Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 17 DE ABRIL – MARIANO GAGO MORREU HÁ 3 ANOS

Escrito por em Abril 17, 2018

EFEMÉRIDES

17 de abril

Dia Mundial da Homofilia

1492 — Cristóvão Colombo assinou o contrato com os Reis Católicos de Espanha para a constituição de uma armada que permitsse a chegada à Índia, por mar, seguindo para Ocidente.

1890 — Foram criadas a Escola Prática de Cavalaria de Vila Viçosa e a Escola Prática de Infantaria de Mafra.

1964 – Foi lançado o histórico modelo Mustang, da Ford.

1969 – Começou a crise académica de Coimbra, quando foi proibido o uso da palavra ao presidente da Associação Académica de Coimbra, na inauguração do edifício da secção de Matemáticas. Alberto Martins e Barros de Moura estavam, então, entre os líderes associativos.

1970 — A Apollo XIII regressou a Terra, com os astronautas a salvo, depois da explosão dos depósitos de combustível.

1979 – Na Rodésia, negros e brancos votaram pela primeira vez para um governo de maioria negra.

1989 – Morreu o escritor e jornalista Adolfo Simões Muller, aos 79 anos. Ainda chegou a frequentar a Faculdade de Medicina mas abandonou o curso. Foi secretário de redacção do jornal Novidades, fundador e director  do jornal infantil O Papagaio e director do Diabrete,  do semanário juvenil o Foguetão e da revista de banda desenhada Cavaleiro Andante. Também colaborou na edição do boletim mensal da  Mocidade Portuguesa Feminina. Foi ainda diretor do gabinete de estudos de programas da Emissora Nacional e produtor de programas para a rádio, tendo sidoi o autor do primeiro folhetim de rádio “As Pupilas do Senhor Reitor” Estreou-se na literatura com o volume de poemas “Asas de Ícaro”, mas foi a literatura infantil que o celebrizou, tendo escrito obras como “Caixinha de Brinquedos “ e “O Feiticeiro da Cabana Azul”, ambos galardoados com o Prémio Nacional de Literatura Infantil.

1992 – A Indonésia aceitou negociar com Portugal, através da ONU, a situação de Timor-Leste, sem a participação de timorenses.

1993 – O Governo PSD aprovou a proposta de aumento da idade de reforma das mulheres de 62 para 65 anos.

2005 – Foi inaugurado o Museu Judaico Português, em Belmonte.

2006 – A judoca Telma Monteiro ascendeu ao primeiro lugar do ranking mundial na categoria até 52 kg.

2007 – O arquiteto Nuno Teotónio Pereira foi distinguido com o Prémio Aquisição – Arquitectura da Academia Nacional de Belas Artes.

– Morreu Mário Sá, aos 60 anos. Era presidente do Leça FC.

2008 – Dezenas de milhar de trabalhadores do sector público e privado juntaram-se em frente da Assembleia da República para reivindicar uma legislação laboral que assegure o combate à precariedade

2010 – O alpinista João Garcia atingiu, às 09.45 (hora de Lisboa) o cume do Annapurna, de 8091 metros, no Nepal, tornando-se o primeiro português a conseguir chegar ao topo das 14 montanhas do mundo acima dos oito mil metros

– Morreu Eduardo Castro, jornalista desportivo que passou pelo Record, A Capital, O Jogo, e o Jornal de Notícias.

2014 – Morreu Gabriel Garcia Marquez, aos 87 anos. O escritor colombiano foi considerado um dos autores mais importantes do século XX e foi, também,um dos mais admirados e traduzidos, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Foi laureado com o Prémio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra que, entre outros livros, inclui o aclamado “Cem Anos de Solidão”.

2015 – Morreu, aos 66 anos, o antigo ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, que não resistiu a um cancro de que padecia há dois anos. José Mariano Rebelo Pires Gago nasceu em Lisboa, em 1948. Físico de formação, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico, e doutorou-se em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Paris, em 1976. Ainda estudante, participou ativamente no socorro às vítimas das cheias de 1967 e em 1992 tinha sido feito Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

2016  – A GNR deteve em Viseu 19 suspeitos de tráfico e mediação de armas. No decorrer da operação foram apreendidas 51 armas de fogo, entre outro material bélico.

2017 – A queda de uma aeronave em Tires provocou a morte dos quatro ocupantes e ainda a uma quinta pessoa que não estava no aparelho.

===============.

Este é o centésimo sétimo dia do ano. Faltam 258 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Mais com o saber se vence, que com o braço”. Luís de Camões.

                                                                             Mariano Gago

Marcado como