EFEMÉRIDES: 16 DE SETEMBRO – HÁ 45 ANOS VICTOR JARA FOI ASSASSINADO A MANDO DE PINOCHET
Escrito por ARCO em Setembro 16, 2018
EFEMÉRIDES
16 de setembro
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono
Feriado Municipal em Tondela onde se decorre a Festa de Santa Eufêmia.
1855 – Foram inauguradas, em Lisboa, as primeiras estações de telégrafo, no Terreiro do Paço, nas Cortes e nas Necessidades.
1900 – Foi fundado o jornal “O Mundo”, por António França Borges.
1920 – No primeiro ataque a Wall Street. Uma bomba explodiu frente à JP Morgan e provocou 39 mortos.
1963 – Na altura, Presidente da República, Américo Tomás iniciou uma viagem a Angola.
1973 – O cantor chileno Victor Jara foi assassinado pelas forças da ditadura de Pinochet.
1977 – Morreu a cantora lírica Maria Callas, aos 53 anos.
1986 – Os ministros dos Negócios Estrangeiros da CEE aprovaram sanções económicas à África do Sul, pela política de apartheid.
1988 – O Papa João Paulo II iniciou uma visita a Moçambique.
1992 – O pão deixou de ter o preço tabelado no mercado português, passando ao regime de “preço vigiado”.
– Foi criado o Programa Escola Segura através de um protocolo celebrado entre o ministério da Administração Interna e o Ministério da Educação.
2003 – Foi apresentado o relatório “Portugal 2010” que atribuia à economia paralela o maior entrave ao desenvolvimento do país. Durão Barroso anunciou a criação do “Barómetro de Produtividade”.
– A professora Isabel Allegro Magalhães recebeu o Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, pela obra “Capelas Imperfeitas”.
– Morreu Sérgio Ortega, compositor chileno, diretor da Escola Nacional de Música de Paris, autor da canção “Venceremos”
2006 – Saiu o primeiro número do jornal “Sol”. A apreensão de uma vivenda do presidente da Câmara de Oeiras Isaltino Morais, por decisão do Ministério Público, foi a manchete do semanário, dirigido por José António Saraiva.
2008 – Noventa e duas autarquias assinaram com o Ministério da Educação os protocolos de descentralização de competências, motivando a transferência de cerca de 11.500 funcionários não docentes e 255 escolas para as suas tutelas
2009 – O novo regime jurídico aplicável à prevenção da violência doméstica e à proteção e assistência das vítimas foi publicado em Diário da República e passou a prever a utilização de meios eletrónicos para controlo à distância dos arguidos.
– Durão Barroso foi eleito para um segundo mandato na presidência da Comissão Europeia, numa votação em que obteve uma maioria absoluta de 382 votos a favor, tendo-se ainda registado 219 contra e 117 abstenções.
– Morreu José Manuel de Mello, banqueiro, empresário, “patrão” da CUF, aos 82 anos.
2010 – O Papa Bento XVI iniciou uma visita ao Reino Unido. Foi a primeira visita de Estado de um líder do Vaticano aquele país, maioritariamente anglicano nos últimos quinhentos anos.
2013 – A curta-metragem “O Coveiro”, de André Gil Mata, venceu o prémio Yorn Motelx 2013.
2014 – Paleontólogos portugueses e espanhóis anunciaram em Torres Vedras, a descoberta a nível mundial de uma nova espécie de dinossauro, que terá habitado a zona da Lourinhã.
2015 – Paula Teixeira da Cruz, à altura ministra da Justiça cedeu às pretensões do Conselho Superior de Magistratura e concedeu àquele órgão mais poderes.
2016 – Registaram-se violentos confrontos entre simpatizantes da extrema direita e refugiados em Beutzen, no leste da Alemanha.
==============.
Este é o ducentésimo quinquagésimo nono dia do ano. Faltam 106 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.” Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro.