Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 17 DE AGOSTO – FAZ 3 ANOS QUE MORREU PIRES VELOSO

Written by on Agosto 17, 2018

EFEMÉRIDES

17 de agosto

Feriado Municipal em Coruche, onde decorrem as festas em honra de Nossa Senhora do Castelo.

1710 – Morreu o escritor e padre Manuel Bernardes. Foi o nome maior da literatura barroca  portuguesa, autor de “Luz e Calor” e “Os Últimos Dias do Homem”.

1815 – Napoleão Bonaparte chegou ao seu lugar de desterro: a ilha de Santa Helena.

1870 – Foi nomeada a primeira juíza dos Estados Unidos, Esther Morris.

1906 – Nasceu Marcelo Caetano. Jurista, professor universitário e delfim do Estado Novo, foi o último presidente do Governo da ditadura.

1939 – Portugal assinou com o Reino Unido, o acordo luso-britânico de cooperação militar. Com este acordo o governo inglês aceitou apoiar o rearmamento nacional contra a concessão de facilidades na utilização dos Açores.

1944 – Morreu o poeta Eugénio de Castro. Foi o introdutor do simbolismo e autor de “Cristalizações da Morte” e “Canções de Abril”.

1960 – Os Beatles atuaram pela primeira vez em Hamburgo. Foi no Indra Club.

1987 – Morreu o poeta brasileiro Carlos Drumond de Andrade. Foi o autor de “Morte e Vida Severina”, “Psicologia da Composição” e “Uma Faca Só Lâmina”.

2001 – O consórcio RTP/SIC/SGC venceu o concurso para a exploração da Televisão Digital Terrestre.

2002 – Abriu o lanço Guarda/Belmonte da autoestrada da Beira Interior, a A 23.

2004 – O Congresso Mundial de Pediatria confirmou a existência de problemas de obesidade em 35% da população infantil.

2005 – Morreu Fernando Lima, aos 77 anos. Foi bailarino, coreógrafo e antigo diretor da Companhia Verde Gaio.

2006 – Foi aprovado o novo regime de apoio às artes e a regulamentação da Lei do Cinema e do Audiovisual.

– A lista de devedores à Segurança Social foi, pela primeira vez, divulgada na Internet.

– A pintora Paula Rego e a Câmara Municipal de Cascais assinaram o contrato de doação e empréstimo de 121 obras, para o museu dedicado à artista, que fora concebido pelo arquiteto Souto Moura.

2007 – Uma centena de ecologistas do Movimento Ecologista “Verde Eufémia” destruíram cerca de um hectare de milho transgénico na Herdade da Lameira, em Silves.

2008 – Um jovem de 20 anos morreu e outros cinco, com idades entre os 16 e os 21 anos, ficaram feridos num tiroteio na Quinta do Mocho, na Apelação. Segundo a mãe do jovem que  morreu, o filho foi morto dentro de casa, por um grupo que trancou a família no interior, durante um assalto.

2010 – Mário Machado, dirigente da Frente Nacional, um movimento conotado com a extrema direita, foi condenado a sete anos e dois meses de prisão efetiva, por crimes de coação, roubo, sequestro e posse ilegal de arma.

2013 – Alejandro Marque venceu a Volta a Portugal em Bicicleta, depois de ser o mais rápido no contra-relógio final. Deixou Gustavo Veloso  a escassos 4 segundos.

2014 – Morreu o general Pires Veloso. Foi um dos protogonistas do golpe de 25 de novembro e ficou conhecido como o “vice-Rei do Norte”.

2015 – Um milhão de brasileiros pediram nas ruas de 190 cidades a demissão de Dilma Rouseff.

2016 – Uma juíza brasileira decretou a prisão preventiva de Patrick Hichey, o presidente do Comité Olímpico irlandês e membro do Comité Olímpico Internacional, por suspeita de venda ilegal de bilhetes para os jogos Rio2016.

…………………………

Este é o vigésimo nono dia do ano. Faltam 136 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Não podes ver o que és. O que vês é a tua sombra”. Rabindranath Tagore (1861-1941) escritor indiano, prémio Nobel da Literatura.

                                                                         General Pires Veloso

Tagged as