EFEMÉRIDES: 17 DE JANEIRO – HÁ 23 ANOS MORREU MIGUEL TORGA
Escrito por ARCO em Janeiro 17, 2018
EFEMÉRIDES
17 de janeiro
1471 – João de Santarém e Pedro Escobar descobriram a ilha do Príncipe.
1933 – Nasceu Dalida, na cidade do Cairo, no Egito. Ao estabelecer-se em França,onde se tornou cidadã naturalizada, Dalida deu início a sua carreira artística e alcançou sucesso internacional. Conhecedora de variadas línguas, gravou canções em mais de 10 idiomas e vendeu mais de 170 milhões de cópias no mundo todo.
1964 – Estreou em Lisboa, nos cinemas Condes e Roma, o filme francês “A Fúria de Maigret” , extraído de um romance de Georges Simenon.
1967 – Apenas circulavam em Portugal meio milhão de veículos mas já se falava de inúmeros problemas de trânsito. No “Diário Popular” deste dia escrevia-se que, em Lisboa, «é altura de solicitar que as projetadas remodelações do perfil da Avenida da República e a instalação de sinalização elétrica automática não sofram atrasos», recomendando, ainda, a abertura de passagens subterrâneas no Terreiro de Paço.
1974 – Morreu em Lisboa o pintor Celestino de Sousa Alves. Foi seguidor de Veloso Salgado e Henrique Franco, e galardoado com os prémios Silva Porto em 1944 e Sousa Cardoso em 1947.
1991 – A coligação liderada pelos Estados Unidos iniciou um ataque maciço às forças iraquianas que ocupavam o Koweit.
1995 – Morreu, em Coimbra, o escritor Miguel Torga, nome literário do médico Adolfo Correia da Rocha. Foi proposto várias vezes para o Prémio Nobel da Literatura. A sua vasta obra abrange a poesia, o romance, o teatro, o conto, as crónicas de viagem e as memórias. Entre os seus textos mais conhecidos estão Os Bichos de 1940, Odes de 1946 e os 16 volumes do seu Diário, que abrange o período entre 1941 e 1993. Ganhou o Prémio Internacional de Poesia em 1977, o Prémio Montaigne em 1981 e o prémio Luís de Camões em 1989.
2010 – Maria do Carmo Fonseca tornou-se na primeira mulher cientista a receber o Prémio Pessoa, o melhor galardão atribuído em Portugal da área da Cultura, das Artes e da Ciência, numa iniciativa conjunta do Expresso e da CGD. Maria do Carmo Fonseca dirigia o Instituto de Medicina Molecular
2012 – Depois de uma maratona de 17 horas de reunião, o Governo e os parceiros sociais, sem a CGTP, chegaram a acordo. O Executivo desistiu de impor aos privados mais meia hora de trabalho por dia, mas os trabalhadores perderam três dias de férias
2013 – O número de pessoas que saíram de Portugal aumentou 85%. Angola, Reino Unido, Suíça, Espanha, Alemanha, Luxemburgo, Brasil e a Holanda foram os países que mais receberam portugueses.
2014 – Viticultores e agricultores do Douro decidiram pagar a prestação à Segurança Social de Vila Real em batatas ou legumes, num acto simbólico que visa protestar contra as novas obrigações fiscais
2015 – O tráfego no túnel do Canal da Mancha, entre a Grã-Bretanha e a França, foi suspenso depois de ter sido detetado fumo, proveniente de um camião que se incendiou.
2016 – Pela primeira vez, floresceu uma flor no espaço. Chama-se zinia, é cor de laranja e fazia parte das experiências destinadas a cultivar flores e legumes no espaço, realizados pela equipa de cientistas que trabalha na Estação Espacial.
2017 – Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, informou que o seu país pretendia abandonar o Mercado Único Europeu, garantindo, mesmo assim, que continuará a cumprir os compromissos com os parceiros europeus após deixar de pertencer à União Europeia.
……………………….
Este é o décimo sétimo dia do ano. Faltam 348 dias para o final de 2018.
Pensamento do dia “O resultado de uma grande guerra é sempre uma má litografia” Eça de Queirós (1845-1900), escritor e diplomata português.