contudo, seria em Novembro de 1755, na altura com cerca de 80 anos, na sequência do Terramoto de Lisboa, que Manuel da Maia deixaria o seu maior legado: a coordenação da reconstrução da cidade de Lisboa. Optando pela proposta do capitão de engenharia Eugénio dos Santos, foi um dos responsáveis pela Baixa Pombalina tal como a conhecemos hoje. Menos conhecido, mas igualmente de grande importância para a história de Portugal, foi o trabalho desenvolvido por Manuel da Maia enquanto 31.° Guarda-mor da Torre do Tombo. O Museu da Água, em Lisboa, dedicado à história do abastecimento de água à cidade, homenageia Manuel da Maia.

1850 – Nasceu em Freixo de Espada a Cinta, Guerra Junqueiro, Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Foi alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Na poesia o mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada “Escola Nova”. Poeta panfletário,que com a sua  a sua poesia ajudou a criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República em 1910.  Foi entre 1911 e 1914 o embaixador de Portugal na Suíça, na altura sob o título de “ministro de Portugal na Suíça”.

1901 – Nasceu José Régio, em Vila do Conde. Foi um escritor, poeta, dramaturgo, romancista e novelista, mas também contista, ensaísta, cronista para além de editor e director da influente revista literária Presença. Desenvolveu ainda atividade como desenhador, pintor, e mostrou ser um grande conhecedor e coleccionador de arte sacra e popular. Tem uma biblioteca e uma escola secundária com o seu nome em Vila do Conde, a sua terra natal.

1922 – O presidente da República António José de Almeida tornou-se o primeiro Chefe de Estado português a visitar o Brasil, desde a independência.

1988 – Começam, em Seul, os XIV Jogos Olímpicos da era moderna. Rosa Mota trouxe uma medalha de ouro para Portugal, conquistada na prova da Maratona feminina.

1996 – Terminou o mandato de Diogo Freitas do Amaral na presidência da Assembleia Geral das Nações Unidas.

2002 – O antigo líder do CDS, Manuel Monteiro, apresentou o movimento cívico “Por uma Europa Nova”, a que preside.

2003 – O IEP divulgou resultados da inspeção às pontes pedonais existentes no país. Oito delas, apresentavam defeitos.

2004 – Portugal, Espanha, França e Holanda estabeleceram um  acordo para sistema de segurança militarizada.

2005 – No Porto foi inaugurada e aberta a exploração comercial da Linha Amarela, entre as estações Câmara de Gaia e Polo Universitário.

2006 – Morreu José Sommer Ribeiro, aos 82 anos, arquiteto, ex-diretor da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, antigo diretor do Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, Grande Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Grande Oficial da Ordem de Mérito.

2007 – Morreu o professor Armando Simões dos Santos, aos 75 anos, vítima de doença prolongada. Foi o fundador da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

2009 – O prosador, poeta e dramaturgo, Miguel Barbosa foi distinguido pela União Brasileira de Escritores com a Medalha Jorge Amado.

2012 — Morreu Ermelinda Freitas, uma das grandes impulsionadoras da Casa Ermelinda Freitas, produtora de vinhos de Palmela, aos 81 anos.

2014 – Paula Teixeira da Cruz, à altura ministra da Justiça, assumiu a responsabilidade politica pelo caos e problemas causados pela plataforma “Citius”.

2015 – A Rússia confirmou que o avião que caiu na Península do Sinai, no Egito, tinha uma bomba a bordo.

2016 – A mãe de um dos comandos que faleceram durante a instrução, alegadamente por um golpe de calor, afirmou que o filho estava “todo negro” e tinha sido ameaçado pelo seu instrutor.

==============.

Este é o ducentésimo sexagésimo dia do ano. Faltam 105 dias para o final de 2017.

Pensamento do dia: “As estruturas operatórias da inteligência não são inatas”. Jean Piaget (1896-1980), psicólogo suíço.

Marcado como