Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 17 DE MAIO – HOJE É DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO

Escrito por em Maio 17, 2018

EFEMÉRIDES

17 de maio

Dia Mundial da Hipertensão, Dia Mundial das Telecomunicações, Dia da Sociedade de Informação, Dia das Letras Galegas, Dia da Internet e Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia e Transfobia.

1846 – D. Maria II exonerou o Governo do Duque da Terceira de que faziam parte os irmãos Costa Cabral.

1928 – Foram inauguradas as comunicações telefónicas entre Lisboa e Madrid.

1934 – Na Alemanha, Adolf Hitler proíbiu o acesso dos judeus aos cuidados de saúde.

1947 – Em Lisboa foi inaugurado o Pavilhão dos Desportos, atual Pavilhão Carlos Lopes, com o jogo de abertura do III Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, que Portugal venceu, tendo a Bélgica sido segunda classificada e a Espanha terceira. No seu percurso vitorioso a seleção portuguesa venceu a Bélgica por 7-2, a Espanha por 2-1, a Itália por 3-2, a Inglaterra por 3-0, a França por 7-1 e a Suiça por 5-2.

1954 — O Supremo Tribunal dos EUA emitiu o parecer sobre o caso Brown contra o Conselho de Educação de Topeka, estabelecendo a segregação racial nas escolas como violação da igualdade de direitos definida na Constituição.

1958 – Durante a campanha eleitoral para as Presidenciais Portuguesas, o Governo de Salazar, alarmado perante as manifestações de apoio a Humberto Delgado, proíbiu “qualquer perturbação da ordem pública“.

1967 – Foi assaltado o Banco de Portugal na Figueira da Foz. Foi uma das mais emblemáticas ações de oposição à ditadura de Salazar, reivindicada pela LUAR, Liga de Unidade e Acção Revolucionária. A esse propósito, ficou célebre a finta à censura, quando o jornalista Luis Filipe Costa aproveitou a previsão do estado do tempo para dizer que “…felizmente há luar”, de modo a poder noticiar o assalto e evitar o corte do censor.

1989 – Otelo Saraiva de Carvalho foi libertado do estabelecimento prisional de Tomar, após quatro anos e onze meses de detenção pelo presumível envolvimento nas FP 25 de abril.

1996 – A Assembleia da República aprovou a Lei sobre a redução do horário de trabalho para 40 horas semanais.

1997 – A FIA retirou Portugal do calendário de Fórmula Um.

2004 – Vasco Graça Moura foi distinguido com o Prémio Internacional Diego Valeri, pela tradução das “Rimas” de Petrarca.

2005 – O Governo português avançou com o processo de expropriação de instalações da Bombardier na Amadora.

2006 – O Senado norte-americano aprovou a construção do muro de 595 quilómetros, ao longo da fronteira entre os EUA e o México, proposta pela administração americana.

2007 – Foi apresentada A Associação Juízes pela Cidadania, um novo movimento cívico criado por um grupo de magistrados.

– Morreu Maria Luísa Namorado Freire, porta-voz da Comissão Promotora dos Direitos de Cidadania dos Militares.

2008 — Morreu a escritora brasileira Zélia Gattai, viúva do falecido Jorge Amado, após um mês de hospitalização em Salvador por obstrução do intestino delgado

2009 – Duas mulheres foram eleitas para o Parlamento do Kuwait, pela primeira vez na história do emirato do Golfo, após as eleições legislativas naquele país.

2012 – Morreu a cantora norte-americana Donna Summer, aos 64 anos.

2013 – O Parlamento aprovou a coadoção por casais homossexuais. O projeto de lei teve 99 votos a favor, 94 contra e nove abstenções. Votaram a favor as bancadas do BE, PCP, PEV, a maioria dos deputados do PS e 16 deputados do PSD.

2014 – O programa de assistência financeira da troika acabou oficialmente, após três anos e 12 avaliações.

2016 – O governo anunciou que iria aumentar as acções de fiscalização no âmbito das baixas médicas, com o objectivo de combater a fraude e poupar 60 milhões de euros.

2017 – Um grupo de cientistas afirmou que a maior densidade mundial de lixo plástico de que se tem conhecimento fica numa pequena ilha desabitada do Oceano Pacífico. A ilha Henderson é território ultramarino britânico e fica entre a Nova Zelândia e o Chile e algergava cerca de 40 milhões de peças plásticas.

=============.

Este é o centésimo trigésimo sétimo dia do ano. Faltam 228 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é saber que temos de ter consciência de muito e controlo de nada”. Heródoto (século V a.C.), historiador grego.

Marcado como