EFEMÉRIDES: 17 DE OUTUBRO – HÁ 15 ANOS FORAM ENCONTRADAS OSSADAS DE ELEFANTES EM SANTO ANTÃO DO TOJAL
Escrito por ARCO em Outubro 17, 2018
EFEMÉRIDES
17 de outubro
Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, Dia Internacional dos Sem-Abrigo, Dia Mundial da Resolução de Conflitos.
1798 – Morre o geógrafo Francisco José Lacerda e Almeida, explorador do continente africano.
1853 – A Folha Comercial da Praça de Lisboa, que tinha sido fundada em 1852 sob o nome Paquete Comercial, passou a designar-se Jornal do Comércio.
1909 – Realizou-se o primeiro voo em aeroplano com motor em Portugal, pelo aviador francês Armand Zipfel, no hipódromo de Belém.
1973 – Começou a crise do petróleo. Os países produtores decidiram diminuir as exportações para os países ocidentais e para o Japão. A decisão conduziu ao embargo que iria manter-se até Março de 1974.
1978 – Começaram, no Luxemburgo, as negociações para a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia.
1979 – O Prémio Nobel da Paz foi atribuído a madre Teresa de Calcutá.
1985 – Os órgãos de comunicação social de língua portuguesa nas cidades canadianas de Toronto e Montreal passaram a estar ligados através do serviço da Agência LUSA.
1989 – Um sismo em São Francisco, na costa Leste dos EUA causou a morte a 67 pessoas e provocou ferimentos em mais de 400.
1996 – Morreu o jornalista Alves do Santos, aos 82 anos.
1997 – Os restos mortais de Ernesto Che Guevara foram trasladados para Cuba.
2000 – Morreu Maria Alice Ribeiro, com 72 anos. Era editora do jornal Correio Português, o mais antigo órgão de informação em língua portuguesa, que se publicava no Canadá.
.2003 – A administração da Docapesca de Lisboa anunciou o encerramento, em dezembro, e o despedimento coletivo de 138 trabalhadores.
– Morreu o antigo futebolista internacional português António Teixeira, vencedor de dois campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal, ao serviço do FC Porto, na década de 50.
– Foram encontradas ossadas de elefantes, com mais de 80 mil anos, em escavações realizadas em Santo Antão do Tojal.
2005.- Morreu o futebolista Carlos Gomes, aos 73 anos, guarda-redes, ex-campeão nacional pelo Sporting.
2007 – O livro “As coisas mais simples”, de Nuno Júdice, venceu o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa.
2008 – A Biblioteca Nacional iniciou o processo de classificação do espólio do poeta Fernando Pessoa como Património Nacional, no âmbito da lei de bases do património, o que passou a impossibilitar a sua saída do país.
2009 – O escritor João Tordo venceu a sexta edição do Prémio Literário José Saramago com o romance “As Três Vidas”, editado pela Quid Novi.
2010 – Kim Jong-un, o filho mais novo do atual líder da Coreia do Norte, foi apresentado às massas, numa das maiores parada militar do país.
2013 – O Governo, liderado por Pedro Passos Coelho aumentou a idade da reforma para os 66 anos
2014 – Voltaram para casa 200 raparigas que tinham sido raptadas na Nigéria, depois do acordo entre o governo nigeriano e o grupo islâmico Boko Haram.
2015 – A policia espanhola deteve 81 utilizadores de pornografia infantil.
2016 – A Fertagus lançou a campanha “Por favor não apanhe o comboio em jejum”, em resposta aos inúmeros desmaios de pessoas que não tomavam o pequeno almoço e que provocavam inúmeros atrasos na circulação.
2017 – Presos políticos na Europa. Os líderes das duas principais associações independentistas da Catalunha, acusados de sedição e sublevação pública para impedir o cumprimento da lei, foram colocados em prisão domiciliária por uma juíza da Audiência Nacional espanhola.
============.
Este é o ducentésimo nonagésimo dia do ano. Faltam 75 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Para muitos, a guerra é o fim da solidão. Para mim, é a solidão infinita”. Albert Camus (1913-60), escritor francês.